Tendo as figuras precedentes como referência inicial, julgue...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q857664 Geografia

Tendo as figuras precedentes como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito da população brasileira.

Em 1970, as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste evidenciavam um momento de pré-transição demográfica.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Geografia da população e a demografia são temas clássicos e recorrentes, e num contexto de profundas alterações no perfil demográfico da população brasileira atual o tema torna-se ainda mais importante. Sobre os gráficos apresentados e a transição demográfica brasileira julgamos a afirmativa a seguir. 
Análise do item:

A transição demográfica significa uma queda da natalidade simultânea ao aumento da expectativa de vida que combinados apontam para a tendência de envelhecimento da população como um todo num processo de algumas décadas. Conforme se pode observar nos gráficos apresentados, tanto no primeiro como no segundo, não há redução de natalidade nem aumento de longevidade na década de 70 para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. 
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com os principais teóricos da teoria populacional em questão, a transição demográfica pode ser segmentada em quatro diferentes fases.

1ª fase – Pré-transição

A primeira fase da transição demográfica, também chamada de pré-transição, ocorre quando há um certo equilíbrio entre as taxas da natalidade e mortalidade, porém ambas com valores muito altos. Nesses casos, são sociedades que contam com um baixo desenvolvimento econômico e social, onde nascem muitas pessoas anualmente e, ao mesmo tempo, perdem-se muitas vidas em razão de epidemias, baixa expectativa de vida e precárias condições sanitárias. Um cenário como esse pôde ser visto na Europa na fase inicial de sua industrialização.

2ª fase – Aceleração ou explosão demográfica

Na segunda fase ocorre aquilo que muitos denominam por explosão demográfica, o crescimento acentuado da população em um curto período de tempo. Mas a teoria da transição demográfica demonstra que esse processo não ocorre pelo aumento das taxas de natalidade, e sim pela diminuição brusca das taxas de mortalidade, em razão das melhorias sociais em termos de saúde, saneamento, acesso à água e outros fatores.

Esse processo ocorreu na Europa ao longo do século XIX, em boa parte dos países emergentes ao longo do século XX (inclusive no Brasil) e atualmente acontece nos países periféricos, com destaque para a Nigéria e outras nações em desenvolvimento. O continente europeu também acompanhou uma explosão demográfica acentuada no período pós-guerra, o que gerou a expressão “geração baby boom”.

3ª fase – Desaceleração demográfica

À medida que as sociedades se desenvolvem, a tendência geral é haver uma redução nas taxas de natalidade, o que se explica pela difusão do planejamento familiar, a inclusão da mulher no mercado de trabalho, a intensiva urbanização (no campo, as taxas de fecundidade são sempre maiores), entre outros fatores. Por esse motivo, há um gradativo processo de declínio do número de nascimentos, o que acontece em uma velocidade inferior à queda da mortalidade.

Esse processo passou a ser vivido no Brasil na segunda metade do século XX, sobretudo a partir da década de 1970. Atualmente, as taxas de natalidade do Brasil são baixíssimas, quase sempre inferiores a 1% por ano.

4ª fase – Estabilização demográfica

A estabilidade demográfica é atingida quando as taxas de natalidade e mortalidade finalmente se equilibram, mantendo patamares que, embora possam apresentar oscilações conjunturais, mantêm-se em médias muito baixas. Nesse cenário, diz-se que há um total controle do crescimento demográfico.

não entendi a questão?

Em 1970, as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste evidenciavam um momento de transição demográfica.

 

Na realidade, em 1970, as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste evidenciavam um momento de transição demográfica já iniciado, posto que a queda das taxas de mortalidade, principalmente a infantil, decorrente das melhorias nas condições sanitárias, dos avanços da medicina, da urbanização, da industrialização, dos progressos tecnológicos, etc, resultou no aumento da expectativa de vida e, consequentemente, no envelhecimento populacional.

 

Por outro lado, no mesmo período, eram as regiões Norte e Nordeste que indicavam um momento de pré-transição demográfica, haja vista o registro de elevadas taxas de mortalidade e natalidade, bem como de baixa expectativa de vida. Esses dados denotam o baixo desenvolvimento econômico e as condições precárias de saúde existentes nas regiões à época, assim como a etapa que antecede os fenômenos da industrialização e urbanização.

 

Desse modo, a assertiva está ERRADA.

TECCONCURSOS

TRANSIÇÃO DEMOGRAFICA -> SUL , SULDESTE E CENTRO OESTE

PRÉ TRANCIÇÃO DEMOGRAFICA-> NORTE E NORDESTE

Questão fdp, deixaria em branco, sem dúvidas!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo