Tendo como referência inicial as figuras precedentes e cons...
Figura I
Figura II
Tendo como referência inicial as figuras precedentes e considerando que o estado do Maranhão situa-se em uma região controlada por massas de ar quente, julgue o próximo item.
A regularidade térmica observada na cidade de São Luís ao
longo do ano, conforme indicado na figura I, deve-se ao efeito
da continentalidade.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (7)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Altas amplitudes térmicas deve-se, entre outros, ao efeito da continetalidade.
Resposta: ERRADO.
Posso estar errado, mas regiões próximas de grandes corpos de água, oceanos e mares sofrem com maritimidade(e não continent), e mesmo assim não sei se apenas isso responde tudo na questão, mas já elimina o "Certo", certo ?
Continentalidade é um fator climático relacionado à distância do oceano.São Luís, fica no Maranhão,ou seja no nordete, um dos principais motivos pela região ser seca é pelo relevo que barra a umidade.
Continentalidade
Quanto mais distante dos oceanos e mares, ou seja, quanto maior a influência da continentalidade, menor será a umidade do ar de uma região e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas). Em regiões de interior, ou seja, distantes dos oceanos, ocorre também maior variação de temperatura no decorrer do dia. Esta variação é observada também entre o inverno e o verão.
Estas variações de temperatura ocorrem em regiões distantes de grandes massas de água, pois a terra perde calor mais rapidamente do que a água. Se pegarmos a diferença entre a máxima e a mínima temperatura de um dia numa região de interior (maior influência da continentalidade) e de uma do litoral (maior influência da maritimidade), veremos que esta diferença é muito maior na região de interior.
GAB: INCORRETO
Só pelo grafico percebe-se que não há “regularidade”.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo