Assinale a opção que apresenta corretamente dois livr...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão sobre os livros apócrifos citados pela epístola de Judas, é necessário compreender o que são livros apócrifos. Livros apócrifos são escritos antigos que não foram incluídos no cânone oficial da Bíblia. A epístola de Judas é um dos livros do Novo Testamento e faz referência a dois desses escritos não canônicos.
A alternativa correta é a B - Assunção de Moisés; Livro de Henoque. Estes são os dois livros apócrifos citados na epístola de Judas. O "Livro de Henoque" é mencionado especificamente em Judas 1:14-15, e a "Assunção de Moisés" é tradicionalmente associada a Judas 1:9, onde é encontrada uma referência à disputa sobre o corpo de Moisés.
Vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Evangelho de Tomé; I Macabeus: Estes não são citados na epístola de Judas. O "Evangelho de Tomé" é um texto gnóstico e "I Macabeus" é um livro deuterocanônico, não apócrifo.
C - Apocalipse de Pedro; Didaquê: Nenhum desses textos é mencionado na epístola. "Apocalipse de Pedro" é um apócrifo e "Didaquê" é um manual da igreja primitiva, mas ambos não são mencionados por Judas.
D - Sabedoria de Salomão; Judite: "Sabedoria de Salomão" e "Judite" fazem parte dos livros deuterocanônicos na tradição católica e não são citados na epístola de Judas.
E - Os Doze Patriarcas; Evangelho de Maria Madalena: Nenhum destes é citado na epístola de Judas. "Os Doze Patriarcas" é um conjunto de escritos judaicos apócrifos e o "Evangelho de Maria Madalena" é um texto gnóstico.
Portanto, a alternativa B é a única correta, pois menciona os livros que são realmente referidos na epístola de Judas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo