Na área de voz, o fonoaudiólogo atua na promoção, prevenção ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2090235 Fonoaudiologia

Na área de voz, o fonoaudiólogo atua na promoção, prevenção e reabilitação de distúrbios vocais. Esses distúrbios resultam de estruturas ou funcionamento alterado em algum sítio do trato vocal: respiração, fonação ou ressonância. A disfonia ocorre quando a voz não consegue cumprir seu papel de transmissão da mensagem verbal e emocional, com dificuldades ou alterações que impedem sua produção natural, podendo causar impacto nos diversos aspectos da vida do indivíduo, como no seu desempenho comunicativo e, consequentemente, no seu bem-estar e qualidade de vida, que pode resultar em prejuízos sociais, profissionais e emocionais. Sobre a terapia fonoaudiológica nas alterações vocais, analise as afirmativas a seguir.


I. Quando há qualidade vocal tensa, o treinamento vocal deve ter como objetivo eliminar ou reduzir a tensão laríngea ou do trato vocal, assim como suavizar a emissão, elegendo exercícios que suavizem o ataque vocal. Na ocorrência de constrição supraglótica associada à emissão vocal tensa, pode-se utilizar como técnica a fonação inspiratória.


II. Nos casos de hiponasalidade, deve-se verificar a presença ou não de fator orgânico. Pacientes com fissuras palatais podem apresentar nódulos vocais, pelas compensações articulatórias desenvolvidas, como o golpe de glote e fricativa faríngea. Nesses casos, podem ser utilizadas técnicas específicas para a reabsorção da lesão, uso do fluxo aéreo bucal e exercícios específicos para maximizar a mobilidade do véu palatino, como o vocal fry, sopro e fricativos surdos.


III. Na ocorrência do ataque vocal brusco, o treinamento vocal deve envolver a suavização do início da emissão e diminuição da tensão associada à fonação. Podem ser utilizadas técnicas como: suspiro e ataque vocal soproso, sons nasais seguidos da emissão de vogais, ou sons nasais associados à emissão de monossílabos que se iniciem com vogais.


IV. Um dos exercícios vocais mais utilizados para o trabalho de equilíbrio da ressonância é o de emissão do som nasal “hum” – humming – seguido da emissão de vogais nasais em sequência de vogais orais e, gradualmente, ir abandonando as nasais e buscando a sustentação das orais com o equilíbrio da ressonância.


Está correto o que se afirma apenas em 

Alternativas