A grande maioria das bronquiectasias tem como etiologia a in...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q687489 Medicina

A grande maioria das bronquiectasias tem como etiologia a infecção, seja de vias aéreas superiores (sinusite crônica), seja de inferiores (pneumonias, tuberculose). Quanto às bronquiectasias, analise.

I. Clinicamente, a tosse crônica costuma ser produtiva com expectoração de grande quantidade de secreção mucoide, purulenta (vômica) e de escarro sanguinolento, muitas vezes na forma de hemoptise.

II. O diagnóstico da bronquiectasia na ausência de imagens típicas ao radiograma de tórax é confirmado pela tomografia computadorizada de alta resolução do tórax, que permite classificar a doença em cilíndrica, sacular ou varicosa.

III. O tratamento da tosse presente na bronquiectasia é realizado pelo controle da infecção, clinicamente exteriorizada pela purulência do escarro e sintomas gerais, que deve ser tratada energicamente com os recursos disponíveis, uma vez que a protease, liberada dos neutrófilos sequestrados nas vias aéreas e representada pela elastase como a principal, é a responsável pela inflamação crônica que vai favorecer novas dilatações, agravando o caso local e sistemicamente.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas