São situações para o adiamento da administração de um imuno...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q873838 Enfermagem
São situações para o adiamento da administração de um imunobiológico, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Na questão apresentada, a alternativa D é a correta, sendo a única situação em que não existe contraindicação para o adiamento da administração de um imunobiológico. Agora vamos entender o porquê, analisando cada alternativa.

Alternativa A: O uso de dose imunossupressora de corticoide é, de fato, uma contraindicação para a administração de alguns imunobiológicos. Corticoides em doses imunossupressoras podem comprometer a resposta do sistema imunológico à vacina, tornando-a menos eficaz ou aumentando o risco de reações adversas.

Alternativa B: Quando um usuário precisa receber imunoglobulina, o adiamento de certos imunobiológicos é recomendado. Isso ocorre porque as imunoglobulinas podem interferir na resposta imunológica desejada das vacinas, especialmente das vacinas de vírus vivos atenuados, reduzindo sua eficácia.

Alternativa C: Em casos de doença febril grave, a administração de imunobiológicos deve ser adiada. Isso se deve ao fato de que a resposta imunológica pode estar comprometida e também para evitar atribuir à vacina sinais e sintomas que são, na verdade, provocados pela doença.

Alternativa D: O uso de anti-inflamatórios ou antibióticos normalmente não interfere com a administração de imunobiológicos. Essas substâncias não impactam a resposta imunológica de forma significativa a ponto de necessitar o adiamento da vacinação. Por isso, esta é a resposta correta para a questão.

Alternativa E: A administração de sangue ou hemoderivados pode impactar a eficácia de algumas vacinas, especialmente aquelas de vírus vivos, necessitando adiamento para garantir uma resposta adequada do sistema imunológico.

Compreender essas nuances é essencial para a prática clínica em enfermagem, especialmente no contexto da administração de vacinas, garantindo tanto a segurança quanto a eficácia do procedimento.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(Gabarito D) Situações para o adiamento da administração de um imunobiológico: Usuário de dose imunossupressora de corticoide – vacine 90 dias após a suspensão ou o término do tratamento. Usuário que necessita receber imunoglobulina, sangue ou hemoderivados – não vacine com vacinas de agentes vivos atenuados nas quatro semanas que antecedem e até 90 dias após o uso daqueles produtos. Usuário que apresenta doença febril grave – não vacine até a resolução do quadro, para que os sinais e sintomas da doença não sejam atribuídos ou confundidos com possíveis eventos adversos relacionados à vacina.

Para todo imunobiológico, consideram-se como contraindicações:

▶️A ocorrência de hipersensibilidade (reação anafilática) confirmada após o recebimento de dose anterior; e

História de hipersensibilidade a qualquer componente dos imunobiológicos.

▶️A ocorrência de febre acima de 38,5ºC, após a administração de uma vacina, não constitui contraindicação à dose subsequente;

▶️Quando ocorrer febre, administre antitérmico de acordo com a prescrição médica.Não indique o uso de paracetamol antes ou imediatamente após a vacinação para não interferir na imunogenicidade da vacina.

Fonte: Professora Natale Souza @susparaconcursoseresidencias

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo