Segundo HUPP (2009), com relação à reparação tecidual, marqu...
Segundo HUPP (2009), com relação à reparação tecidual, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, associando a sequência final ao gabarito.
( ) A cicatrização óssea sobre a superfície de um implante deve ocorrer depois que qualquer tecido mole se forme entre as superfícies óssea e do implante.
( ) Para se maximizar a probabilidade de cicatrização óssea sobre a superfície de um implante os quatro fatores seguintes são requeridos: (1) uma pequena distância entre o osso e o implante; (2) osso viável na, ou próximo à superfície do tecido ósseo ao longo do implante; (3) nenhum movimento do implante enquanto o osso está se unindo à sua superfície e; (4) a superfície do implante deve estar livre de contaminação por materiais orgânicos ou inorgânicos.
( ) Células osteogênicas (osteoblastos), que são importantes para a cicatrização óssea, têm origem no periósteo, endósteo e em células mesenquimais pluripotentes circulantes.
( ) No estágio fibroblástico os fibroblastos depositam o tropocolágeno, que sofre entrecruzamento a fim de produzir colágeno. Inicialmente, o colágeno é produzido em quantidades excessivas e é depositado de maneira desordenada.
( ) Os estágios básicos do processo de cicatrização das feridas são: estágio inflamatório, estágio fibroblástico, estágio de consolidação e estágio de remodelação.