No atual estágio de desenvolvimento do capitalismo mundial, ...
I- o apelo das indústrias pela intervenção do Estado na economia, sem interferir nas empresas privadas, de modo a criar condições para a melhoria do padrão de vida da população e, por conseguinte, fomentar o consumo. II- a implementação gradual da economia de escala em substituição à economia de escopo, visando a reduzir o custo de produção a partir da fabricação de itens padronizados e em grande quantidade. III- a implementação do just-in-time, método de organização da produção que visa a eliminar ou reduzir drasticamente os estoques de insumos, reduzindo custos e postos de trabalho e disponibilizando capital para novos investimentos. IV- a disseminação, em diversos países desenvolvidos, de propostas de flexibilização da legislação trabalhista, com a redução dos salários e dos benefícios sociais, acarretando, em consequência, o enfraquecimento do movimento sindical.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A definição de economia de escalaconsidera a relação do custo médio por unidade com o volume produzido. Já a economia de escopoacontece quando a redução nesse custo médio se dá pela produção conjunta de mais de um produto ou serviço.
I- o apelo das indústrias pela intervenção do Estado na economia... - Muito pelo contrário, atualmente o modelo econômico é o NEOLIBERALISMO, ou seja, a não intervenção do estado na economia.
II- a implementação gradual da economia de escala em substituição à economia de escopo, visando a reduzir o custo de produção a partir da fabricação de itens padronizados e em grande quantidade. - A economia de escopo é a evolução de uma empresa que já havia alcançado a economia de escala, ou seja, irão baratear o custo dos produtos produzindo com uma maior variedade e dando possibilidade de escolha ao mercado consumidor. Ex: Celular, moda (roupas) - As empresas inovam, trazendo diversas características em seus modelos (cores, formas, qualidade e afins), atendendo assim, a exigência do mercado consumidor.
GABARITO: E
Questão chatinha, resolvi bastante essa p/ poder entender.
Espero ter ajudado. Qualquer erro, comunicar. Sucesso!
A tal da economia de escopo e economia de escala não é assim tão necessária para desconsiderar a alternativa. II- a implementação gradual da economia de escala em substituição à economia de escopo, visando a reduzir o custo de produção a partir da fabricação de itens padronizados e em grande quantidade. O final da assertativa já descarta a validade. O modelo toyotista visa a customização e o just in time, ou seja, produtos adaptáveis ao cliente e produção conforme demanda, o total oposto do modelo que a assertativa fala, o fordista.
GAB E
I- o apelo das indústrias pela intervenção do Estado na economia, sem interferir nas empresas privadas, de modo a criar condições para a melhoria do padrão de vida da população e, por conseguinte, fomentar o consumo.
- Atualmente com o modelo neoliberal as industriais querem que o Estado seja menor, ou seja, controle menos.
II- a implementação gradual da economia de escala em substituição à economia de escopo, visando a reduzir o custo de produção a partir da fabricação de itens padronizados e em grande quantidade
- Esse modelo de fabricação de itens padronizados possuem relação com o modelo fordista. No entanto, atualmente o que predomina é o toyotista.
FORDISMO:
-Características: produção em massa
- otimizando o tempo
- trabalhador fixo com gestos repetitivos.
- uma esteira rolante
TOYOTISMO: pós crise de 73 e acessão do modelo neoliberal (Japão- 70)
-Características
- Just-in-time: no tempo certo, produz de acordo com a demanda., ou seja, produzir somente o necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária.
- Desconcentração industrial
- Mão-de-obra multifuncional e bem qualificada. Os trabalhadores são educados, treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produção, podendo atuar em várias áreas do sistema produtivo da empresa.
- Uso de controle visual em todas as etapas de produção como forma de acompanhar e controlar o processo produtivo.
- Uso de pesquisas de mercado para adaptar os produtos às exigências dos clientes.
Isso gera:
-Minimizando os gastos com o gerenciamento de estoques.
-Aumentou o desemprego:
- o sistema toyotista diminuiu a oferta de empregos, porque ao longo do processo produtivo, um mesmo trabalhador realiza diversas funções.
- Isso serviu para ampliar o desemprego no setor secundário da economia (que é o setor das indústrias) e transferir a mão de obra para o setor terciário (o setor de serviços).
-É necessária mais mão de obra qualificada
-Terceirização: transfere parte da produção para outras empresas.
I- o apelo das indústrias pela intervenção do Estado na economia, sem interferir nas empresas privadas, de modo a criar condições para a melhoria do padrão de vida da população e, por conseguinte, fomentar o consumo.
Errada, as empresas quem o Neoliberalismo, ou seja, a não intervenção do estado na economia
A e B cai
II- a implementação gradual da economia de escala em substituição à economia de escopo, visando a reduzir o custo de produção a partir da fabricação de itens padronizados e em grande quantidade.
Errada, assertiva toda certa porém o que ferra com ela é quando ele fala " em grande quantidade" agora usamos o Toyotismo que no caso seria a produção por demanda
III- a implementação do just-in-time, método de organização da produção que visa a eliminar ou reduzir drasticamente os estoques de insumos, reduzindo custos e postos de trabalho e disponibilizando capital para novos investimentos
Correta, se você considera essa assertiva certa automaticamente a II tá errada como ja falei na II a produção agora é por demanda ou seja Just -in-time produzir sem estoques , Qualificação e trabalhador polivalente( exigir mais de uma função), tercerização (Contratar pessoas para realizar um trabalho EX: Produzir uma caneta ai um vai colocar a tampa o outro coloca o tubo, o outro coloca a logo da empresa e assim vai...)
Matou a questão :)
IV- a disseminação, em diversos países desenvolvidos, de propostas de flexibilização da legislação trabalhista, com a redução dos salários e dos benefícios sociais, acarretando, em consequência, o enfraquecimento do movimento sindical.
Correta, a mão de obra barata se por exemplo uma pessoa que mora no EUA não quer trabalhar como um garçom tem um migrante que quer a qualquer custo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo