Observe o gráfico a seguir, que mostra a evolução da partici...
I- o aumento da participação de adultos e idosos no conjunto total da população é fruto da redução do número de óbitos. II- a queda da proporção de crianças no conjunto total da população brasileira está fortemente relacionada às elevadas taxas de mortalidade infantil que assolam o País. III- do ponto de vista demográfico, o Brasil vive uma fase favorável ao crescimento econômico, pois, com a redução das taxas de natalidade, houve uma redução da razão de dependência, isto é, do peso econômico das crianças e dos idosos sobre a população economicamente ativa do País. IV- ao final da década de 2030, a população brasileira deverá parar de crescer e logo sofrer redução, pois o número de óbitos tenderá a ser maior do que o número de nascimentos. V- a pressão demográfica observada atualmente no crescimento populacional revela a necessidade de aumento do número de vagas nas escolas e de leitos hospitalares.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
IBGE Indicadores sociodemográficos e de saúde no Brasil. Disponível em <www.ibge.gov.br>. Acesso em 12 fevereiro de 2012.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os primeiros resultados do questionário mais completo do Censo 2010 mostram que a taxa de fecundidade teve uma forte queda em dez anos e chegou a 1,86 filho por mulher, abaixo no nível de reposição da população, de 2 filhos por mulher.
Se a queda nos nascimentos e o envelhecimento da população mantiverem esse ritmo nas próximas décadas, a partir de 2030 a tendência será de estabilização e depois de diminuição de habitantes, diz o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso porque o número de nascimentos deve igualar e, em seguida, ficar menor que o de mortes.
Fonte: https://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/24874/População-para-de-crescer-a-partir-de-2030.htm
I- o aumento da participação de adultos e idosos no conjunto total da população é fruto da redução do número de óbitos.
II- a queda da proporção de crianças no conjunto total da população brasileira está fortemente relacionada às elevadas taxas de mortalidade infantil que assolam o País.
III- do ponto de vista demográfico, o Brasil vive uma fase favorável ao crescimento econômico, pois, com a redução das taxas de natalidade, houve uma redução da razão de dependência, isto é, do peso econômico das crianças e dos idosos sobre a população economicamente ativa do País.
IV- ao final da década de 2030, a população brasileira deverá parar de crescer e logo sofrer redução, pois o número de óbitos tenderá a ser maior do que o número de nascimentos.
V- a pressão demográfica observada atualmente no crescimento populacional revela a necessidade de aumento do número de vagas nas escolas e de leitos hospitalares.
alguém pode,por favor, explicar qual o erro da afirmação 1?
Gustavo, se há aumento do número de idosos a tendência é aumentar o número de obitos e não reduzir.
I- o aumento da participação de adultos e idosos no conjunto total da população é fruto da redução do número de natalidade.
PMBA @fernandorochaa_
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo