Analise a tabela a seguir referente à participação das regiõ...
Disponível em http://www.ibge.gov.br/home/presidencial/noticias/noticia _ visualiza.php?id_ noticia=1653&rid_pagina1>
Tendo por base as características da industrialização brasileira e considerando os dados apresentados na tabela, é correto afirmar que
I- a partir da década de 1970, constata-se a perda de participação da Região Sudeste no valor total da produção industrial do País, como reflexo direto do desvio dos investimentos empresariais para novas localizações, longe das chamadas deseconomias de aglomeração daquela Região. II- o significativo aumento do valor da produção industrial da Região Centro-Oeste pode ser explicado pela migração de indústrias de bens de capital de São Paulo, em busca de vantagens econômicas de produção nessa Região. III- empresas inovadoras de alta tecnologia reforçaram sua concentração industrial na Região Sudeste, especialmente no estado de São Paulo, tendo em vista estarem ligadas aos centros de pesquisas avançadas, fundamentais à garantia da competitividade nos mercados interno e externo. IV- a indústria automobilística tem se destacado no cenário da desconcentração espacial no País, buscando condições mais competitivas de produção, principalmente nas Regiões Norte e Nordeste, que apresentam menores custos de mão de obra.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
No caso brasileiro, as deseconomias de aglomeração contribuíram para uma relativa desconcentração industrial do Sudeste brasileiro, com a migração de indústrias, principalmente, para as regiões Sul e Centro-Oeste do país, embora o Sudeste ainda lidere a maior quantidade de indústrias no Brasil.
Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/geografia/economias-aglomeracao.htm
A - l e lll
I- a partir da década de 1970, constata-se a perda de participação da Região Sudeste no valor total da produção industrial do País, como reflexo direto do desvio dos investimentos empresariais para novas localizações, longe das chamadas deseconomias de aglomeração daquela Região.
II- o significativo aumento do valor da produção industrial da Região Centro-Oeste (não há um significativo aumento da região CO, a atividade industrial ainda é modesta)pode ser explicado pela migração de indústrias de bens de capital de São Paulo, em busca de vantagens econômicas de produção nessa Região.
III- empresas inovadoras de alta tecnologia reforçaram sua concentração industrial na Região Sudeste, especialmente no estado de São Paulo, tendo em vista estarem ligadas aos centros de pesquisas avançadas, fundamentais à garantia da competitividade nos mercados interno e externo.
IV- a indústria automobilística tem se destacado no cenário da desconcentração espacial no País, buscando condições mais competitivas de produção, principalmente nas Regiões Norte (SUL) e Nordeste, que apresentam menores custos de mão de obra.
a partir da década de 1970, constata-se a perda de participação da Região Sudeste no valor total da produção industrial do País.
Se analisar esse termo total, pode-se ficar em dúvida, pois, houve realmente uma queda da participação na região Sudeste, todavia, quando comparado ao valor total, a região Sudeste ainda continua sendo a maior referência em produção.
Outro detalhe é o termo PERDA, utilizando essa expressão convence o leitor de que a região não teve participação alguma mais, o que podemos ver que é claramente falsa.
IV. o erro da questão é falar que as industrias automobilísticas estão buscando o NORTE E Nordeste, quando na verdade as Industrias automobilísticas mantêm-se no sudeste e buscam as cidades do interior(médias) ocorrendo o fenômeno chamado de desconcentração e algumas vão também para o Sul.
na afirmaçao IV eu descaretei pq as empresas autobobilsiticas buscam vender carros, mas sabemos que na regiao norte é a mais preservada no que se refere à vegetaçao, ou seja, nao pareceu logico as empresas automobilísticas preferirem ir pra la... por mais que tenha a zona franca de manaus, não seria o carro forte de uma empresa automobilística, sem contrar que la tem as menores populaçoes , isso significa que poucas pessoas vao comprar os produtos, ja que é preferível se locomever a barco.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo