Como se denomina a avaliação auditiva objetiva que pode ser ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q649560 Fonoaudiologia
Como se denomina a avaliação auditiva objetiva que pode ser útil no diagnóstico diferencial da pseudo-hipoacusia?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para responder a questão sobre a avaliação auditiva objetiva no diagnóstico da pseudo-hipoacusia, é necessário ter um entendimento claro das diferentes avaliações auditivas e seus propósitos.

Tema central da questão: A questão aborda a identificação do teste auditivo objetivo usado no diagnóstico da pseudo-hipoacusia, que é uma condição onde o paciente simula ou exagera uma perda auditiva.

Resumo teórico: A pseudo-hipoacusia, também conhecida como perda auditiva funcional, é uma situação em que o indivíduo apresenta uma perda auditiva sem uma causa fisiológica evidente. Para diferenciar entre uma perda auditiva verdadeira e uma simulada, utiliza-se uma combinação de testes auditivos, sendo alguns deles objetivos, ou seja, independentes da resposta subjetiva do paciente.

Justificativa da alternativa correta (C - Emissões Otoacústicas): As Emissões Otoacústicas (EOAs) são sons emitidos pela cóclea em resposta a um estímulo auditivo. Elas são medidas de forma objetiva e não dependem da resposta do paciente, sendo extremamente úteis para diferenciar a pseudo-hipoacusia, já que uma cóclea funcional deve produzir essas emissões. Segundo diretrizes científicas, as EOAs são uma ferramenta valiosa em audiologia para avaliação de perdas auditivas, pois qualquer resultado presente sugere função coclear normal, implicando que a perda relatada pode não ser verídica.

Análise das alternativas incorretas:

A - Teste de Stenger: Este teste é subjetivo e é utilizado principalmente para identificar perdas auditivas assimétricas, não sendo objetivo, como requisitado na questão.

B - Timpanometria: Mede a função da orelha média, não sendo usada para determinar a presença de pseudo-hipoacusia, pois é mais relacionada à condução de som do que à função coclear.

D - Limiar de Recepção da Fala (LRF): Avalia a menor intensidade em que a fala é compreensível e depende da resposta do paciente, por isso, é considerado um teste subjetivo.

E - Limiares Tonais por Via Óssea: Avaliam a sensibilidade auditiva por condução óssea, mas são testes subjetivos, dependentes das respostas do paciente.

Compreender a distinção entre testes objetivos e subjetivos em audiologia é crucial para a identificação correta da pseudo-hipoacusia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo