Leia o trecho a seguir. “(...) O escopo deve ser o objeto d...
Leia o trecho a seguir.
“(...) O escopo deve ser o objeto do empreendimento, delineando bem a construção, e ao qual o engenheiro de obras presumivelmente pautou seu preço. Acontece que, muitas vezes, o proprietário (cliente da obra) decide alterar componentes do objeto original, seja porque decidiu mudar o tipo de piso, por exemplo, seja por uma demanda posterior (decidiu incluir uma garagem subterrânea não considerada antes). Outro aspecto possível a considerar é que o projeto não tenha ‘captado’ situações de terreno, como por exemplo, lençol freático, rocha, linhas enterradas, entre outras particularidades. Como a mudança de escopo invariavelmente acarreta a realização de serviço adicional, retrabalho, mobilização de novos equipamentos e até o envolvimento de projetistas (calculista, por exemplo), é normal que haja aumento do custo da obra. (...)”
Disponível em: http://techne17.pini.com.br/engenharia-civil/161/obra-sempre-um-bom-motivo-para-uma-desculpa-a-286733-1.aspx
Em relação ao escopo de um empreendimento civil, é incorreto afirmar que
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Acredito que a alternativa "a" esteja errada devido a denominação "projeto arquitetônico" - que não engloba acabamentos.
Eu acredito que o erro da letra A esteja em "significativas alterações no escopo" apesar de existir alteração, a mudança do revestimento nao vai implicar na atividade em si que continuara sendo a de revestimento, possivelmente nao alterará (ou alterará pouco) o cronograma, certamente a mão de obra será a mesma a que tivesse sido determinada antes.
Do meu ponto de vista uma alteração significativa seria uma mudança na locação das paredes, a colocação de algum elemento extra, como citado no texto, uma garagem, ou uma piscina, etc.
Escopo do projeto é "o trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas."
mudar o tipo de acabamento, por exemplo, de uma parede que teria textura, para um outro revestimento mais caro, significa alterar o valor desse serviço e não o escopo, pois a parede ainda terá o revestimento.
Acredito que esse seja o erro.
c) durante a execução de um empreendimento civil, se houver a alteração de componentes de seu objeto original, consequentemente ocorrerá alteração no custo final do empreendimento.
Isso não é necessariamente verdade, pode-se alterar a cor de uma tinta por exemplo sem que haja alteração no custo final do empreedimento.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo