Segundo Giacomoni (2012), em relação à elaboração da Propo...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - A lei que instituir o Plano Plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal, para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para os programas de duração continuada.
O tema central da questão é a elaboração da Proposta Orçamentária, com foco no Plano Plurianual (PPA). Para responder corretamente, é necessário compreender como o PPA está relacionado à gestão orçamentária e planejamento das finanças públicas.
Justificativa da alternativa correta:
A alternativa A está correta porque descreve a função do Plano Plurianual (PPA) conforme estabelece a Constituição Federal. O PPA é responsável por definir as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal, englobando despesas de capital e programas de duração continuada, de forma regionalizada. Isso reflete a natureza estratégica e de longo prazo do PPA, cujo objetivo é orientar as ações do governo ao longo dos anos.
Análise das alternativas incorretas:
B - A afirmação de que o PPA se constitui na síntese dos esforços de planejamento de toda a administração indireta, orientando a LDO, está incorreta, pois o PPA não se limita à administração indireta e sua função vai além de orientar a LDO.
C - O orçamento anual é um instrumento de curto prazo, não de médio prazo, e visa operacionalizar ações de um exercício financeiro específico, não programas setoriais e regionais de diferentes durações.
D - A alternativa menciona incorretamente uma novidade sobre os encargos das despesas de capital integrarem a LDO. Na realidade, a LDO já contempla diretrizes para despesas, mas não há uma exigência nova nessa área específica.
E - O projeto de lei do PPA é encaminhado pelo Poder Executivo, e não pelo Legislativo, ao Congresso Nacional até o final de agosto. Esta alternativa confunde os papéis dos poderes quanto ao envio do projeto de lei.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Comentando os erros com base na doutrina de Giacomoni:
b) Como uma das principais novidades do novo marco constitucional, o Plano Plurianual (PPA) passa a se constituir na síntese dos esforços de planejamento de toda a administração pública, orientando a elaboração dos demais planos e programas de governo, assim como do próprio orçamento anual.
c) De acordo com o modelo de integração entre planejamento e orçamento, o orçamento anual constitui-se em instrumento, de curto prazo, que operadonaliza os programas setoriais e regionais de médio prazo, os quais, por sua vez, cumprem o marco fixado pelos planos nacionais em que estão definidos os grandes objetivos e metas, os projetos estratégicos e as políticas básicas.
D) autêntica novidade?
E)No que tange aos prazos, o ADCT estabelece que, no âmbito federal, o projeto de lei do PPA será encaminhado, pelo Poder Executivo, ao Congresso Nacional até quatro meses antes do encerramento do exercício - 31 de agosto ~ e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa - 22 de dezembro*13 Nos demais entes da Federação, legislação própria poderá fixar outro calendário tendo em vista atender peculiaridades locais.1
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo