O eixo temático I da Proposta Curricular envolve o estudo d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q719449 História
O eixo temático I da Proposta Curricular envolve o estudo dos povos indígenas: diversidade e migrações. Baseando-se nas recomendações Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B

A questão aborda o tema dos povos indígenas no Brasil e a forma como eles são estudados no contexto educacional, especialmente segundo a proposta curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Para resolver essa questão, é importante compreender que o estudo dos povos indígenas envolve reconhecer sua diversidade e complexidade, além de respeitar suas especificidades culturais e históricas.

Justificativa da Alternativa Correta (B):

A alternativa B afirma que, segundo o Conteúdo Básico Comum (CBC) de História, se desconsideram as especificidades e a complexidade dos povos indígenas no território do Brasil. Essa afirmação é incorreta porque o CBC, na verdade, busca justamente o contrário: respeitar e evidenciar as diversidades dos povos indígenas, promovendo o reconhecimento de suas culturas e histórias distintas.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - A alternativa destaca as características específicas dos povos indígenas conforme a tribo e a região durante o período do "descobrimento". Isso está correto, pois reconhece a diversidade entre os grupos indígenas no Brasil.

C - Menciona a noção de historicidade, enfatizando o diálogo entre o passado colonial e o presente. Essa é uma abordagem válida e importante para entender como as histórias dos povos indígenas continuam a influenciar o presente, destacando as permanências e transformações ao longo do tempo.

D - O estudo da prática de antropofagia entre os índios é um ponto que pode ser abordado para entender aspectos culturais específicos de certos grupos indígenas, como os Tupinambás. Portanto, é uma abordagem válida no contexto curricular.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A- Como não existia um nação indígena e sim grupos dispersos, muitas vezes em conflito, foi possível aos portugueses encontrar aliados entre os próprios indígenas

B- desconsidera-se as especificidades e a complexidade dos povos indígenas no território do Brasil.( tinha diversidade de povo indígena) CERTO

C- O passado colonial não faz referencia ao presente.

D- A guerra e captura de inimigos- mortos em meio a celebração de um ritual canibalistico- eram elementos integrantes da sociedade tupi, bem antes da vinda dos portugueses.

 

GABARITO: LETRA C

FONTE: LIVRO HISTORIA DO BRASIL,14 ED. ATUALIZADA, BORIS FAUSTO.

A principal diferença entre canibalismo e antropofagia é que o canibalismo não é ritual e a antropofagia sim.

Além disto, canibalismo é uma palavra genérica, que quer dizer consumir os membros da sua própria espécie, não sendo algo somente dos seres humanos mas de qualquer espécie que o faça, enquanto que a antropofagia - "comer homens" - é uma expressão que é carregada de um valor cultural específico. 

Era a base dos rituais religiosos de alguns povos nativos brasileiros e associado com a obtenção do poder do inimigo.

O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do GREGO anthropos, "homem" e phagein, "comer") foi sendo substituído pelo seu uso comum, que designa o caso particular de CANIBALISMO na espécie humana. Por sua realização em contexto mágico cerimonial ou patológico, não deve ser classificada ou compreendida como um HÁBITO ALIMENTAR, o que não se aplica ao CANIBALISMO,na maioria das vezes associado ao comportamento PREDATÓRIO. Observa-se também que muitos autores utilizam esses termos indistintamente.

GABARITO B (opção incorreta!!)

Seguindo as orientações contidas no Conteúdo Básico Comum (CBC) de História, desconsidera-se as especificidades e a complexidade dos povos indígenas no território do Brasil.

Ao contrário, o CBC CONSIDERA os estudos dos povos indígenas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo