A dengue é a infecção viral transmitida por mosquito mais fr...
A dengue é a infecção viral transmitida por mosquito mais frequente no planeta. No Brasil, a incidência vem aumentando em sucessivas epidemias, com uma proporção crescente de casos graves. A qualidade da assistência prestada influencia diretamente o prognóstico da doença. Associe adequadamente as relações de cada fase e suas devidas características. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Febril
2. Crítica ou defervescência
3. Recuperação
( ) melhora da disfunção endotelial com gradual reabsorção do fluido extravascular, estabilização do hematócrito e recuperação progressiva das plaquetas. Pode aparecer um exantema do tipo “ilhas brancas em um mar vermelho”, prurido e bradicardia ao eletrocardiograma. Nesta fase, a administração de líquidos (e o uso eventual de diuréticos) deve ser criteriosa para evitar sobrecarga volêmica, insuficiência cardíaca congestiva e perpetuação da insuficiência respiratória e dos derrames serosos. Duração: 1 a 3 dias.
( ) febre, mialgia, cefaleia, artralgia, exantema; podem ocorrer manifestações hemorrágicas discretas, como gengivorragia e epistaxe.
( ) caracterizada pelas manifestações clínico-laboratoriais da disfunção
endotelial promovida pela infecção viral, com aumento da permeabilidade
capilar e extravasamento de plasma para o espaço extravascular. Esta
fase é marcada por alterações circulatórias e perfusionais (hipotensão e
choque de início hipovolêmico), derrames serosos (pleural e ascite) e
disfunções orgânicas, tais como insuficiência hepática, encefalite,
miocardite e distúrbios de coagulação.