Na prática paliativa é importante a interatividade de todos ...
Na prática paliativa é importante a interatividade de todos os envolvidos no processo, isto é, do paciente, de seus familiares e da equipe da saúde. Esses cuidados incluem, necessariamente, uma perspectiva multidisciplinar e uma dimensão institucional, voltadas também para as equipes de saúde. Uma abordagem ampla permite a inclusão dessa prática no sistema de saúde e na sociedade. Os cuidados paliativos podem e devem ser oferecidos concomitantemente a cuidados curativos/restaurativos, pois não são excludentes à prevenção e ao tratamento do sofrimento de pacientes e seus familiares. Sobre algumas ações paliativas na Unidade de Terapia Intensiva, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Todas as ações de prevenção e terapêuticas devem ser planejadas com a participação da família do paciente e da equipe assistencial.
( ) O paciente em cuidados paliativos não deverá receber visitas, pois como seu estado é crítico, o risco de adquirir alguma doença e acelerar o processo de morte deve ser evitado.
( ) A prevenção e o tratamento da dor devem ser incorporados como rotinas dos cuidados intensivos. O alívio da dor deve ser garantido, com exceção das situações de duplo efeito da medicação.
( ) Enquanto o paciente ainda estiver vivo, não se deve suspender os tratamentos fúteis, que prolonguem o morrer, como, por exemplo, drogas vasoativas, métodos dialíticos e nutrição parenteral total.