No título e no primeiro parágrafo, ocorrem as seguintes con...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: PM-PB Prova: IBFC - 2023 - PM-PB - Soldado PM - Combatente |
Q2289334 Português
Texto II
Cerca de 5.700 pessoas morrem afogadas no
Brasil a cada ano, diz entidade
Alerta é da Sociedade Brasileira de
Salvamento Aquático (Sobrasa)


        Anualmente, cerca de 5.700 pessoas morrem por afogamento no Brasil, de acordo com informações da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), em balneários, rios e piscinas.
       Segundo o Corpo de Bombeiros do Amazonas, que atende, em média, de 35 a 40 ocorrências de afogamentos por ano, a maior parte dos casos decorre de imprudência dos banhistas. Bombeiro salva-vidas de Manaus, cidade famosa pelas praias fluviais, o cabo Guaracy dá algumas dicas que ajudam a prevenir o risco de acidentes.[...] 

(Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/cerca-de-5-
700-pessoas-morrem-afogadas-no-brasil-a-cada-ano-diz-entidade/.
Acesso: 13/08/2023. Adaptado) 
No título e no primeiro parágrafo, ocorrem as seguintes construções: “morrem afogadas” e “morrem por afogamento”. Embora indiquem o mesmo sentido, exercem, respectivamente, as seguintes funções sintáticas: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige interpretação textual e conhecimentos sintáticos.


A) INCORRETA. O adjunto adverbial indica circunstância ou característica referente a termo com valor adjetivo, verbal ou também adverbial. No caso, “afogadas” está qualificando o sujeito “pessoas” (substantivo), não podendo ser um adjunto adverbial. / O complemento nominal completa o sentido de um substantivo, adjetivo ou advérbio. Entretanto, “por afogamento” está caracterizando o verbo “morreram”, não podendo ser um complemento nominal.


B) INCORRETA. O adjunto adnominal é um termo acessório que se apresenta dentro de outro termo sintático, com a função de qualificar o núcleo sintático do termo. No caso do trecho, ocorre um predicado verbo-nominal, construído por um verbo intransito (“morrer”) + predicativo do sujeito (“afogadas”, que, apesar de ser um adjetivo e qualificar o sujeito, se encontra após ele, sendo intercalado pelo verbo). Assim, nessa estrutura, o adjetivo não exerce função de adjunto adnominal. Isso porque o adjunto adnominal deve estar alocado dentro de outro termo sintático, de modo que, para ser um adjunto adnominal deveria o termo “afogadas” estar dentro do sujeito, e não separado do sujeito pelo verbo “morreram”. Assim, por não estar junto ao nome, “afogadas” não pode ser adjunto adnominal, sendo, pois, um predicativo do sujeito no predicado verbo-nominal. / Objetos indiretos complementam o sentido de verbos transitivos indiretos. “Morrer” é um verbo intransitivo, logo, não se aplica a existência de um objeto indireto, mas sim de um adjunto adverbial.


C) INCORRETA. Objetos diretos complementam o sentido de verbos transitivos diretos. “Morrer” é um verbo intransitivo, logo, não se aplica a existência de um objeto direto, mas sim de um predicativo do sujeito. / Objetos indiretos complementam o sentido de verbos transitivos indiretos. “Morrer” é um verbo intransitivo, logo, não se aplica a existência de um objeto indireto, mas sim de um adjunto adverbial.


D) CORRETA. O predicativo do sujeito indica qualidade, estado ou condição do sujeito, podendo ser um adjetivo, substantivo ou pronome. No caso, “afogadas” é um adjetivo que caracteriza o sujeito “pessoas”. Trata-se de um predicado verbo-nominal construído por um verbo intransito (“morrer”) + predicativo do sujeito (“afogadas”). / O adjunto adverbial indica circunstância ou característica referente a termo com valor adjetivo, verbal ou também adverbial. Nesse caso, “morrem” é um verbo, e “por afogamento” está indicando a causa da morte.


E) INCORRETA. O adjunto adnominal é um termo acessório que se apresenta dentro de outro termo sintático, com a função de qualificar o núcleo sintático do termo. No caso do trecho, ocorre um predicado verbo-nominal, construído por um verbo intransito (“morrer”) + predicativo do sujeito (“afogadas”, que, apesar de ser um adjetivo e qualificar o sujeito, se encontra após ele, sendo intercalado pelo verbo). Assim, nessa estrutura, o adjetivo não exerce função de adjunto adnominal. Isso porque o adjunto adnominal deve estar alocado dentro de outro termo sintático, de modo que, para ser um adjunto adnominal deveria o termo “afogadas” estar dentro do sujeito, e não separado do sujeito pelo verbo “morreram”. Assim, por não estar junto ao nome, “afogadas” não pode ser adjunto adnominal, sendo, pois, um predicativo do sujeito no predicado verbo-nominal. / O adjunto adverbial indica circunstância ou característica referente a termo com valor adjetivo, verbal ou também adverbial. Nesse caso, “morrem” é um verbo, e “por afogamento” está indicando a causa da morte e de fato é um adjunto adverbial.


Gabarito: Letra D


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

predicativo do sujeito e adjunto adverbial.

✔️ PARA AJUDAR A FIXAR

Cerca de 5.700 pessoas morrem afogadas

Sujeito = cerca de 5.700 pessoas

Verbo = intransitivo (VI) (faz sentido sozinho)

  • "Pessoas morrem"
  • VI não terá OD, OI. Portanto, o que aparecer depois pode ser ou adj. adverbial ou predicativo

Complemento = afogados

  • Sendo este o predicativo
  • Dica: troque pelo verbo de ligação para saber se tem objetos ou predicativo
  • Cerca de 5.700 pessoas são afogadas

Alternativa E) adjunto adnominal. AdNOME, ou seja, acompanha um nome

Bons estudos

Vamos juntos!!

✍ GABARITO: D

predicativo do sujeito e adjunto adverbial.

Predicativo do sujeito é a parte de uma oração que aponta qualidade, estado ou condição do sujeito. Ele pode ser formado por um adjetivo, substantivo ou pronome. O predicativo do sujeito é diferente do predicativo do objeto, pois este caracteriza o complemento verbal, e não o sujeito da oração.

Adjunto adverbial é o termo que tem a função de advérbio nas orações. Ele indica circunstâncias, como tempo, modo e finalidade. Exemplos: Estudarei AMANHÃ; Estudo COM CONCENTRAÇÃO; Estudei PARA A PROVA.

LETRA D

Só bastava saber que a primeira construção é uma informação sobre o sujeito. Portanto: predicativo do sujeito. A segunda, o modo como ele morreu, por afogamento: adjunto adverbial.

#A virada de chave não tá no réveillon, mas sim na atitude.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo