Segundo Brunner (2011), o pneumotórax acontece quando a ple...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Pneumotórax Aberto É caracterizado pelo contato do espaço pleural com o meio ambiente (solução de continuidade entre a cavidade e o meio externo), levando a uma equivalência entre as pressões atmosférica e intratorácica, o que ocasionará, em última instância, o colapso pulmonar, queda da hematose e uma hipóxia aguda. Ou seja, o ar que entra na cavidade torácica não fica aprisionado.
O tratamento do pneumotórax é muito variado e depende de vários fatores. Podem ser tomadas condutas desde tratamentos mais conservadores, como a observação domiciliar, até a toracotomia com ressecção pulmonar e pleurectomia. A toracotomia está indicada quando houver saída imediata na drenagem pleural de mais de 1.500 ml de sangue (ou de mais de 20ml/kg de peso) ou, se na evolução, o sangramento horário for maior de 300ml por hora no período de duas horas consecutivas.
O pneumotórax hipertensivo desenvolve-se a partir da entrada de ar no espaço pleural através de uma válvula unidirecional no pulmão ou parede torácica. Consequentemente, a pressão interpleural aumenta de forma progressiva, colabando o pulmão ipisilateral e deslocando o mediastino e a traquéia contralateralmente, comprimindo o pulmão sadio e reduzindo o retorno venoso e o débito cardíaco, com rápida deterioração dos sinais vitais. Introduzir a agulha no hemitórax afetado na altura do 2º espaço intercostal na linha hemiclavicular. Deve-se usar uma agulha de calibre 14 para adultos e uma de calibre 18 para crianças, com uma agulha com, pelo menos, 5cm de comprimento para penetrar a cavidade pleural.
Gabarito do Professor: Letra A
Bibliografia
Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.
Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.
Guyton, A. C. e Hall, J.E. Tratado de Fisiologia Médica, 12ª Edição. Editora Elsevier, 2011.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Substituindo as palavras erradas pelas palavras corretas de acordo com a bibliografia sugerida pela banca (azul)
O pneumotórax simples ocorre mais amiúde quando o ar penetra no espaço pleural através da ruptura de uma bolha ou de uma fístula broncopleural. (GABARITO)
No pneumotórax aberto/hipertensivo o ar que penetra na cavidade torácica a cada inspiração é aprisionado, não podendo ser expulso durante a expiração.
Como regra básica, a toracotomia é indicada quando 1000ml/1500 de sangue for aspirado em média inicialmente por toracocentese ou quando o débito do dreno continuar aproximadamente 100 ml/h/200 ml/h
O pneumotórax hipertensivo pode ser descomprimido com agulha fina no 6º / 2° espaço intercostal na linha axilar média.
Em um pneumotórax hipertensivo no lado afetado, os sons respiratórios estão diminuídos ou ausentes e a percursão apresenta macicez/ hiper-ressonância.
Fonte: BRUNNER e SUDDARTH, 2011. pAG: 1040
o pneumotórax simples ocorre mais amiúde quando o ar penetra no espaço pleural através da ruptura de uma bolha ou de uma fístula broncopleural.
Em uma situação de emergência, o pneumotórax hipertensivo pode ser descomprimido ou rapidamente convertido em
pneumotórax simples, através da inserção de uma agulha de grande calibre (calibre 14) no segundo
espaço intercostal, na linha clavicular média do lado afetado. Isso alivia a pressão e ventila a pressão
positiva para o ambiente externo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo