O manual de Medidas de Prevenção de Infecção Relacionadas a ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - Avaliar diariamente a sedação e diminuindo-a sempre que possível.
Vamos entender por que esta é a alternativa correta e esclarecer as medidas recomendadas para a prevenção de pneumonias hospitalares, especialmente em pacientes sob ventilação mecânica.
Avaliar diariamente a sedação e diminuindo-a sempre que possível é crucial porque ajuda a evitar complicações associadas ao uso prolongado de sedativos, favorecendo a recuperação do paciente e reduzindo o risco de pneumonia associada à ventilação mecânica. A prática de "sedação leve" e avaliação frequente pode facilitar a extubação precoce, diminuindo assim a duração da ventilação mecânica e, consequentemente, o risco de infecções.
Vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Realizar higiene oral com clorexidina degermante. Embora a higiene oral seja importante para a prevenção de infecções, a clorexidina degermante não é recomendada para esta finalidade. A clorexidina em solução oral sim é recomendada para pacientes sob ventilação mecânica. A diferença está na formulação utilizada.
B - Manter os pacientes com a cabeceira elevada a 60°. A recomendação padrão é elevar a cabeceira do leito em um ângulo de 30° a 45° para prevenir a pneumonia associada à ventilação mecânica. Elevar a 60° pode ser desconfortável ou até perigoso para o paciente, não sendo uma prática usual.
C - Realizar aspiração supraglótica. A aspiração correta deve ser traqueal e subglótica, ou seja, abaixo das cordas vocais, para remover secreções que podem levar a infecções. A aspiração supraglótica não é uma prática clínica recomendada para prevenir pneumonia.
E - Utilizar sonda nasogástrica. O uso de sonda nasogástrica não é recomendado como medida de prevenção de pneumonia hospitalar. Pelo contrário, o uso inadequado pode aumentar o risco de aspiração e, consequentemente, de pneumonia.
Entender essas práticas é fundamental para garantir a segurança e a saúde dos pacientes em ambientes hospitalares, especialmente aqueles em situações críticas sob ventilação mecânica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo