Segundo Brunner (2011), paciente com grande volume urinário,...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: A - diabetes insipidus.
Vamos entender por que essa opção está correta e as outras estão incorretas.
Diabetes insipidus é uma condição caracterizada pela produção de um grande volume de urina diluída, que ocorre devido à deficiência de produção ou ação do hormônio antidiurético (ADH), também conhecido como vasopressina. Isso leva a uma incapacidade de concentrar a urina, resultando em uma densidade específica baixa, geralmente entre 1001 e 1005, como mencionado na questão.
O tratamento com desmopressina, um análogo sintético do ADH, melhora os sintomas, confirmando a condição de diabetes insipidus. A resposta positiva a desmopressina na pergunta reforça ainda mais que se trata dessa doença.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
B - Síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético (SIADH): Nesta condição, ocorre uma secreção excessiva de ADH, levando à retenção de água, diminuição do volume urinário e aumento da concentração urinária. Portanto, as características da densidade urinária e do volume descritas na questão não são compatíveis com SIADH.
C - Doença de Gravis: Provavelmente, a referência correta deveria ser à Miastenia Gravis, uma doença autoimune neuromuscular que não está relacionada com alterações no volume e densidade urinária.
D - Síndrome de Cushing: É uma condição caracterizada por níveis excessivos de cortisol no sangue, que também não está diretamente relacionada com as alterações urinárias descritas na questão.
E - Feocromocitoma: É um tumor da glândula adrenal que causa uma produção excessiva de catecolaminas, levando a sintomas como hipertensão, mas não está associado com a produção de urina diluída em grandes volumes.
Com base nas características clínicas descritas na questão, diabetes insipidus é a condição que melhor se encaixa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Diabetes insípidus consiste em um distúrbio de controle da água no organismo, no qual os rins não conseguem reter adequadamente a água que é filtrada. Como consequência, o paciente passa a apresentar um aumento no volume de urina (poliúria), que ultrapassa facilmente os 3 litros por dia, podendo chegar a mais de 10 litros de urina.
O nome insípidus vem do fato da urina ser bastante diluída e por isso “sem gosto”, ao contrário do diabetes melittus, no qual o paciente perde muita água e açúcar pela urina (quando o diabetes está descompensado), podendo ficar “doce”.
Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/diabetes-insipidus
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo