A farmacoeconomia é uma área da economia da saúde que estuda...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q689940 Farmácia
A farmacoeconomia é uma área da economia da saúde que estuda a relação entre medicamentos e aspectos econômicos. Assim, uma análise farmacoeconômica implica, necessariamente, o estudo do custo total e da qualidade do tratamento. Sendo assim, pode-se utilizar uma análise farmacoeconômica, como a incremental, quando se deseja comparar
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é a farmacoeconomia, que é uma área da economia da saúde focada em analisar a relação entre medicamentos e aspectos econômicos, como custo e qualidade do tratamento. A análise farmacoeconômica busca entender como os recursos são melhor utilizados para alcançar resultados de saúde eficientes e eficazes.

Para resolver essa questão, é importante compreender o conceito de análise incremental, que é uma técnica utilizada para comparar diferentes alternativas terapêuticas, avaliando os custos e os outcomes (resultados ou desfechos) associados a cada opção.

Vamos agora à justificativa da alternativa correta:

Alternativa D: Esta é a resposta correta. A análise incremental na farmacoeconomia é utilizada para comparar os custos e os outcomes das alternativas terapêuticas, determinando o custo adicional necessário para obter uma unidade extra de efetividade. Essa abordagem permite que se avalie se um tratamento mais caro realmente traz benefícios adicionais significativos comparado a outra opção.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A: Esta alternativa fala sobre comparar os custos das alternativas farmacêuticas em relação à sua efetividade, mas não menciona a avaliação do custo adicional para uma unidade extra de efetividade, que é o foco da análise incremental.

Alternativa B: Menciona a comparação das alternativas terapêuticas com seus custos em relação ao objetivo do tratamento, porém, não especifica a análise do custo incremental, que considera a efetividade adicional em relação ao custo adicional.

Alternativa C: Fala sobre identificar o custo da falta de efetividade, o que não é o objetivo primário da análise incremental, que se concentra em avaliar o custo-benefício adicional entre tratamentos diferentes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A AI (ANÁLISE INCREMENTAL)  permite  relacionar os custos  e  outcomes de cada alternativa terapêutica para comparação de suas eficiências. Desta  forma,  divide-se  a  diferença dos  custos  das opções pela diferença dos outcomes. Esta análise possibilita mostrar ao  investigador  qual  o  custo  adicional  para se obter uma unidade extra de efetividade,  quando uma opção terapêutica é  comparada  com a  anterior,  de custo mais  elevado e maior efetividade. 

Nunca ouvi falar disso.

Só acertei por associar "incremental" com "extras"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo