Questões Militares Comentadas por alunos sobre entrevista psicológica e técnicas de entrevista em psicologia

Foram encontradas 28 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2194874 Psicologia
No processo de psicodiagnóstico a entrevista inicial constitui-se como um momento importante para coleta de informações relacionadas ao paciente e que serão significativas para o delineamento de um plano de avaliação. Ela pode apresentar diferentes modelos, podendo ser livre, semiestruturada ou estruturada.
Sobre a entrevista, analise as assertivas abaixo.
I. O avaliador deve ter em mente os temas a serem abordados, pois em alguns momentos ele deverá direcionar a entrevista.
II. O paciente responde de acordo com a ordem trazida pelo avaliador, mas suas respostas podem gerar novos questionamentos.
III. O avaliador deve ir além das questões pré-elaboradas e novas questões podem emergir a partir das respostas do paciente.
IV.O paciente é livre para trazer as informações que achar pertinentes na ordem que desejar.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que se referem à entrevista semiestruturada apenas 
Alternativas
Q1668608 Psicologia

A técnica e a habilidade em realizar entrevistas são atributos fundamentais e insubstituíveis do profissional de saúde em geral e da saúde mental em particular.

A respeito da entrevista com o paciente no contexto da saúde mental, avalie o que se afirma.


I. O momento da entrevista inicial não é o ideal para se observar a comunicação não verbal.

II. Na primeira entrevista, o profissional deve inicialmente colher os dados sociodemográficos básicos.

III. Na entrevista inicial da avaliação psicopatológica, realiza-se a anamnese, ou seja, o recolhimento de todos os dados necessários para um diagnóstico pluridimensional do paciente.

IV. O profissional que realiza entrevista deve, sempre que possível, manter-se com posturas rígidas e atitudes neutras, buscando realizar muitas anotações que ajudarão na organização do plano terapêutico.

V. A boa condução de uma entrevista varia muito em função do paciente, de sua personalidade, de seu estado mental; do contexto institucional; dos objetivos da entrevista e da personalidade do entrevistador.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q1002666 Psicologia
De acordo com Elizabeth Carneiro, citada em Gigiiotti e Guimarães (2010), estima-se que apenas 20% das pessoas que procuram tratamento para dependências químicas encontram-se preparadas para a mudança, ou seja, querem se tratar. 40% delas estariam ambivalentes e outros 40% em resistência absoluta, não considerando a possibilidade de mudança. Dado que a aplicação do programa de Doze Passos (originalmente criado para o tratamento do alcoolismo) e a abordagem cognitivo-comportamental destina-se, em geral, àqueles 20% que desejam se tratar, qual opção é indicada pela autora para dar conta dos chamados pacientes difíceis?
Alternativas
Q1002660 Psicologia
Assinale a opção que apresenta o conceito que constitui, de acordo com Dalgalarrondo (2008), elemento fundamental que o profissional de saúde mental deve conhecer para realizar as primeiras entrevistas com o paciente de forma mais habilidosa, entendendo-o e tratando-o de modo menos ingênuo, mais profundo e sensível.
Alternativas
Q1002645 Psicologia
Faissal et al (2005) apresenta um tipo de entrevista onde em vez de fazer perguntas ao candidato que o remetam a situações hipotéticas e condicionais, o entrevistador formula a pergunta solicitando ao candidato que descreva uma situação concreta que ilustre o que se pretende analisar. As perguntas nesse tipo de entrevista devem ser abertas, específicas e devem utilizar verbos de ação no passado. A qual tipo de entrevista os autores se referem?
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: B
5: D