Questões Militares

Foram encontradas 8.858 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3074738 Medicina
De acordo com o Global Report on Birth Defects, cerca de 7,9 milhões de bebês − 6% do total de nascimentos − nascem com alguma malformação congênita de origem genética ou parcialmente genética, enquanto outras centenas de milhares nascem com malformações congênitas desenvolvidas por causas evitáveis. A prevalência das causas de malformações não-genéticas é estipulada em torno de 5 a 10%, principalmente, associadas à exposição materna a agentes teratogênicos, como drogas ilícitas, micro-organismos, medicamentos, álcool, tabaco, radiação, poluição ambiental, entre outros. Acerca dos estudos sobre teratogênese e desenvolvimento anormal em bebês, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2562781 Medicina
A hemoglobinúria paroxística noturna é um distúrbio clonal causado por uma mutação adquirida no gene PIGA das células-tronco hematopoiéticas. Com relação à hemoglobinúria paroxística noturna é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2551784 Medicina
Linfomas são um grupo de doenças causadas por linfócitos malignos que se acumulam nos linfonodos e produzem o quadro clínico de linfonodopatias. Às vezes podem invadir o sangue (fase leucêmica) ou infiltrar órgãos fora do tecido linfóide. Esses tumores são divididos em Hodgkin e não Hodgkin. Com base nesse tema, associe os diferentes linfomas (Hodgkin e não Hodgkin) às suas respectivas características. Considere que, mais de uma característica será associada ao mesmo tipo de linfoma.
Linfoma
(1) Hodgkin (2) Não Hodgkin
Características
( ) Infiltração medular óssea é incomum, mas se ocorrer pode desenvolver insuficiência hematopoética.
( ) Possui padrão de disseminação irregular, com significativa proporção de pacientes desenvolvendo doença extranodal.
( ) Anemia normocítica e normocrômica é comum; um terço dos pacientes tem neutrofilia e eosinofilia é algo frequente. A contagem de plaquetas é normal ou alta na fase inicial e baixa na fase tardia.
( ) Sinais e sintomas de anemia, infecções devidas a neutropenia e púrpura pela trombocitopenia podem estar presentes. Deve-se pesquisar HIV.
( ) A desidrogenase lática (LDH) sérica eleva-se em doença extensa e de proliferação rápida, o que justifica seu uso como marcador de prognóstico.
( ) A velocidade de sedimentação globular e a proteína-C reativa, em geral, estão aumentadas e são úteis na monitorização do progresso da doença. A desidrogenase lática (LDH) é alta em 30 a 40% dos casos.
A sequência correta dessa associação é:
Alternativas
Q2551783 Medicina
Mielodisplasia é um grupo de doenças neoplásicas adquiridas das células-tronco hematopoéticas. Elas são caracterizadas por insuficiência progressiva da medula óssea com anormalidades quantitativas e qualitativas das células no sangue periférico. Marque a opção que apresenta um achado clínico presente em uma mielodisplasia.
Alternativas
Q2551781 Medicina
Analise o caso abaixo, o qual será utilizado para responder à questão.

Paciente jovem é socorrido por paramédicos após acidente automobilístico. É encontrado no local lúcido, hipocorado e com sinais de choque hemorrágico hipovolêmico. Para estabilizá-lo foi administrada solução fisiológica contendo albumina humana e bicarbonato de sódio.
Após o acidente e com a perda abrupta de sangue, o corpo humano responde tentando solucionar o problema. Uma dessas respostas é a vasoconstrição generalizada e deslocamento da homeostase para um estado de hipercoagulação, com a finalidade de tentar estancar a hemorragia. Nessa tentativa, um fenômeno denominado coagulação intravascular disseminada (CIVD) pode ocorrer. Pensando nessa possibilidade, exames laboratoriais são realizados para monitorar o paciente. A CIVD é confirmada quando os seguintes resultados abaixo são encontrados, exceto:
Alternativas
Q2551775 Medicina
A síndrome de resistência à insulina, também conhecida por síndrome metabólica, é caracterizada pela presença dos seguintes distúrbios, exceto:
Alternativas
Q2551760 Medicina
A Taxa de Filtração Glomerular (TFG) é considerada uma medida confiável da capacidade funcional dos rins. Um decréscimo na TFG precede a insuficiência renal em todas as formas de doença progressiva. Sobre o tema, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A TFG pode ser avaliada pela depuração urinária ou plasmática de um marcador.
( ) A dosagem de creatinina sérica é considerada padrão-ouro para a avaliação do TFG.
( ) Variáveis como sexo, idade, raça e tamanho do corpo podem influenciar na avaliação do TFG.
( ) A ureia é outro marcador da TFG, mas sua utilização é incerta e seus valores são influenciados pela alimentação, aumento do catabolismo proteico, desidratação e diminuição da perfusão renal.
Alternativas
Q2475077 Medicina
Na necrose avascular do escafóide, também conhecida como moléstia de Preiser, por meio da análise dos exames de imagem, pode-se considerar que há uma progressão similar a moléstia de Kienbock. Considerando isso, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2475076 Medicina
Em relação a termos usados na síndrome de dor regional complexa (CRPS) e suas respectivas definições, todos abaixo estão corretos, EXCETO: 
Alternativas
Q2475049 Medicina
Considerando a Resolução CFM nº 1658 / 2002, que normatiza a emissão de atestados médicos e dá outras providências, é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q2473200 Medicina
Paciente homem, de 45 anos, foi admitido por suspeita de ter apresentado um primeiro episódio de crise convulsiva em sua vida. Quanto à adequada avaliação do quadro, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2473192 Medicina
Homem, 64 anos, chega ao departamento de emergência com relato de episódio único e prolongado de vertigem rotatória, com um dia de evolução, sem relação com a posição da cabeça, acompanhado de náusea e vômito. Nega síncope, trauma crânio encefálico, cefaleia, febre ou vertigem prévia. Tem antecedentes de hipertensão arterial sistêmica, diabetes, gota e dislipidemia. Exame físico: reflexo vestíbulo-ocular normal, nistagmo rotacional e desalinhamento vertical do olhar (observado no teste de Skew), sem outros achados relevantes. Glicemia capilar: 116mg/dL. Eletrocardiograma com ritmo sinual e Sokolow positivo. Com relação ao caso apresentando, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2473183 Medicina
As mãos são particularmente acometidas na artrite reumatoide. Em estágios avançados da doença, o dano estrutural segue um padrão típico de acometimento. Assinale abaixo a alteração osteoarticular que NÃO é típica da artrite reumatoide.
Alternativas
Q2473182 Medicina
Homem, 52 anos, portador de hipertensão arterial, foi diagnosticado com dengue e encontrase no quinto dia de sintomas. Ao exame físico, apresenta hipotensão postural e prova do laço positiva, sem outros achados relevantes. Segundo a classificação de risco e manejo do paciente com dengue do ministério da saúde – 2021 é CORRETO afirmar que o paciente foi classificado como: 
Alternativas
Q2473181 Medicina
O delirium é um quadro de disfunção cognitivo-comportamental de início agudo, comumente observado em pacientes hospitalizados. Exige do profissional de saúde habilidades para tratar fatores precipitantes, controlar sintomas e instituir um plano terapêutico. Com relação ao delirium, é INCORRETO afirmar. 
Alternativas
Q2473180 Medicina
Mulher, 34 anos, chega ao pronto atendimento com quadro de irritabilidade, parestesia perioral e nas mãos, além de cãibras musculares com 2 dias de evolução. Submetida à tireoidectomia total há 1 semana. Exame físico: pressão arterial de 140/90mmHg, ferida operatória de bom aspecto, espasmo carpopedal bilateral, sem demais achados relevantes. Exames laboratoriais: cálcio sérico total 6,9mg/dL (referência: 8,8 a 10,4mg/dL), albumina sérica 4g/dL (referência 3,5 a 5,2g/dL), cálcio iônico 0,6mmol/L (referência: 1,12 a 1,32mmol/L), fósforo 5,4mg/dL (referência: 2,5 a 4,5mg/dL) e creatinina 1,0 mg/dL (referência: 0,6 a 1,2mg/dL). Considerando a hipótese diagnóstica, assinale a alternativa que indica o tratamento correto para controle dos sintomas.
Alternativas
Q2473178 Medicina
O diagnóstico de doença celíaca deve ser lembrado em pacientes com dor abdominal. Apesar de a patogênese se iniciar no trato gastrointestinal, é considerada uma doença sistêmica, com importantes manifestações extra intestinais. O médico deve estar atento às formas atípicas ou subclínicas, realizando uma busca ativa de casos potenciais ou oligossintomáticos. Assinale abaixo a condição clínica que NÃO SE RELACIONA à doença celíaca. 
Alternativas
Q2473176 Medicina
Homem, 60 anos, é admitido no pronto atendimento com relato de hematêmese e dor tóracoabdominal. Após alimentação copiosa em churrasco, apresentou dor ao nível do apêndice xifoide precedida por episódio de vômito com raias de sangue vivo. Ao exame físico nota-se palidez cutânea, frequência cardíaca de 110bpm, frequência respiratória de 30irpm, hálito etílico, enfisema subcutâneo cervical e sinal de Hamman presente. Radiografia de tórax mostra seio costofrênico velado à esquerda. Qual a hipótese diagnóstica e o exame confirmatório?
Alternativas
Q2473175 Medicina
Com relação à síndrome do intestino irritável (SII), assinale a afirmativa CORRETA: 
Alternativas
Q2473171 Medicina
Considerando o Capítulo VII do Código de Ética Médica (Resolução CFM nº 2.217/ 2018), que trata de Relação entre Médicos, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: D
5: D
6: A
7: B
8: C
9: A
10: A
11: B
12: C
13: A
14: C
15: B
16: D
17: A
18: A
19: B
20: A