Questões Militares

Foram encontradas 3.177 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3220536 História e Geografia de Estados e Municípios
Como aspectos físicos do estado de Sergipe, podemos destacar corretamente o(s): 
Alternativas
Q3220534 História e Geografia de Estados e Municípios
A diferenciação climática entre o litoral e o interior do estado de Sergipe está diretamente relacionada a fatores naturais como a maritimidade, a atuação de massas de ar, a presença de vegetação e o relevo. Nesse contexto:
Alternativas
Q3220514 Atualidades
Nos últimos anos, o mercado brasileiro observou uma rápida expansão de empresas voltadas às apostas esportivas. Com esse cenário, o governo brasileiro tem trabalhado na criação de uma legislação que regule o funcionamento dessas empresas. A legalização e operação desse setor têm gerado debates intensos, com opiniões divididas entre pontos positivos e negativos. O tema é controverso porque:
Alternativas
Q3219301 História e Geografia de Estados e Municípios
Sergipe, a segunda menor unidade federativa do Brasil, é composta por 75 municípios.Apesar de suas reduzidas dimensões territoriais, ao longo da história e conforme os critérios adotados, diversas regionalizações foram propostas para o estado. Com relação à divisão regional definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que organiza Sergipe em regiões geográficas intermediárias e imediatas, é possível afirmar a existência de:
Alternativas
Q3217886 História e Geografia de Estados e Municípios
Como um dos potenciais do estado do Sergipe para a atração de investimentos, podemos destacar a:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UERJ Órgão: CBM-RJ Prova: UERJ - 2025 - CBM-RJ - Oficial Combatente |
Q3214533 História



Imagem associada para resolução da questão


TONI D’AGOSTINHO Disponível em acaricatura.com.br.


Na charge, dois aspectos que caracterizam o mundo do trabalho na contemporaneidade estão relacionados de forma irônica.

Esses aspectos são:

Alternativas
Ano: 2025 Banca: UERJ Órgão: CBM-RJ Prova: UERJ - 2025 - CBM-RJ - Oficial Combatente |
Q3214531 História

95% DO FOGO NO PANTANAL TÊM ORIGEM EM PROPRIEDADES PRIVADAS


A maior parte do fogo que queima o pantanal teve origem em propriedades privadas, e quase não há indícios de que tenha começado por causas naturais, como raios. Isso é o que apontam monitoramentos via satélites do bioma, feitos por diferentes instituições.

Para pesquisadores, a ação humana é o principal vetor dessas queimadas, que podem se transformar em uma das maiores crises já vistas no Pantanal. Quase 95% dos 3372 focos de incêndio no primeiro semestre de 2024 − número que é recorde para o período − ficam em áreas privadas, segundo o programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe).


Adaptado de folha.uol.com.br, 26/06/2024.


ÁREA ATINGIDA PELO FOGO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024

(em hectares)


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: Lasa/UFRJ.


A extensão e o tipo de áreas mais atingidas pelos incêndios florestais no primeiro semestre de 2024 estão relacionados ao modelo que marca a ocupação e a exploração do território brasileiro desde a colonização. Esse modelo se caracteriza principalmente por:

Alternativas
Ano: 2025 Banca: UERJ Órgão: CBM-RJ Prova: UERJ - 2025 - CBM-RJ - Oficial Combatente |
Q3214529 História

ÁFRICA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: UM CAPÍTULO ESQUECIDO


 A partir de 3 de setembro de 1939, quando a Grã-Bretanha e a França declararam guerra à Alemanha, os Aliados recrutaram na África cerca de meio milhão de soldados e operários. Soldados de toda a África subsaariana e do norte do continente tiveram de lutar contra as tropas alemãs e italianas no norte da África e na Europa durante a guerra. Mais tarde também combateram contra os japoneses na Ásia e no Pacífico.

Nos noticiários na Europa falava-se em “voluntários”. Mas o antigo soldado congolês Albert Kuniuku, de 93 anos, tem outra versão: “Foi um verdadeiro recrutamento forçado. Eu trabalhava numa empresa têxtil quando nos foram buscar. Todos os jovens trabalhadores foram recrutados. Nenhum deles tinha mais de 30 anos.”

Albert Kuniuku é presidente da União dos Veteranos Congoleses (UNACO) em Kinshasa, a capital da República Democrática do Congo. Até 1960, o país foi governado pela Bélgica. O veterano é um dos últimos sobreviventes de uma unidade expedicionária que lutou contra os japoneses na Índia e no Mianmar (antiga Birmânia), entre 1940 e 1946, sob comando britânico e belga, longe dos campos de batalha da Europa.

Adaptado de dw.com, 08/05/2020.


A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) tornou-se um dos acontecimentos mais marcantes da história do século XX. No trecho da reportagem, são apresentados alguns de seus impactos para as sociedades africanas, como demonstra o testemunho de Albert Kuniuku. Naquelas sociedades, o recrutamento forçado de trabalhadores foi promovido em função do seguinte contexto:

Alternativas
Ano: 2025 Banca: UERJ Órgão: CBM-RJ Prova: UERJ - 2025 - CBM-RJ - Oficial Combatente |
Q3214527 História


Imagem associada para resolução da questão
objdigital.bn.br
Esse 10 de espadas compõe um baralho elaborado nas comemorações do Centenário da Independência do Brasil. Na carta se vê o prédio sede do agora Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). A corporação foi criada como Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, em 1856, pelo Imperador D. Pedro II. É o mais antigo da América Latina. Deixou de ser provisório em 1860 e, em 1880, passou a ter organização militar. Antes dela, os sinos da igreja de São Francisco de Paula e tiros que partiam do Morro do Castelo anunciavam e localizavam os incêndios na cidade. O prédio, edificado em 1908, situado na Praça da República, abriga a sede do Quartel e o Museu Histórico do CBMERJ.
Adaptado de bndigital.bn.gov.br.
A criação de órgão específico para o combate a incêndios na cidade do Rio de Janeiro, em meados do século XIX, se inseriu em um contexto de mudanças significativas para a então capital do Império do Brasil. Tais mudanças se relacionaram ao objetivo de promover práticas de:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UERJ Órgão: CBM-RJ Prova: UERJ - 2025 - CBM-RJ - Oficial Combatente |
Q3214526 História

O caráter de cada ato depende das circunstâncias sob as quais ele é praticado. A proteção mais estrita da liberdade de expressão não protege um homem que falsamente grita fogo num teatro e causa pânico. Ela [a proteção mais estrita da liberdade de expressão] sequer protege um homem de uma injunção contra palavras belicosas que possam ter todo o efeito de força. A questão, em todos os casos, é se as palavras utilizadas são empregadas sob essas circunstâncias e se são de tal natureza para criar um perigo claro e imediato.


LIVER WENDELL HOLMES, JR. (1841-1935) Adaptado de ROTUNDA, R. O direito de dissidência e a dívida dos Estados Unidos com Heródoto e Tucídides. Revista de Estudos Institucionais, v. 1, n. 1, 2015. 


Embasado no raciocínio acima, o juiz da Suprema Corte dos E.U.A, Oliver Wendell Holmes, Jr., argumentou, em 1919, que a liberdade de expressão depende das circunstâncias para sua prática. O movimento que inspirou a defesa desse direito no mundo contemporâneo e uma prática que ameaçou esse mesmo direito no Brasil no século XX estão associados, respectivamente, em:

Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: PM-SP Prova: FGV - 2025 - PM-SP - Soldado PM de 2ª Classe |
Q3206745 História

Observe a imagem a seguir.  


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Memorial da Democracia. Disponível em https://memorialdademocracia.com.br/card/ a-grande-greve-dos-trabalhadores-do-abc


A foto retrata um grande grupo de pessoas, predominantemente homens, com os braços erguidos em protesto, sendo que um deles segura uma placa com a inscrição: “‘Volks’ trabalhadores unidos até a vitória”, fazendo referência à fábrica de automóveis Volkswagen. A foto mostra a assembleia dos operários em greve na região do ABC paulista, em 1979. As greves gerais dos metalúrgicos, que ficaram conhecidas com esse nome, começaram em 1978 e se estenderam por 1979 e 1980, durante a ditadura militar no Brasil, e mobilizaram cerca de 200 mil trabalhadores.


A respeito desse movimento social, avalie as afirmativas a seguir.


I. As greves representaram o ressurgimento do movimento trabalhista brasileiro e o início do processo de redemocratização.


II. As greves não alcançaram o resultado esperado, e os salários dos grevistas continuaram congelados devido ao fim do período conhecido como Milagre Econômico.


III. As greves tiveram a adesão da maioria dos trabalhadores do setor metalúrgico, mas não conseguiram o apoio de outros segmentos trabalhistas e populares.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: PM-SP Prova: FGV - 2025 - PM-SP - Soldado PM de 2ª Classe |
Q3206742 História

A Constituição de 1891 evidencia, no plano das instituições, que a classe dominante consegue alcançar seus objetivos políticos já no início da República, e é um índice de sua capacidade para promover a integração do país, na medida de tais objetivos.


(Fonte: FAUSTO, Boris. A revolução de 1930. História e historiografia. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 120.)


Assinale a afirmativa que apresenta corretamente uma das medidas estabelecidas pela Constituição de 1891. 

Alternativas
Ano: 2025 Banca: SELECON Órgão: CBM-MT Prova: SELECON - 2025 - CBM-MT - Auxiliar |
Q3163035 História e Geografia de Estados e Municípios
Em relação aos aspectos físicos, o território de Mato Grosso:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: SELECON Órgão: CBM-MT Prova: SELECON - 2025 - CBM-MT - Auxiliar |
Q3163034 História e Geografia de Estados e Municípios
Comparando dados de 2023 do Produto Interno Bruto (PIB) do Mato Grosso com os das demais Unidades da Federação do Centro-Oeste brasileiro, pode-se considerar que o estado ocupa o(a):
Alternativas
Ano: 2025 Banca: SELECON Órgão: CBM-MT Prova: SELECON - 2025 - CBM-MT - Auxiliar |
Q3163033 Conhecimentos Gerais
As informações divulgadas pelo Censo demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam para a(as):
Alternativas
Ano: 2025 Banca: SELECON Órgão: CBM-MT Prova: SELECON - 2025 - CBM-MT - Auxiliar |
Q3163032 Conhecimentos Gerais
A Amazônia e o Cerrado brasileiro possuem especificidades territoriais e ambientais e, historicamente, a implantação de uma modal dominante de transportes nessas regiões por parte do estado brasileiro trouxe uma série de impactos socioambientais. Nesse sentido, pode-se dizer que a infraestrutura de transportes dominante nessas regiões e o seu respectivo impacto são:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: SELECON Órgão: CBM-MT Prova: SELECON - 2025 - CBM-MT - Auxiliar |
Q3163031 História e Geografia de Estados e Municípios
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que Mato Grosso é um dos estados do Brasil que mais aumentaram a renda per capita e o produto interno bruto nos últimos 20 anos. Tais aumentos decorrem da(do):
Alternativas
Ano: 2025 Banca: SELECON Órgão: CBM-MT Prova: SELECON - 2025 - CBM-MT - Auxiliar |
Q3163030 História e Geografia de Estados e Municípios
Assunto de manifestos, teses e campanhas durante várias décadas, a divisão do estado de Mato Grosso e a consequente criação do estado do Mato Grosso do Sul ocorreram durante o período da História do Brasil chamado de:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: SELECON Órgão: CBM-MT Prova: SELECON - 2025 - CBM-MT - Auxiliar |
Q3163028 História e Geografia de Estados e Municípios
Em meio às revoltas e aos movimentos sociais que marcaram o período regencial no Brasil, um destes ocorreu na província de Mato Grosso, marcada pelo antilusitanismo e pela discussão entre centralização e descentralização do poder, denominando-se:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: SELECON Órgão: CBM-MT Prova: SELECON - 2025 - CBM-MT - Auxiliar |
Q3163026 História e Geografia de Estados e Municípios
A capitania de Mato Grosso foi criado por meio de Carta Régia em 1748, sendo desmembrada da Capitania de São Paulo. Como resultado da ocupação desse território pelos bandeirantes e, consequentemente, pela Coroa portuguesa, um novo acordo foi firmado atualizando as fronteiras entre os domínios portugueses e espanhóis, sendo este chamado de Tratado de:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: B
5: A
6: D
7: C
8: D
9: C
10: A
11: A
12: D
13: B
14: B
15: A
16: D
17: B
18: B
19: D
20: A