A Agência Reguladora de Serviços Públicos Estaduais, au...
Considerando a disciplina legislativa a respeito do tema, assinale a opção correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
a) Certo: de fato, há permissivo legal para a dispensa de licitação em tal hipótese, conforme previsto no art. 24, X, Lei 8.666/93, in verbis: " Art. 24. É dispensável a licitação: (...) X - para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia."
b) Errado: é claro que há possibilidade de aquisição de bens imóveis, pela Administração, através de contrato de compra e venda, bem assim, por exemplo, mediante procedimentos judiciais ou dação em pagamento (arts. 19 e 23, §3º, Lei 8.666/93), de modo que está evidentemente errado afirmar que a desapropriação é a única forma de o Poder Público adquirir bens imóveis.
c) Errado: conforme visto nos comentários à alternativa "a", não necessariamente, porquanto a licitação pode ser dispensável (art. 24, X, Lei 8.666/93)
d) Errado: idem ao comentário feito acima, sendo que o leilão sequer é modalidade viável para fins de aquisição de bens imóveis pela Administração, e sim para venda (art. 23, §5º, Lei 8.666/93).
Resposta: A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A - correta - Lei 8.666/93, art. 24, X - para a compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia;(Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)
B - incorreta - Art. 2o As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei.
c - incorreta - pode haver dispensa de licitação. Entretanto, caso seja realizado o procedimento licitatório, deverá ser por concorrência quando se tratar de aquisição de bens imóveis, independentemente do valor. Quando se tratar de alienação e o imóvel for proveniente de ação judicial ou dação em pagamento, poderá ser utilizada a modalidade leilão.
d - incorreta - fundamentos da alternativa C.
Para a alternativa "a" estar correta deveria estar escrito "dispensável" ao invés de "dispensada". Erro na questão.
Acredito que o colega Henrique se equivocou no comentário, vide o artigo 17, inciso I da lei.
Art. 17. A alienação de bens da Administração Pública, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será precedida de avaliação e obedecerá às seguintes normas:
I - quando imóveis, dependerá de autorização legislativa para órgãos da administração direta e entidades autárquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, dependerá de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, dispensada esta nos seguintes casos:
...
Abraços.
A QUESTÃO ESTÁ MAL ELABORADA, POIS A LICITAÇÃO NESSE CASO É DISPENSÁVEL, FICANDO A CRITÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO ABRIR, OU NÃO, O PROCEDIMENTO DE LICITAÇÃO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo