Nas localidades não abrangidas por jurisdição de vara do tra...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Quando um juiz de direito julga demandas trabalhistas em localidades que não possuem uma vara do trabalho específica, a Constituição Federal estipula um procedimento especial quanto aos recursos. O Artigo 112 da Constituição estabelece que, nas comarcas que não estão sob a jurisdição de uma vara do trabalho, é possível que os juízes de direito atuem na esfera trabalhista.
Neste contexto, se houver a necessidade de interpor um recurso contra uma decisão proferida por um juiz de direito em matéria trabalhista, o mesmo deve ser direcionado e julgado pelo respectivo Tribunal Regional do Trabalho. Isso garante que o recurso seja analisado por um órgão especializado na área do direito do trabalho, proporcionando maior expertise na decisão.
Gabarito: Letra D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta correta é a Letra "D". Pois Juízes de Direito Investidos de Jurisdição Trabalhistas são Competentes para julgar questões trabalhistas. E no Caso em questão a competência pra julgar recurso interposto contra a decisão dele é o TRT a qual ele está subordinado.
Gabarito letra D
Art. 112. A lei criará varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas não abrangidas por sua jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal Regional do Trabalho. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
rt. 112. A lei criará varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas não abrangidas por sua jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal Regional do Trabalho. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
Nº 10 STj SÚMULA 10 -
INSTALADA A JUNTA DE CONCILIAÇÃO E JULGAMENTO, CESSA A COMPETENCIA DO JUIZ DE DIREITO EM MATERIA TRABALHISTA, INCLUSIVE PARA A EXECUÇÃO DAS SENTENÇAS POR ELE PROFERIDAS.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo