Nas localidades não abrangidas por jurisdição de vara do tra...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Ano: 2007 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: OAB Prova: CESPE - 2007 - OAB - Exame de Ordem - 1 - Primeira Fase |
Q299773 Direito Processual do Trabalho
Nas localidades não abrangidas por jurisdição de vara do trabalho, as demandas trabalhistas serão julgadas pelo juiz de direito. Recurso interposto contra decisão de juiz de direito em matéria trabalhista deve ser julgado pelo
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Quando um juiz de direito julga demandas trabalhistas em localidades que não possuem uma vara do trabalho específica, a Constituição Federal estipula um procedimento especial quanto aos recursos. O Artigo 112 da Constituição estabelece que, nas comarcas que não estão sob a jurisdição de uma vara do trabalho, é possível que os juízes de direito atuem na esfera trabalhista.

Neste contexto, se houver a necessidade de interpor um recurso contra uma decisão proferida por um juiz de direito em matéria trabalhista, o mesmo deve ser direcionado e julgado pelo respectivo Tribunal Regional do Trabalho. Isso garante que o recurso seja analisado por um órgão especializado na área do direito do trabalho, proporcionando maior expertise na decisão.

Gabarito: Letra D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito D. Constituição Federal. Art. 112. A lei criará varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas não abrangidas por sua jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal Regional do Trabalho. 

Resposta correta é a Letra "D". Pois Juízes de Direito Investidos de Jurisdição Trabalhistas são Competentes para julgar questões trabalhistas. E no Caso em questão a competência pra julgar recurso interposto contra a decisão dele é o TRT a qual ele está subordinado.

Gabarito letra D

 

Art. 112. A lei criará varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas não abrangidas por sua jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal Regional do Trabalho.             (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

rt. 112. A lei criará varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas não abrangidas por sua jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal Regional do Trabalho.             (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

Nº 10 STj SÚMULA 10 -

INSTALADA A JUNTA DE CONCILIAÇÃO E JULGAMENTO, CESSA A COMPETENCIA DO JUIZ DE DIREITO EM MATERIA TRABALHISTA, INCLUSIVE PARA A EXECUÇÃO DAS SENTENÇAS POR ELE PROFERIDAS.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo