Questões de Concurso
Comentadas sobre delegação, centralização e descentralização em administração geral
Foram encontradas 533 questões
A empresa X vem vivenciando grande crescimento graças ao volume de projetos contratados. Mas o seu modo de gestão conduz a uma extrema centralização, com autoridade e responsabilidade fortemente concentradas na diretoria. Sugeriu-se uma reorganização através da descentralização de poder, que se baseia no argumento de que as decisões
Delegação é o processo de transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada. Deve-se estar atento a determinar obstáculos para um adequado processo de delegação.
Assim, sem analisar quem tem razão, se chefe ou subordinado, sobre os principais obstáculos para a delegação, do ponto de vista da empresa, do chefe e do subordinado, relacione a coluna numerada com a não numerada, marcando a sequência correta nas alternativas abaixo. Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser utilizados.
1. Do ponto de vista da empresa.
2. Do ponto de vista do chefe.
3. Do ponto de vista do subordinado.
( ) Autovalorização.
( ) Nível de controle.
( ) Não tem tempo.
( ) Falta de informações.
( ) Possibilidade de não ser reconhecido.
A escolha, por uma organização, entre uma abordagem centralizada padronizada e uma abordagem mais descentralizada envolve trade-offs enganosos. Já que há poucas (se alguma) redes completamente centralizadas ou descentralizadas, na maioria dos casos a escolha entre abordagens é feita no nível das políticas e procedimentos individuais. Por exemplo, uma determinada empresa pode permitir muitas diferenças entre suas instalações em relação a um planejamento da produção e políticas de controle de estoque, mas deve insistir que eles utilizem o mesmo sistema de informação para implementar essas políticas.
Sobre centralização versus descentralização, conforme exposto no texto acima, relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
A. Centralizar/padronizar quando diferentes instalações.
B. Descentralizar/dar autonomia quando as instalações.
( ) Produzem diferentes produtos.
( ) Operam em ambientes bem diferentes.
( ) Atendem clientes similares que prezam uniformidade.
( ) Atendem clientes com diferentes necessidades.
( ) Operam em ambientes com restrições e/ou recursos similares.
Em relação à descentralização, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
Descentralização é a menor concentração do poder decisório na alta administração da empresa, sendo, portanto mais distribuído por seus diversos níveis hierárquicos. Não se deve considerar uma empresa centralizada ou descentralizada no sentido extremo ou puro. O que ocorrer é a maior ou menor tendência e/ou postura da empresa para a centralização ou descentralização de seu poder decisório por seus vários níveis hierárquicos. Dessa forma, identifique corretamente quais os condicionantes da estrutura organizacional que favorece a descentralização.
I. Objetivos, estratégias e políticas.
II. Ambiente empresarial.
III. Fator Humano.
IV. Natureza das atividades e da tecnologia.
V. Amplitude de controle.
Observe as afirmativas a seguir, em relação a situações especiais em que pode ser conveniente centralizar:
I – facilitar a liderança pessoal.
II – lidar com emergências.
III – aumentar a integração.
IV. – otimizar recursos escassos.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. O termo descentralização refere-se ao grau em que a tomada de decisão está concentrada em um único ponto da organização. O conceito abrange somente a autoridade formal, ou seja, os direitos inerentes ao cargo de uma pessoa.
II. A formalização diz respeito ao grau em que os cargos são padronizados na organização. Um cargo altamente formalizado dá a seu ocupante pouquíssimo arbítrio sobre o que, quando e como será feito.
III. A centralização acontece quando pessoal de nível inferior fornece subsídios ou é de fato dotado de arbítrio para tomar decisões.
IV. Onde a formalização é alta, os comportamentos de trabalho são relativamente não-programados e os funcionários dispõem de muita liberdade para exercer seu arbítrio no trabalho.
O grau de descentralização administrativa de uma organização depende de fatores como: tamanho e tipo de negócio da organização, tendências econômicas e políticas do país, filosofia da alta administração e das personalidades envolvidas, competência dos subordinados e confiança dos superiores nessa competência e facilidade de informações que permitam a tomada de decisões. Dessa forma, o grau de centralização ou de descentralização mais adequado para a organização é função dos fatores expostos. Nesse contexto, é correto afirmar que o grau de descentralização é maior:
A descentralização faz com que decisões sejam pulverizadas nos níveis mais baixos da organização, proporcionando um aumento da eficiência organizacional.
São vantagens da descentralização, EXCETO:
Uma das desvantagens da descentralização é
A respeito da descentralização, é certo que:
A descentralização administrativa deve considerar a
O desenvolvimento institucional e profissional impõem novos desafios para profissionais que exercem atividade no âmbito das relações sociais. Um destes desafios advém da necessidade da integração com outros profissionais de outras áreas, o de trabalhar em “rede”, promovendo ações articuladas e de forma conjunta. Neste sentido, a “rede” mencionada – que pode contribuir no tocante à participação social e profissional – tem como um dos princípios fundamentais o(a)
Assinale a alternativa correta.
A transferência de autoridade e responsabilidade para posições inferiores na estrutura organizacional, constante do conceito de organização funcional, é definida como
Há vários elementos que concorrem para acelerar a descentralização da autoridade nas organizações, entre as quais estão:
Numa organização, quando a autoridade de tomar decisões é delegada para os níveis mais baixos da organização, trazendo rapidez na tomada de decisão, caracteriza-se a existência de uma