Questões de Concurso
Comentadas sobre o novo gerencialismo público ou nova gestão pública em administração pública
Foram encontradas 253 questões
A modernização da administração pública pode ser alcançada exclusivamente através da implementação de novas tecnologias, sem a necessidade de alterações nos processos ou na cultura organizacional.
Leia os itens a seguir, relacionados aos conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, pilares da Nova Gestão Pública.
I. Eficiência é a capacidade de utilizar os meios e os recursos de maneira racional, representada, principalmente, pela relação entre o custo e o benefício, de todos os fatores envolvidos na prestação de serviços ou na produção de bens.
II. Eficácia relaciona-se com o alcance dos objetivos pactuados, de forma implícita ou explícita, quanto à qualidade e à extensão do atendimento na prestação dos serviços ou na produção de bens.
III. Efetividade é a real contribuição em termos de resultados ao alcance da finalidade de uma intervenção ou do impacto de desenvolvimento esperado.
IV. A efetividade não apresenta relação, de alguma natureza, com a eficiência e a eficácia.
Estão corretas apenas as afirmativas
A preconizada Nova Gestão Pública, modelo de modernização do aparelho do Estado para que, com foco em resultados, atenda, da melhor maneira possível, as necessidades da sociedade, tem, entre seus modelos de gestão, um que substitui o tradicional modelo de gestão por tarefas, fragmentado, por outro modelo integrado, no qual as áreas da organização trabalham em torno das necessidades do cliente (cidadão), interagindo entre si, de forma harmônica, a partir de uma visão sistêmica de toda a extensão das ações governamentais. Esse modelo é o de Gestão por
Um dos componentes relevantes da nova gestão pública ou da gestão pública moderna é a utilização da tecnologia para auxiliar na realização do potencial de eficácia e eficiência que se esperam da administração dos bens públicos. Assinale a alternativa que apresenta componentes imprescindíveis da gestão pública moderna.
Apesar de ser tratada como a nova gestão pública, a reforma empreendida preservou traços importantes da administração pública burocrática. No que se refere aos traços comuns da administração burocrática que foram preservados na nova administração pública, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Estruturas de poder menos centralizadas e hierárquicas, permitindo maior rapidez e economia na prestação de serviços e a participação dos usuários.
( ) Carreiras estruturadas e com exigência de concursos públicos para atividades de policiamento, fiscalização, regulação e coordenação de políticas públicas.
( ) Preocupações crescentes da sociedade com a ética, a transparência e a imputabilidade dos dirigentes e políticos.
( ) Exigência de procedimentos estruturados, incluindo licitações e tomadas formais de preços para compras governamentais e contratação de obras e serviços.
( ) Mecanismos de proteção do servidor público contra perseguições políticas, estruturas de controle interno e externo.
Sobre os critérios de avaliação de programas e projetos na Administração Pública, assinale a alternativa correta.
Em relação aos modelos gerencialistas, é correto afirmar:
Em novembro de 1995, o presidente Fernando Henrique Cardoso apresentou à sociedade brasileira o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Para o modelo de administração adotado no referido Plano, a “eficiência da administração pública - a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário - torna-se então essencial. A reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações” (Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília: Presidência da República, Câmara da Reforma do Estado, Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, 1995. p. 21).
Disponível em: hetp://www.biblioteca,presidencia.gov.br/publicacoes-oficiais/catalogo/fhc/plano-diretor-da-reforma-do-aparelho-doestado-1995.pdf. Acesso em: 07 set, 2023.
A partir da leitura do enunciado acima, identifique a alternativa que contém o modelo de administração pública adotado pelo Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado:
Assim, a participação popular na gestão pública é compreendida como
A expressão Administração Pública, comumente, pode ser utilizada em dois sentidos: em sentido subjetivo, formal ou orgânico; e em sentido objetivo, material ou funcional.
Analise as duas assertivas abaixo e depois escolha a alternativa CORRETA.
I – A Administração Pública, em sentido subjetivo, formal ou orgânico, designa os entes que exercem a atividade administrativa; compreende pessoas jurídicas, órgãos e agentes públicos incumbidos de exercer uma das funções em que se triparte a atividade estatal: a função administrativa.
II – A Administração Pública, em sentido objetivo, material ou funcional, designa a natureza da atividade exercida pelos referidos entes; neste sentido, a Administração Pública é a própria função administrativa que incumbe, predominantemente, ao Poder Executivo.
1. (__) Governança relaciona-se estritamente com a capacidade de uma organização em aderir a regulamentos internos, sem levar em conta a transparência ou a responsabilidade perante o público.
2. (__) Governabilidade é a capacidade de um governo de implementar políticas e decisões de forma eficaz, mesmo que isso comprometa temporariamente a transparência com os stakeholders.
3. (__) Accountability envolve não apenas a prestação de contas, mas também a obrigação de responder por ações e resultados, sendo essencial para a confiança pública.
A sequência CORRETA é:
Julgue o item a seguir.
Sobre a aplicação de metodologias de análise de dados e
feedback dos usuários em um sistema de gerenciamento
de qualidade de um serviço público prestado
continuamente, é possível proporcionar aos gestores e
operadores insights valiosos para identificar gargalos
operacionais, otimizar processos internos e aprimorar a
experiência do cidadão, contribuindo para a construção
de uma gestão pública mais eficiente e orientada para
resultados.