Questões de Concurso
Comentadas sobre organização e estrutura do estado, governo e administração em administração pública
Foram encontradas 1.756 questões

Os princípios da administração pública, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, são fundamentais para garantir a boa gestão dos recursos públicos. A aplicação desses princípios na prática, no entanto, enfrenta desafios. Um desses desafios é:
Acerca da arquitetura da governança corporativa e dos órgãos que a compõem, julgue o item a seguir.
Os comitês de assessoramento do conselho de administração e da diretoria executiva são de natureza estatutária.
Acerca da arquitetura da governança corporativa e dos órgãos que a compõem, julgue o item a seguir.
O conselho de administração é um órgão colegiado obrigatório em uma sociedade limitada.
COLUNA 1
( 1 ) Princípio da legalidade ( 2 ) Princípio da impessoalidade ( 3 ) Princípio da moralidade ( 4 ) Princípio da publicidade ( 5 ) Princípio da eficiência
COLUNA 2
( ) Os agentes públicos devem, além de respeitar as leis, atuar de forma honesta, proba, com lealdade e boa-fé e com fundamento nos padrões éticos de conduta.
( ) A Administração Pública deve tornar públicos os seus atos, para garantir o direito à informação e possibilitar a fiscalização pela sociedade.
( ) A Administração Pública só pode fazer o que a lei autoriza, ou seja, suas ações devem estar sempre previstas ou autorizadas por normas jurídicas.
( ) A Administração Pública deve buscar a melhor utilização dos recursos, agindo com celeridade, economia e qualidade nos serviços prestados.
( ) A Administração Pública deve atuar sem discriminação ou favoritismo em relação aos indivíduos ou grupos, e essa atuação deve ser orientada pelo interesse público.
A sequência correta é
• Processos decisórios lentos devido à existência de múltiplos níveis hierárquicos. • Falta de clareza nas atribuições dos departamentos, gerando sobreposição de funções.
• Pouca autonomia nas unidades descentralizadas, o que prejudica a agilidade na execução de atividades regionais.
• Comunicação ineficiente entre os departamentos, levando à duplicidade de esforços e desperdício de recursos.
Foram apresentadas propostas de algumas mudanças na estrutura organizacional como formas para enfrentar os desafios. Com base nas características da estrutura organizacional em autarquias públicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Adotar uma estrutura organizacional do tipo matricial, que permita maior integração entre departamentos e projetos.
( ) Reduzir os níveis hierárquicos, adotando uma estrutura organizacional mais enxuta e com maior delegação de poder.
( ) Reestruturar os processos de decisão para priorizar a centralização, assegurando uniformidade em todas as decisões estratégicas.
( ) Implantar canais formais de comunicação e sistemas de gestão integrada para melhorar o fluxo de informações.
A sequência está correta em
I - O planejamento público deve ser flexível para se adaptar às mudanças nas prioridades governamentais e nas necessidades da população.
II - A centralização administrativa é uma característica essencial do planejamento público eficaz.
III - O planejamento público visa apenas à eficiência operacional, sem considerar a eficácia dos serviços prestados.
É CORRETO concluir o que se afirma em:
Quanto às normas relativas ao Estado, ao governo e à Administração Pública federal, julgue o item seguir.
O sistema de freios e contrapesos constitui um mecanismo pelo qual um poder pode intervir nas atividades exercidas por outro, limitando eventuais excessos, sem que isso configure ofensa ao princípio da separação dos poderes.
Quanto às normas relativas ao Estado, ao governo e à Administração Pública federal, julgue o item seguir.
O conceito de Administração Pública Federal, em sentido objetivo, diz respeito às entidades e aos órgãos que integram a Administração, responsáveis pela gestão de bens e serviços públicos, com o objetivo de atender aos interesses dos cidadãos.
Assinale a opção que apresenta exemplo de atores governamentais.
Princípios
1 - Legalidade
2 - Impessoalidade
3 - Moralidade
4 - Publicidade
5 - Eficiência
Caracterização dos princípios
( ) Determina que a atividade administrativa deve ser destinada a todos os administrados, dirigida aos cidadãos em geral, sem a determinação de pessoa ou discriminação de qualquer natureza.
( ) Torna obrigatória a divulgação de atos, contratos e outros instrumentos celebrados pela Administração Pública direta, indireta ou fundacional, para conhecimento, controle e início de seus efeitos.
( ) Consiste em que a Administração esteja rigorosamente subordinada à Constituição e à lei. Para o cidadão em geral, o que não é proibido é permitido, mas para o administrador público significa que ele somente poderá fazer o que a lei determina.
( ) Significa que o contribuinte, que paga a conta da administração pública, tem o direito de exigir um retorno equivalente ao que pagou, sob forma de tributos. Todos os servidores públicos estão sendo pagos pela sociedade, que deve exigir que sejam obedecidos os princípios constitucionais e que os atos administrativos visem apenas o bem comum e utilização correta desses recursos.
( ) Envolve a análise da ação administrativa, se ela está pertinente ao interesse público. Se o ato administrativo via apenas aos interesses do governante, ou de um determinado grupo, evidentemente não será válido, e poderá ser derrubado através de uma ação judicial. O fim institucional da Administração Pública é o interesse público que vincula e determina a ação do administrador.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.