Questões de Concurso
Sobre paradigma do cliente na gestão pública em administração pública
Foram encontradas 39 questões
A respeito do paradigma do cliente na gestão pública, assinale a alternativa que apresenta o modelo de gestão que surge do entendimento de que a ideia de consumidor poderia resultar em um atendimento melhor para alguns do que para outros, em um universo em que todos têm os mesmos direitos, de modo que a busca pela melhoria do atendimento seja voltada para a consecução do bem comum.
No que diz respeito ao paradigma do cliente na administração pública, julgue o item.
Com a chegada do PSO (Public Service
Orientation), foi reforçado e amplificado o
entendimento de que o usuário do serviço deve ser
visto como cliente-consumidor.
No que diz respeito ao paradigma do cliente na administração pública, julgue o item.
No Consumerism, há o incremento na busca pela
qualidade, decorrente da mudança do modo de
ver o usuário do serviço, de mero contribuinte para
cliente consumidor de serviços públicos.
Acerca da burocracia, assinale a opção correta.
Um dos modelos de administração pública com base em paradigmas que ainda persistem, apesar da evolução da gestão pública em algumas sociedades mais modernas, que vê a coisa pública (res publica) não pertencente à coletividade, mas às pessoas que comandam e administram o patrimônio público como sua propriedade pessoal, sem preocupação com regras e/ou legislação, é conceituado como Administração
Quanto aos 3 (três) modelos de Administração Pública, assumidos ao longo dos anos, assinale a alternativa correta.
No contexto de órgãos públicos, a Gestão da Experiência do Cliente visa garantir a satisfação dos cidadãos por meio de diversas estratégias e práticas. Mediante isso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A implementação de feedback contínuo dos cidadãos é crucial para a melhoria dos serviços públicos.
PORQUE
II. Coletar e analisar feedback permite identificar áreas de melhoria e ajustar os serviços às necessidades e expectativas dos cidadãos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
I – O modelo gerencial, em sua fase inicial, implica administrar a res publica de forma semelhante ao setor privado, de forma eficiente, com a utilização de ferramentas que consigam maximizar a satisfação do usuário. II - No Consumerism, há o incremento na busca pela qualidade, decorrente da mudança do modo de ver o usuário do serviço, de mero contribuinte para cliente consumidor de serviços públicos. III – De acordo com o Public Service Orientation (PSO), o entendimento de que o usuário do serviço deve ser visto como cliente-consumidor perdeu força, principalmente porque a ideia de consumidor poderia levar a um atendimento melhor para alguns e pior para outros, em um universo em que todos têm os mesmos direitos.
Assinale a alternativa correta.
Em relação às críticas que podem ser feitas à articulação entre cidadão e consumidor, analise as afirmativas a seguir:
I. A Nova Administração Pública trata os cidadãos como consumidores, esquecendo-se do seu papel maior dentro do contexto político.
II. Apesar de a maior parte dos serviços públicos ser de natureza profissional, o cidadão é mais do que um mero consumidor.
III. Existe uma grande diferença entre as atividades governamentais voltadas para o consumidor e as voltadas para o cidadão: “a frequência da ocorrência”.
Assinale
Nesses casos, as falhas regulatórias que prejudicam os consumidores podem advir, muitas vezes, de visão e prática estatal na qual as agências não são cobradas e limitam-se a:
A respeito de aspectos relativos a gestão de resultados nos serviços públicos, convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, paradigma do cliente na gestão pública e sustentabilidade pública e acessibilidade, julgue o item seguinte.
Ao se compreender os cidadãos como clientes e usuários dos
serviços públicos, exige-se das organizações públicas
agilidade, busca por excelência e inovação na prestação de
serviços.
I. Uma das maiores críticas ao conceito de cliente é que ele apresenta o risco de levar à esfera pública o fortalecimento da perspectiva individualista, já comum no mundo das escolhas privadas.
II. Isso seria particularmente prejudicial, devido ao papel de redistribuição do Estado. Num mundo formado por indivíduos voltados para a consecução dos próprios objetivos, considerações sobre ética, bem maior e interesse público seriam pouco significantes.
III. Seria provavelmente considerado natural que os menos privilegiados e os incapazes de fazer ouvir suas reivindicações fossem abandonados à própria sorte.
Assinale
O modelo gerencial puro buscava o incremento da economia e da eficiência dos recursos públicos e considerava o usuário apenas como um contribuinte para o sistema público.
No consumerism, ocorreu o incremento na busca pela qualidade, decorrente da mudança do modo de ver o usuário do serviço, que passou de mero contribuinte para cliente consumidor de serviços públicos.
A ênfase do governo no cliente, também denominada de clientelismo, consiste em aproximar os órgãos governamentais dos usuários de serviços públicos, de modo a identificar os seus anseios e incorporar as críticas, a fim de moldar a prestação de serviços conforme as suas reais necessidades. Isso é obtido por meio de nomeações de pessoas de confiança dos clientes para os postos de gerência e supervisão das organizações públicas.