Questões de Concurso
Sobre processo de comunicação em atendimento ao público
Foram encontradas 407 questões
Em relação à comunicabilidade e à apresentação pessoal no atendimento ao público, julgue o item subsecutivo.
A comunicabilidade resume-se aos fatores de audibilidade, que é a qualidade da audição da mensagem, e de pronunciabilidade, que é a qualidade da fala de quem transmite a mensagem.
Em relação à comunicabilidade e à apresentação pessoal no atendimento ao público, julgue o item subsecutivo.
O código é a linguagem utilizada na construção da mensagem, e o canal é o meio pelo qual é transmitida a mensagem.
I. Frases como “Bom dia, querido cliente! Vamos estar atendendo você em breve, espera só um pouquinho, por favor, meu bem” são adequadas, pois demonstram que o cliente é importante para a empresa.
II. Se um telefonista ou mensageiro diz “Entendo seu ponto de vista e irei repassar seu pedido ao setor responsável para que eles possam ajudar a senhora” para uma cliente, ele está agindo de maneira correta e ética, com uma linguagem adequada.
III. Expressões como “Falou, parça, tamo junto!” devem ser evitadas em comunicações formais, já que são informais.
Quais estão corretas?
( ) Falar sem pensar pode gerar falta de clareza nas ideias. Deve-se estruturar a fala ou o texto escrito da melhor maneira possível, sem utilizar palavras ou expressões ambíguas.
( ) Ao escutar o que alguém está dizendo ou ao ler um texto, é preciso se concentrar até o final, pois o início ou as palavras-chave de uma mensagem podem não ser suficientes para entendê-la de maneira completa.
( ) Para entender uma mensagem, deve-se prestar mais atenção nas “entrelinhas” e no que não é dito do que no que é dito, afinal, as pessoas nunca dizem tudo que pensam.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Falar pausadamente e com tom de voz adequado, nem muito alto, nem muito baixo.
II. Fazer perguntas para confirmar dados pessoais do cliente e sua solicitação.
III. Utilizar apelidos carinhosos para que o cliente fique mais à vontade e se sinta melhor atendido.
Quais estão corretas?
Telefonista (T) – Alô? Cidadão (C) – Bom dia, é da prefeitura de Tangará? T – Aham. C – Certo...eu gostaria de falar com o setor responsável pelo IPTU, por favor. T – Não tem ninguém lá no momento. C – Ah, entendi... e como eu posso resolver meu problema, então? T – Liga mais tarde, ok? (e desliga o telefone sem esperar a resposta).
A atitude do telefonista foi:
( ) Em atendimentos presenciais, deve-se manter uma boa postura corporal e atentar-se para as expressões faciais, pois isso faz parte da linguagem não verbal.
( ) Fazer perguntas para confirmar a demanda da pessoa que procurou o atendimento é uma técnica eficaz para um bom atendimento.
( ) Utilizar diminutivos e apelidos para se referir à pessoa que buscou atendimento e aos colegas de trabalho é uma forma de demonstrar profissionalismo sem robotizar as relações.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Falar com tom de voz adequado, nem alto, nem baixo, e manter um ritmo de fala natural, evitando falar muito rápido ou muito devagar.
II. Evitar gírias e expressões informais no trato com clientes e colegas de trabalho.
III. Mesmo em momentos de estresse, não deixar de ser educada e simpática.
Quais estão corretas?