Questões de Concurso
Sobre absenteísmo e rotatividade em gestão de pessoas
Foram encontradas 117 questões
No que concerne à rotação de pessoal e ao absenteísmo, julgue o item subsecutivo.
Elevadas taxas de absenteísmo podem ser indicativos de ambientes de trabalho que oferecem riscos psicossociais aos trabalhadores.
No que concerne à rotação de pessoal e ao absenteísmo, julgue o item subsecutivo.
O absenteísmo-doença é definido como a ausência ao trabalho decorrente de uma incapacidade do indivíduo — excetuando-se os casos de gestação e prisão —, que pode ser atribuída a uma doença ou a uma lesão acidental.
No que concerne à rotação de pessoal e ao absenteísmo, julgue o item subsecutivo.
Entre as causas de absenteísmo estão os problemas familiares e financeiros, as condições do ambiente de trabalho e as questões relativas à mobilidade urbana.
No que concerne à rotação de pessoal e ao absenteísmo, julgue o item subsecutivo.
Com o aumento da realização de concursos unificados no Brasil, que têm elevado o número de inscritos, a projeção de rotatividade para o setor público se eleva, exigindo-se investimentos em estratégias de desenvolvimento de pessoas.
Chiavenato (2005) diz que as organizações sofrem um processo contínuo e dinâmico de negentropia, para poderem manter sua integridade e sobreviver. Isso significa que elas estão sempre perdendo energia e recursos (pessoas) e precisam alimentar-se de mais energia e recursos para garantir seu equilíbrio. Assim, o fluxo de entrada e saídas de pessoas de uma organização refere-se a:
Em geral, os especialistas em RH fazem cálculos matemáticos e simples a respeito da força de trabalho da organização. Entretanto, as ausências dos empregados ao trabalho provocam certas distorções quando se referem ao volume e à disponibilidade dessa força produtiva. Neste sentido, a ausência ou duração de tempo perdido, quando os empregados não comparecem ao trabalho, denomina-se:
A rotatividade de pessoas em uma organização é entendida como o efeito de algumas variáveis que podem ser externas e internas. Dentre as variáveis externas, estão:
O elevado custo do absenteísmo, o volume e a duração das ausências estão relacionados com a satisfação no trabalho; por outro lado a rotatividade refere-se ao fluxo de entradas e saídas de pessoas em uma organização. Dentro desse eixo, o desligamento ocorre quando uma pessoa deixa de ser membro de uma organização. Existem dois tipos de desligamento:
Ter funcionários nem sempre significa tê-los trabalhando durante todos os momentos do horário de trabalho. O absenteísmo, na sua concepção mais ampla, é sua principal consequência.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 3ª ed. rev. e atualizada. Rio de Janeiro: Campus, 2009. [Adaptado].
A fórmula do índice de absenteísmo do Bureau of National Affairs (BNA) é a seguinte:
Considerando a gestão de pessoas, julgue o item.
A gestão hodierna de pessoas visa zelar dos
colaboradores como talentos que impulsionam a
organização, dotando‑a de dinamismo e conhecimento
e desvinculando‑a da competitividade nos
serviços prestados.
A quantidade de dias de férias para os empregados
públicos independerá das faltas injustificadas.
A tabela abaixo apresenta informações da movimentação de pessoal na organização fictícia XYZ relativas ao primeiro quadrimestre de 2022.
Com base nas informações da tabela, os índices de turnover (rotatividade) do mês de fevereiro e do mês de março foram, respectivamente:
Analise a tirinha abaixo:
A tirinha ilustra a maneira como as relações atuais de trabalho causam impactos na saúde mental de trabalhadores. Para a psicodinâmica do trabalho, proposta por Cristophe Dejours, é necessário que se estabeleça uma análise sociopsíquica do trabalho, tendo como ponto de partida sua organização para, em seguida, compreender as vivências subjetivas, dentre elas o prazer, o sofrimento, o processo saúdeadoecimento e os mecanismos de defesa e a mediação do sofrimento.
Considerando, portanto, a perspectiva psicodinâmica, analise as afirmativas abaixo:
I – A psicodinâmica do trabalho tem seus fundamentos na psicanálise e pressupõe o trabalho como constituinte do sujeito. Considera que os jogos de reconhecimento são capazes de transformar o sofrimento em prazer nas atividades de trabalho, já que o reconhecimento do trabalho participa, de maneira preferencial, da realização do “eu” no campo social, o que amenizaria os conflitos entre organização da personalidade e organização do trabalho, na experiência do real.
II – A perspectiva psicodinâmica enfatiza especialmente o aspecto concreto e o material das condições e da organização do trabalho. Nesse sentido, o sofrimento é causado pelas dificuldades adaptativas dos sujeitos às condições, uma vez que a precarização do trabalho ocasionaria, certamente, o sofrimento e o adoecimento no trabalho.
III – A ideia de reconhecimento no trabalho da perspectiva psicodinâmica implica a capacidade subjetiva de se reconhecer, atribuir sentidos e construir sua identidade nas relações de trabalho, aumentando, assim, o poder de ação do trabalhador sobre si e seu mundo, a partir da consciência crítica e da emancipação.
É CORRETO o que se afirma em