Questões de Concurso Sobre gestão de saúde e administração hospitalar
Foram encontradas 308 questões
Coluna 1
1. Análise do meio.
2. Formulação da estratégia.
3. Implementação estratégica.
4. Avaliação.
Coluna 2
( ) Fase que define a missão, os objetivos, as estratégias e as políticas da organização.
( ) Foca na implementação das estratégias definidas, considerando os planos, os orçamentos e os processos necessários.
( ) Faz a medição dos resultados obtidos, oferecendo elementos para retroalimentação do ciclo.
( ) Avalia elementos naturais, como eventual impacto de alterações do clima, e recursos naturais, políticos/regulatórios, econômicos, sociais e tecnológicos, além dos relacionados à cultura, aos valores, à estrutura e aos recursos da organização.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1. Os indicadores operacionais, que refletem a performance financeira da organização.
2. Os indicadores financeiros, que refletem a performance operacional da organização.
3. Os indicadores de qualidade, que refletem a percepção de qualidade do hospital e estão diretamente ligados às áreas assistenciais e médica.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
( ) O tripé que orientará o planejamento estratégico é constituído pela missão, a visão e os valores da organização.
( ) O planejamento pressupõe a adoção de metodologias que permitam o desenvolvimento de planos de ação com atividades, recursos, objetivos e responsabilidades definidos.
( ) A estratégia mostra-nos para onde queremos ir, idealmente com diferenciais competitivos, enquanto o planejamento estratégico cria a rota para chegarmos lá.
( ) O planejamento estratégico fornece elementos para o constante pensamento crítico da estratégia estabelecida, consolidando um entendimento do cenário competitivo e das competências estratégicas diferenciadoras da organização.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Identificação da oportunidade.
2. Planejamento.
3. Execução.
4. Análise dos resultados.
Coluna 2
( ) Relatórios de análise.
( ) Relatório das ações.
( ) Escopo da mudança.
( ) Plano da mudança.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo o Manual, o líder foca sua energia em desenvolver e engajar pessoas e, por meio delas, buscar o atingimento dos resultados organizacionais (1ª parte). O gestor trabalha no sistema, e o líder trabalha para o sistema (2ª parte). O líder controla as pessoas para levá-las a uma direção, e o gestor motiva as pessoas para satisfazer suas necessidades (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
( ) A primeira etapa para uma adequada gestão estratégica é conhecer a missão, a visão, os valores e o propósito a que se destina o serviço.
( ) O gestor hospitalar precisa compreender que é necessário buscar aperfeiçoamento constante, com metodologias e ferramentas capazes de suprir as necessidades dos profissionais que estão em suas equipes, independentemente da geração de que fazem parte.
( ) Para que o líder coach consiga atingir melhores resultados, as empresas e os liderados necessitam que ele tenha o que se chama de 3 Cs: criatividade, compromisso e capacidade de unir.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A matriz de coleta de informações é o instrumento que indica quais são os dados requeridos pela auditoria, quais as fontes e por meio de qual procedimento esses dados serão coletados.
( ) A matriz de análise de informações indica, por meio dos procedimentos de análise, como as informações serão tratadas, visando revelar a situação real do objeto e compará-la à situação ideal ou a critérios.
( ) As matrizes são elaboradas com o intuito de equalizar o entendimento da equipe em relação ao objetivo da atividade, bem como os passos e a metodologia a ser utilizada, principalmente na fase operativa.
( ) As matrizes de coleta e de análise de informações farão parte do relatório analítico.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento e home care.
II. Serviços oncológicos, serviços de medicina hiperbárica, serviços de hemoterapia, serviços de nefrologia e terapia renal substitutiva e serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear.
III. Serviços odontológicos, de processamento de roupas para a saúde, de dietoterapia, de manipulação, de esterilização e de reprocessamento de materiais.
Quais estão corretos?
Analise o seguinte cenário:
"O CISNORDESTE/SC implementou em 2024 um sistema integrado de prontuários eletrônicos entre os municípios consorciados, permitindo o compartilhamento de informações clínicas para otimizar o atendimento especializado."
Considerando a gestão ética de dados sensíveis em saúde, analise:
I. A integração de sistemas de informação em saúde requer políticas de acesso hierarquizadas que equilibrem a necessidade de compartilhamento com a proteção da privacidade.
II. O consentimento do usuário para compartilhamento de dados deve ser dinâmico e granular, permitindo diferentes níveis de autorização.
III. A rastreabilidade dos acessos aos dados é tão importante quanto a própria proteção da informação.
IV.A eficiência operacional do sistema integrado justifica flexibilizações no protocolo de segurança.
É correto o que se afirma em:
Bertó e Beulke (2000) definem custos _____________ como custos possíveis de identificar diretamente em sua unidade de serviço ou procedimento, bem como para calcular com precisão o custo do procedimento, item da tabela etc. Segundo os autores, os custos _____________ são aqueles comuns a vários procedimentos, não podem ser calculados individualmente por item de serviço prestado, bem como tendem a apresentar maior complexidade de mensuração. Para Martins (2000), os custos _____________ são aqueles que não se alteram ao longo da produção médica, cuja responsabilidade de sua inocorrência cabe à alta administração; por outro lado, os custos _____________ são aqueles que variam na mesma proporção do volume de produção médica (pacientes atendidos e com alta no período).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A auditoria hospitalar pode ser descrita como um ciclo de melhoria da qualidade que envolve a medição da eficácia dos cuidados de saúde em relação aos padrões acordados e comprovados de alta qualidade e ação para adequar a prática a esses padrões, de modo a melhorar a qualidade dos cuidados e resultados de saúde.
E
II. Os aspectos do atendimento ao paciente são avaliados de acordo com os padrões de atendimento esperados e, quando necessário, as mudanças são feitas a nível individual, de equipe ou de serviço. Uma nova auditoria pode então ser realizada para confirmar se as melhorias foram efetivas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Segundo o Ministério da Saúde, as definições de porte hospitalar são:
I. Hospital de pequeno porte: capacidade instalada de até 50 leitos.
II. Hospital de médio porte: capacidade instalada de 51 a 150 leitos.
III. Hospital de grande porte: capacidade instalada de 151 a 500 leitos.
IV. Hospital de porte especial: capacidade instalada de mais de 500 leitos.
Quais estão corretas?
Analise as assertivas abaixo sobre os sistemas que registram o atendimento dos pacientes internados e assinale a alternativa correta.
I. Sistema de Captação da Internação/SISAIH01: utilizado pelo estabelecimento de saúde em que ocorre o atendimento do paciente para digitar os dados da internação.
II. Sistema de Informação Hospitalar/SIH/SUS: onde são processados os registros do atendimento do paciente internado, que são enviados ao Ministério da Saúde para compor o Banco de Dados Nacional, a partir do qual são disseminadas as informações. Esse sistema é de uso dos gestores locais para processar a produção de todos os estabelecimentos sob sua gestão. Ele auxilia gestores locais no controle, na avaliação e na auditoria.
III. Sistema Nacional de Regulação: é um sistema online, criado pelo Ministério da Saúde, com a finalidade de auxiliar o gerenciamento de todo o complexo regulador, indo da rede básica, como a unidade de saúde solicitante de procedimentos de média e alta complexidade, à internação hospitalar.
As condições ambientais necessárias ao auxílio do controle da infecção de serviços de saúde dependem de pré-requisitos dos diferentes ambientes do estabelecimento assistencial de saúde quanto ao risco de transmissão da infecção. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. Áreas críticas são os ambientes em que há risco aumentado de transmissão de infecção, onde se realizam procedimentos de risco, com ou sem pacientes, ou onde se encontram pacientes imunodeprimidos.
II. Áreas semicríticas são todos os compartimentos ocupados por pacientes com doenças infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas.
III. Áreas não críticas são todos os demais compartimentos dos estabelecimentos assistenciais de saúde não ocupados por pacientes, em que não se realizam procedimentos de risco.
IV. Barreiras físicas são estruturas que devem ser associadas a condutas técnicas visando minimizar a entrada de microrganismos externos.
Quais estão corretas?
A manutenção de equipamento médico-assistencial pode ser dividida em duas categorias principais: Inspeção e Manutenção Preventiva (IMP) e Manutenção Corretiva (MC). Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A IMP inclui todas as atividades programadas que garantem a funcionalidade dos equipamentos e evitam falhas.
II. Inspeções de desempenho e segurança são procedimentos que verificam a funcionalidade e a utilização segura de um dispositivo.
III. A Manutenção Preventiva (MP) refere-se às atividades programadas e realizadas para prolongar a vida útil de um equipamento por meio de ações como calibração, substituição de peças, lubrificação, limpeza, etc. A inspeção pode ser realizada como uma atividade individual ou em conjunto com a MP para garantir a funcionalidade do equipamento.
IV. A MC compreende as atividades destinadas a restaurar a integridade física, a segurança e/ou o desempenho de um equipamento após uma falha.