Questões de Arquitetura - Acabamento em Arquitetura para Concurso
Foram encontradas 32 questões
São representadas nas figuras I e II, respectivamente, as telhas
A importância do preparo da superfície para recebimento de impermeabilização é inversamente proporcional à relevância da escolha do revestimento mais adequado para a circunstância.
Os revestimentos devem apresentar resultados visuais, tanto externos quanto internos, que sejam compatíveis com os objetivos estéticos e funcionais da edificação.
A construção de paredes de cerâmica exige uma série de cuidados, tendo em vista a utilização de tijolos cerâmicos comuns e o seu perfeito assentamento. Dentre as alternativas a seguir, selecione aquela que indica, corretamente, um dos procedimentos que deve ser seguido:
A respeito de encargos profissionais na arquitetura e no urbanismo, julgue o item que se segue.
O caderno de encargos, que se encontra na Resolução CAU
n.º 21/2012, orienta sobre materiais de acabamento e locais
de sua aplicação.
Aponte a opção que apresenta um aspecto da aplicação desta argamassa.
I. Os principais tipos de tinta na construção civil são látex (PVA), acrílica, esmaltes sintéticos, texturas, tinta à óleo, à base de cal e à base de epóxi.
II. A tinta acrílica é à base de solventes, possui resistência a intempéries e é indicada para uso em superfícies internas, internas e externas de madeiras e metais.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A pintura na construção civil é uma camada de acabamento na forma de uma película aderente, estratificada e de espessura total = 1,0 mm.
II. Os múltiplos estratos resultam da aplicação de sucessivas demãos de tintas de fundo (primers), massas de nivelamento e tintas de acabamento.
III. A pintura na construção civil é aplicada sobre os mais diversos substratos: peças de concreto, revestimento de argamassas, alvenarias aparentes e componentes metálicos e de madeira. Não se aplica, porém, a pisos cimentícios e de madeira.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Revestimento é o material de acabamento aplicado sobre a construção bruta, como alvenaria e estrutura, com a finalidade estética e de conferir proteção à edificação contra intempéries e demais agentes.
II. A parede deverá estar encharcada, quando do assentamento do revestimento, pois a saturação dos poros da base auxilia na aderência. Desaconselha-se, porém, a pré-molhagem somente para alvenarias de blocos de concreto.
Marque a alternativa CORRETA:
Camadas de vidro fortemente interligadas, sob calor e pressão, por uma ou mais camadas de polivinil butiral-PVB, resina muito resistente e flexível, ou outra resina plástica aprovada.
BAUER, L. A. Falcão. Materiais de construção: Novos materiais para a construção civil. v.1, 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009, p.876. [Adaptado].
O texto se refere a que tipo de vidro de segurança Bauer (2009)?
Sobre os revestimentos argamassados, relacione a segunda parte de acordo com a primeira.
( I ) Chapisco
( II ) Emboço
( III ) Reboco
( ) é a preparação da base para receber o revestimento, confere aderência da camada de revestimento ao substrato.
( ) deve ser aplicada com uma consistência fluída.
( ) possui a função de regularização da alvenaria.
( ) possui a função de dar acabamento ao conjunto e utiliza como agregado areia fina para melhor acabamento.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Assinale a opção que apresenta uma especificação cujo uso está presente na mesma configuração, em todas as regiões do Brasil.
O gestor de uma obra pública de arquitetura convocou toda a sua equipe de projetistas para uma reunião de alinhamento acerca dos materiais de acabamento da construção em andamento, uma vez que ele observou incongruências nas suas especificações e/ou nas técnicas de construção. Durante a reunião, foram levantados os seguintes questionamentos:
I. Nas especificações de alguns materiais estavam discriminados todos os dados técnicos dos acabamentos desejados, como, por exemplo, classificação, tipo, dimensão, quantidade, mas não foi indicada nenhuma marca (ou procedência de referência).
II. Não estavam discriminados materiais de menor volume/quantidade, assim como de menor custo. Mas isso não se configurava como um problema, uma vez que, em relação a estes, não residem as maiores dúvidas de interpretação e nem os pormenores de diferenciação.
III. Não foi descrito qual deveria ser o processo de alisamento do gesso em pasta (ou em argamassa) especificado para o revestimento das paredes internas – se com colher ou desempenadeira, ou se com a raspagem final quando o material já adquiriu dureza suficiente. De qualquer forma, o acabamento é sempre muito bom, podendo alcançar polimentos excepcionais.
Ao final da reunião, após muita discussão, concluiu-se que seria necessário revisar as especificações de materiais descritas nos seguintes questionamentos: