Questões de Concurso
Sobre bens móveis em arquitetura
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Considerando que o patrimônio cultural pode ser classificado como bem material ou imaterial, leia os exemplos abaixo e enumere a segunda coluna em correspondência com a primeira.
1. Bem material 2. Bem imaterial
( ) Apresentação do Caboclinhos Sete Flechas ( ) Igreja da Misericórdia ( ) Carnaval de Olinda ( ) Cortejo do Maracatu de Baque Virado ( ) Monumento Tortura Nunca Mais - Recife ( ) Fortim de São Francisco de Olinda ( ) Procissão de Nossa Senhora da Conceição
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
I - O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional poderá tomar a iniciativa de projetar e executar as obras, a expensas da União, independentemente da comunicação a que alude o referido artigo, por parte do proprietário.
II - À falta de qualquer providência por parte do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, poderá requerer o proprietário o cancelamento do tombamento do bem.
III - O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional mandará executá-las, a expensas da União, devendo as mesmas ser iniciadas dentro do prazo de seis meses.
Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:
As Diretrizes Internacionais de Informação sobre Objetos de Museus: Categorias de Informação do CIDOC-ICOM apresentam um glossário dos termos utilizados na publicação. Com base nesses conceitos, foi feita a descrição das Categorias de Informação, indicadas para a realização de registros dos objetos em coleções museológicas. A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando o termo ao conceito utilizado pelo CIDOC.
COLUNA I
1. Aquisição
2. Incorporação
3. Catalogação
4. Documentação
COLUNA II
( ) Compilação e manutenção de informações importantes por meio da descrição sistemática dos objetos da coleção.
( ) Trata-se da transferência de propriedade (titularidade) de um objeto para a organização.
( ) Registros da história anterior e subsequente de todos os objetos do acervo. Inclui processos administrativos, relatórios, imagens e pesquisas.
( ) Ato formal de inclusão de um objeto na coleção de um museu.
Assinale a sequência correta.
Força física, fatores humanos (intencionais ou não intencionais), fogo, água ou pragas são agentes de degradação que devem ser evitados de maneiras específicas para cada contexto. A iluminação, a poluição, a temperatura incorreta e a umidade incorreta são agentes relacionados ao meio ambiente do museu, cujas medidas para gestão de riscos podem ser abordadas de forma integrada.
Com relação a esses quatro agentes, analise as seguintes afirmativas.
I. Todos podem ser medidos de forma precisa por instrumentos científicos.
II. Estão associados à engenharia e à arquitetura do edifício.
III. Com exceção da iluminação, todos chegam ao objeto por deslocação do ar.
IV. Com exceção da temperatura incorreta, todos podem ser bloqueados por materiais finos, baratos ou delicados.
Com relação a essas afirmativas, assinale a alternativa incorreta.
A escolha do material utilizado como suporte para confecção de esculturas em madeira interfere diretamente em sua conservação.
Com relação aos danos intrínsecos aos materiais, é correto afirmar:
Julgue o item seguinte, relativo à conservação de acervo de bens culturais móveis.
Entre os riscos que devem ser considerados para a
conservação de acervo, apenas as pragas são consideradas
de origem biológica.
Julgue o item seguinte, relativo à conservação de acervo de bens culturais móveis.
As estratégias de conservação não devem ser consideradas
imutáveis, devendo ser revistas a cada entrada de aporte
financeiro ou de novos conhecimentos.
Julgue o item seguinte, relativo à conservação de acervo de bens culturais móveis.
Quanto ao trato de fatores de risco, as ações de conservação
diferem das de segurança do acervo, porque lidam
unicamente com riscos de origem natural (umidade,
luminosidade, pragas).
Acerca dos planos de segurança para acervos de bens culturais móveis, julgue o item que segue.
Em um plano de segurança, as medidas de proteção passiva
são aquelas que, uma vez implementadas, não dependem de
nenhum tipo de acionamento para que desempenhem sua
função de proteção.
Um plano de segurança deve prever medidas de prevenção e, para cobrir eventuais falhas dessas primeiras, medidas de proteção.
Com relação à segurança de acervos de bens culturais móveis, julgue o item a seguir.
As medidas de segurança para proteção do acervo devem ser
adotadas não só quando o acervo estiver em reserva técnica
ou em exposição, mas também no caso de empréstimos.
Com relação à segurança de acervos de bens culturais móveis, julgue o item a seguir.
Antes de elaborar um programa de segurança, a instituição
responsável pelo acervo deve desenvolver uma avaliação das
vulnerabilidades e dos riscos, também chamados de ameaças.
Com relação à segurança de acervos de bens culturais móveis, julgue o item a seguir.
Os perigos oriundos da natureza são considerados acidentais,
enquanto os de origem humana são considerados
invariavelmente como intencionais.
Acerca dos procedimentos para embalagem e transporte de bens culturais móveis, e possíveis casos de deterioração em decorrência deste, julgue o próximo item.
Entre os aspectos a serem considerados no manuseio, no
acondicionamento e no transporte de bens culturais
incluem-se o estado de preservação do objeto, a duração do
deslocamento e as formas de manipulação do objeto em
função de sua estrutura, seu volume, seu tamanho e seu peso.
Acerca dos procedimentos para embalagem e transporte de bens culturais móveis, e possíveis casos de deterioração em decorrência deste, julgue o próximo item.
As vibrações produzidas por aviões e, consequentemente,
impostas a carga neles transportada são mais fortes que as
vibrações produzidas por navios, por isso, em se tratando de
bens culturais móveis, o transporte marítimo é mais seguro
que o transporte aéreo.
Acerca dos procedimentos para embalagem e transporte de bens culturais móveis, e possíveis casos de deterioração em decorrência deste, julgue o próximo item.
Nas embalagens para obras de arte em trânsito, o grau de
vulnerabilidade dos objetos é denominado de fator de
fragilidade, ou fator G.
Os principais riscos que envolvem o transporte de obras estão relacionados a fatores como técnica de construção e estado de conservação do objeto, manuseio, embalagem e variações de umidade relativa e temperatura.