Questões de Concurso Sobre certificação ambiental em arquitetura

Foram encontradas 38 questões

Ano: 2010 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2010 - UFPR - Arquiteto |
Q2925593 Arquitetura

O Green Building Council Brasil é o órgão responsável pelo sistema de certificação LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design®) adaptado à realidade brasileira. Sobre os critérios para certificação LEED, considere as seguintes afirmativas:


1. Edificações existentes e reformas não podem ser certificadas.

2. O local de implantação do empreendimento é considerado na pontuação. Imóveis ganham pontos caso sejam levantados em áreas já consolidadas, contribuindo para o adensamento das cidades.

3. A certificação só será efetivada após a construção do prédio e a confirmação de que os pré-requisitos foram atendidos.

4. Para conservar a certificação, o edifício deve ser reavaliado, em termos de operação sustentável dos sistemas, a cada cinco anos.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FUNRIO Órgão: IF-PA Prova: FUNRIO - 2016 - IF-PA - Arquiteto e Urbanista |
Q2749795 Arquitetura

A Certificação internacional LEED é referente ao projeto, obra e operação de edificações e traz inúmeros benefícios, não só ambientais e econômicos, mas também sociais.


Analise as afirmativas a seguir a respeito dos benefícios que a Certificação LEED pode propiciar.


I. Como benefícios sociais tem-se a conscientização dos trabalhadores e usuários, assim como a melhora na segurança e priorização da saúde dos trabalhadores e ocupantes do edifício.

II. O estímulo a políticas públicas de fomento a construção sustentável não pode ser considerado um benefício social.

III. A Redução do consumo de água e energia, assim como o uso de materiais de baixo impacto ambiental são benefícios ambientais de suma importância.

IV. A diminuição dos custos operacionais do edifício e a valorização do imóvel por conta do marketing de ter uma certificação LEED podem ser considerados um dos principais benefícios econômicos.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FUNRIO Órgão: IF-PA Prova: FUNRIO - 2016 - IF-PA - Arquiteto e Urbanista |
Q2749794 Arquitetura

A Certificação internacional LEED é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações utilizado em 143 países. O intuito dessa certificação é incentivar que projetos, obras e operações das edificações tenham práticas sustentáveis. Essa certificação tem sete quesitos que são avaliados nas edificações e todos eles possuem prérequisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações que quando atendidas garantem pontos a edificação).


A seguir estão as definições de cinco (5) destes sete (7) quesitos. Marque a alternativa em que a definição de um deles NÃO está correta.

Alternativas
Q2508964 Arquitetura
Julgue o item subsequente.
Dentro do escopo do sistema de gestão ambiental, cabe à organização, de forma complementar às prescrições de órgãos ambientais e de legislação específica, determinar potenciais situações de emergência, incluindo aquelas que podem gerar impacto ambiental. 
Alternativas
Q2508955 Arquitetura
Julgue o item subsequente.
Para cada forma urbana específica, existirá um comportamento acústico igualmente específico, exclusivo e vinculado a determinada forma urbana. 

Alternativas
Q2508953 Arquitetura
Julgue o item subsequente.
Os mapas de ruído são ferramentas que se dispõem a subsidiar o planejamento das cidades e o ordenamento territorial, ofertando elementos significativos para a tomada de decisões. 

Alternativas
Q2428128 Arquitetura

As certificações ambientais em edificações são utilizadas para atribuir à edificação um selo no qual permite registrar os ganhos ambientais que a edificação pode proporcionar. Em geral, as certificações levam em conta as seguintes características da edificação:

Alternativas
Q2111360 Arquitetura
Preocupações com o aquecimento global, o esgotamento dos recursos naturais e outros aspectos ligados à destruição ambiental justificam o interesse cada vez maior pela “arquitetura verde”. No “Questionário verde”, realizado em 2001, cinco arquitetos de destaque internacional − Norman Foster, Jan Kaplick, Richards Rogers, Ken Yeang e Thomas Herzog − apresentam suas ideias sobre arquitetura sustentável. Uma das perguntas deste questionário foi De que maneira você usa a natureza como guia?
A respeito das ideias contidas na reflexão que esta pergunta proporcionou, é correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q1915063 Arquitetura
Julgue o próximo item, a respeito do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
Estão sujeitos ao EIA e ao RIMA: indústria mecânica para fabricação de máquinas, aparelhos, peças, utensílios e acessórios; obras civis de rodovias, ferrovias, hidrovias, metropolitanos; e parcelamento do solo. 
Alternativas
Q1861265 Arquitetura
Atualmente, a arquitetura também deve ser vista como um elemento que precisa ter eficiência energética. A eficiência energética na arquitetura pode ser entendida como um atributo inerente à edificação representante de seu potencial em possibilitar conforto térmico, visual e acústico aos usuários com baixo consumo de energia. Portanto, um edifício é mais eficiente energeticamente que outro quando proporciona as mesmas condições ambientais com menor consumo de energia.

Dessa forma, sobre os efeitos da eficiência energética na arquitetura, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1716694 Arquitetura

O selo LEED, a certificação internacional mais conhecida no Brasil e uma das mais populares no mundo, leva em conta em seu processo dimensões como: eficiência energética, uso de materiais e recursos e qualidade dos ambientes internos da edificação.


Sobre o selo LEED, julgue os itens a seguir:

( ) Os níveis de certificação LEED são classificados em LEED, LEED prata, LEED ouro e LEED bronze.

( ) A certificação LEED pode ser somente aplicada em projetos específicos, em qualquer fase da construção, incluindo novas construções, reformas, operação e manutenção.

( ) Os benefícios do LEED são econômicos, sociais e ambientais, tais como aumento da retenção, redução do consumo de água e energia, capacitação profissional, entre outros.

( ) As etapas para a certificação LEED são: escolha de tipologia, registro do projeto, auditoria documental do projeto e da obra e certificação.


Assinale a alternativa que contemple a sequência, de cima para baixo, correta:

Alternativas
Q1651549 Arquitetura

O processo de construção de edifícios é constituído de diversas fases, como projeto, fabricação de materiais, execução, uso, manutenção. O desempenho dos materiais perpassa todas essas fases. A respeito de desempenho de materiais, conforto técnico e acústico e eficiência energética, julgue o item seguinte.


A etiqueta do PROCEL para edifícios corresponde ao nível de eficiência energética, nos patamares A, B, C, D ou E. Essa etiqueta é opcional e indicada para edifícios com área útil maior que 500 m2 .

Alternativas
Ano: 2016 Banca: COPESE - UFPI Órgão: UFPI Prova: COPESE - UFPI - 2016 - UFPI - Arquiteto |
Q1254357 Arquitetura
Visando uma redução no consumo energético das edificações, o Brasil lançou o Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C), que estabelece parâmetros para a definição do nível de eficiência de um edifício, analisando-se sua envoltória, iluminação e condicionamento de ar. Para classificação do nível “A” de eficiência da envoltória, quanto a tramitância térmica da cobertura (Ucob) de ambientes condicionados artificialmente não deve ultrapassar os seguintes limites, de acordo com sua Zona Bioclimática:
Alternativas
Ano: 2011 Banca: FCC Órgão: TRF - 2ª REGIÃO
Q1200921 Arquitetura
Nas diretrizes de sustentabilidade de construção da certificação Green Building LEED, relacionadas aos serviços de escavação e movimentação de terra, que devem ser atendidas pela obra e pela empresa de terraplanagem, exige-se:
I. controlar a erosão e a sedimentação do solo;   II. reutilizar o solo no paisagismo, top soil;     III. minimizar a geração de poeira;     IV. executar um sistema de drenagem da obra, bacias de sedimentação. 
É correto o que consta em 
Alternativas
Ano: 2012 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TJ-RO
Q1188451 Arquitetura
O desenvolvimento sustentável não é uma opção! É o único caminho que permite a toda a humanidade compartilhar uma vida decente neste único planeta. A Rio+20 dá à nossa geração a oportunidade para escolher este caminho.
Sha Zukang, Secretário-Geral da Conferência Rio+20. Internet <www.onu.org.br>.
A Carta de Atenas, em 1933, propunha, em termos sociais, que cada indivíduo tivesse acesso às alegrias fundamentais, ao bemestar do lar e à beleza da cidade.
Carta-de-Atenas. Internet: < http://pt.scribd.com/>.
Tendo como referência inicial os textos acima, assinale a opção correta a respeito de desenvolvimento sustentável.
Alternativas
Q1091496 Arquitetura

Para uma edificação atender aos princípios atuais de sustentabilidade, após discussão entre os envolvidos em um projeto, foi decidido que seria escolhida uma certificação empregada no Brasil, que avaliasse várias etapas do processo de projeto, tais como: canteiro de obras, gestão de energia, conforto ambiental e olfativo, qualidade da água e do ar.


A certificação que atende à decisão do grupo é: 

Alternativas
Q952311 Arquitetura

Considere as afirmações abaixo, relativas a sistemas de certificação de edifícios.

I. O sistema BREEAM foi desenvolvido inicialmente para a realidade do Reino Unido, porém foi criado posteriormente um referencial internacional padrão que pode ser aplicado globalmente.

II. O selo AQUA foi desenvolvido para ser aplicado em edificações brasileiras e possui 6 categorias para avaliar o desempenho ambiental dos empreendimentos, sendo estes Qualidade Urbana, Projeto e Conforto, Eficiência Energética, Conservação de Recursos Materiais, Gestão da Água, e Práticas Sociais.

III. No sistema LEED, o processo de certificação se dá por meio de check list de todas as fases do projeto do edifício, desde o projeto básico, executivo, execução do projeto e pós-ocupação.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q944214 Arquitetura

A certificação ambiental por meio do Regulamento Técnico de Qualidade para o nível de eficiência energética de edificações comerciais, de serviços e públicas, conhecido como RTQ-C, pode apontar o nível de eficiência energética de um edifício. Sobre essas temáticas, analise as especificações apresentadas abaixo.


I As variáveis a serem consideradas para análise de eficiência envolvem a análise de geometria da envoltória, os sistemas de ar condicionado, os sistemas de iluminação e a potência instalada dos equipamentos do edifício.

II Para certificar a envoltória de uma edificação comercial, é preciso levar em consideração os ângulos de sombreamento de aberturas, o percentual de abertura da fachada, a absortância e a transmitância térmica.

III O percentual de sombreamento de aberturas, a quantidade de aberturas na fachada, o atraso térmico e a iluminação zenital são itens que compõem a análise de eficiência de uma envoltória.

IV Os níveis de eficiência energética de um edifício podem ir de A a E, e materiais utilizados na envoltória podem ser pré-requisitos para se alcançar determinadas etiquetas.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q944213 Arquitetura
No que diz respeito à aplicação da certificação ambiental denominada Regulamento Técnico de Qualidade para edifícios comerciais (RTQ-C), as duas metodologias possíveis de etiquetagem de um projeto são denominadas
Alternativas
Q938661 Arquitetura
O sistema de certificação ambiental de edifícios usado no Brasil, originário de um sistema internacional e adaptado em 2007 pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV), vinculada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com base na certificação HQE, desenvolvida pelo Comitê Científico da Tecnologia da Construção da França (CSTB), denomina-se
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: C
5: C
6: C
7: D
8: E
9: C
10: B
11: A
12: C
13: D
14: C
15: A
16: B
17: E
18: A
19: D
20: C