Em relação à envoltória do prédio, julgue o item seguinte, c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3104374 Arquitetura

Em relação à envoltória do prédio, julgue o item seguinte, com base nos modelos de certificação ambiental Leed, Acqua e Procel Edifica. 


Na etiquetagem Procel, avalia-se o desempenho da envoltória do prédio e de seus sistemas de iluminação e condicionamento de ar, sendo possível a concessão de uma etiqueta nacional de conservação de caráter geral, quando esses três itens são avaliados, ou parcial, quando a envoltória é avaliada isoladamente ou combinada com apenas um dos outros sistemas. 



Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa C - certo. Vamos entender por que essa é a resposta correta.

Tema Central da Questão: A questão aborda a etiquetagem Procel Edifica, que é um sistema de avaliação de eficiência energética de edifícios. Esse sistema é importante porque promove a construção de prédios mais sustentáveis, incentivando a economia de energia e o uso eficiente dos recursos.

Resumo Teórico: O Procel Edifica é parte do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), criado para incentivar o uso racional de energia elétrica no Brasil. A etiquetagem é concedida a edifícios após uma análise de três componentes principais: a envoltória do prédio, os sistemas de iluminação e o sistema de condicionamento de ar. Dependendo dos itens avaliados, a etiqueta pode ser geral ou parcial.

A envoltória do prédio refere-se à parte externa que isola o ambiente interno do externo, incluindo paredes, teto, janelas e portas. A eficiência dessa envoltória é fundamental para reduzir a necessidade de aquecimento e resfriamento, o que impacta diretamente no consumo de energia.

Justificativa da Alternativa Correta: A questão afirma que, na etiquetagem Procel, é possível obter uma etiqueta geral quando os três itens (envoltória, iluminação e ar condicionado) são avaliados conjuntamente, enquanto uma etiqueta parcial é emitida se a avaliação incluir apenas a envoltória ou a envoltória combinada com apenas um outro sistema. Isso está correto de acordo com o que se pratica no Procel Edifica, que oferece essa flexibilidade. Assim, a descrição é precisa, justificando que a alternativa está certa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

•         ENCE parcial da envoltória. Deve ser obtida para a envoltória completa e é obrigatória para a obtenção de qualquer outra ENCE parcial. A envoltória é composta pelas fachadas e cobertura, incluindo as aberturas envidraçadas e vãos. 

•         ENCE parcial da envoltória e do SISTEMA DE ILUMINAÇÃO. Pode ser fornecida para o edifício completo, para blocos de edifícios, para pavimentos ou conjuntos de salas.

•         ENCE parcial da envoltória e do SISTEMA DE CONDICIONAMENTO DE AR. Pode ser fornecida para o edifício completo, para blocos de edifícios, para pavimentos ou conjuntos de salas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo