Questões de Concurso
Sobre edificações em arquitetura
Foram encontradas 340 questões
Em relação à norma de desempenho em edificações habitacionais, julgue o item a seguir.
São exemplos de ambiente de permanência transitória: sala de estar; sala de jantar; e dormitórios.
Com base no texto acima, é CORRETO afirmar que a definição apresentada se refere ao conceito de:
Em um edifício habitacional multifamiliar, o coeficiente entre a área comum e a área privativa das unidades residenciais é muito importante, para a viabilidade econômica do edifício e mesmo para o sucesso comercial do empreendimento, porque este coeficiente:
De acordo com a norma NBR 9050, alguns termos e definições são apresentados para compreensão da mesma.
Assim, a área com acesso direto para uma saída, destinada a manter em segurança pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, enquanto aguardam socorro em situação de sinistro, é denominada área de:
De acordo com a NBR 9050, analise as afirmativas e assinale a que faz afirmação correta.
I- As áreas de qualquer espaço, edificação de uso público ou coletivo, devem ser servidas de uma, ou mais rotas acessíveis.
II- A rota acessível é um trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado, que conecta os ambientes externos e internos de espaços e edificações, pode ser utilizada de forma autônoma e segura por todas as pessoas.
III- As edificações residenciais multifamiliares, condomínios e conjuntos habitacionais necessitam ser acessíveis em suas áreas de uso comum.
IV- A rota acessível não pode coincidir com a rota de fuga.
V- A rota acessível externa incorpora estacionamentos, calçadas, faixas de travessias de pedestres, rampas, escadas, passarelas e outros elementos da circulação. A rota acessível interna incorpora corredores, pisos, rampas, escadas, elevadores e outros elementos da circulação.
Um dos parâmetros estabelecidos pela legislação municipal, por meio do Código de Obras, é a obrigatoriedade da instalação de elevadores ou escadas rolantes quando a circulação vertical de qualquer unidade privativa, em relação ao acesso da edificação mais próximo à unidade ou à garagem vinculada à unidade, tiver um desnível superior a
Para garantir que uma rampa seja acessível, são definidos limites máximos de inclinação, desníveis a serem vencidos e o número máximo de segmentos. Considerando a Figura 1 abaixo, analise as assertivas que seguem
Figura 1 – Vista superior – sem escala
I. A inclinação das rampas deve ser calculada conforme a seguinte equação i = hx100/c, onde c é o comprimento da projeção horizontal.
II. Para inclinação entre 6,25% e 8,33%, é recomendado criar áreas de descanso nos patamares, a cada 100 m de percurso. Incluem-se nesse requisito as rampas de plateia e palcos, piscinas e praias.
III. Os patamares no início e no término das rampas devem ter dimensão longitudinal mínima de 1,10 m. Entre os segmentos de rampa, devem ser previstos patamares intermediários com dimensão longitudinal mínima de 1,10 m
Quais estão corretas? .
A respeito das legislações específicas da política nacional e do Regimento Interno do CAU‑RN 2018, julgue o item.
Ficam dispensadas dos preceitos de acessibilidade
relativos ao projeto e à construção de edificação de
uso privado multifamiliar as unidades autônomas com
dois dormitórios e com área útil de, no máximo, 41m².
Acerca das leis nacionais, julgue o item.
A ampliação ou a reforma dos edifícios públicos
ou privados destinados ao uso coletivo deverão
ser executadas de modo que sejam ou se tornem
acessíveis às pessoas com deficiência ou com
mobilidade reduzida.
Quanto às saídas de emergência, julgue o item que se segue.
O uso de rampas é obrigatório sempre que a altura a
vencer for inferior a 0,48 m, já que são vedados lanços
de escadas com menos de três degraus.
Toda rota acessível deve ser provida de iluminação natural ou artificial com nível mínimo de iluminância de 150 lux, medidos a 3,00m do chão, sendo aceitos níveis inferiores de iluminância para ambientes específicos, como cinemas, teatros ou outros.
Julgue o item que se seguem, relativo à acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, segundo a ABNT NBR 9050:2015.
Fatores de impedância são elementos ou condições que
podem interferir no fluxo de pedestres, como, por exemplo, o
mobiliário urbano.
Julgue o item que se seguem, relativo à acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, segundo a ABNT NBR 9050:2015.
As informações essenciais aos espaços em edificações
devem ser prestadas de forma visual, sonora e tátil para
indicar saídas de emergência, quando de instalação
permanente.
Julgue o item que se seguem, relativo à acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, segundo a ABNT NBR 9050:2015.
As alturas mínima e máxima recomendadas para o
posicionamento das tomadas em uma edificação são de,
respectivamente, 0,80 m e 1,10 m.