Questões de Arquitetura - Etapas do Processo para Concurso
Foram encontradas 132 questões
Analise a figura 39, a seguir.
Figura 39 – Desenho técnico de uma residência
Disponível em: <1.bp.blogspot.com>. Acesso em: 18 set. 2017.
A figura apresentada trata de um
Considerando os conhecimentos de projeto de arquitetura e urbanismo, sua linguagem e sua representação técnica e a Norma ABNT NBR 15575, julgue o item abaixo.
O estudo preliminar arquitetônico é a concepção
inicial do projeto arquitetônico, no qual se
especificam funções, usos, formas e dimensões para
os ambientes, bem como os elementos construtivos e
os componentes principais do projeto.
( ) A compatibilização é o ato de ajustar o projeto arquitetônico de acordo com os projetos complementares. ( ) A compatibilização é o ato de ajustar os projetos complementares ao projeto arquitetônico. ( ) A compatibilização busca o ajuste entre o projeto de arquitetura e os projetos complementares, sendo necessárias, na maioria das vezes, alterações em ambos. ( ) A compatibilização ocorre apenas entre o projeto arquitetônico e o estrutural, os demais projetos são desenvolvidos após o ajuste do projeto de estruturas.
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
Ao solicitar orçamento para a execução de um prédio público, ao considerar os blocos cerâmicos, sabe-se que eles são classificados pelo cumprimento ou função que cumprem na alvenaria, como: inteiros; meio bloco; canaleta U; canaleta J; canaleta compensador para modulação vertical; pirombeta, especiais para amarração em encontros de paredes; ajuste ou compensador na amarração horizontal.
A análise de riscos em um projeto, que podem ser técnicos, externos, organizacionais, de gerenciamento ou de outra natureza, por meio de uma gestão de riscos eficiente, podem ser evitados, transferidos, mitigados, contingenciados ou potencializados.
Ao fazer levantamento de dados, elaborar programa de necessidades, estudo de viabilidade, estudo preliminar, anteprojeto, projeto legal e projeto para execução, se está realizando etapas da execução da atividade técnica de um projeto em arquitetura.
Quando o departamento não está informatizado ou não há integração entre os sub-sistemas de programação e orçamentação, a primeira etapa é a preparação de listas ou relatórios dos serviços a serem executados e da mão de obra, podendo-se calcular as equipes de trabalho. Na sequência, prepara-se uma tabela de precedências de serviços, onde já é possível determinar o prazo de execução da obra, em uma primeira aproximação, por PERT-CPM ou cronograma de barras.
A medição de serviços e obras não será baseada em relatórios periódicos elaborados pelo contratado, em que estão registrados os levantamentos, cálculos e gráficos necessários à discriminação e determinação das quantidades dos serviços efetivamente executados, mas por registro comprobatório de fiscalização in loco.
A arquitetura bioclimática e a harmonia com o meio ambiente devem ser consideradas exclusivamente para preservação e proteção, tendo aplicação relativizada nos casos de aproveitamento das condições naturais de iluminação e ventilação e à proteção contra insolação excessiva.
Para a realização de um orçamento, é necessário que as discriminações sejam organizadas da mesma forma que as especificações técnicas. Os serviços listados devem ser codificados e agrupados de acordo com critérios lógicos e de acordo com o tipo de serviço, a sequência de execução e os materiais a serem empregados.
A elaboração do projeto de arquitetura deve ser orientada, em cada uma das suas etapas, por informações de referência a utilizar, informações técnicas a produzir e documentos técnicos a apresentar.
Ao realizar o planejamento vertical de determinado projeto, é necessário compreender que ele divide hierarquicamente o gerenciamento na obra, definindo os níveis de planejamento como estratégico, tático e operacional, respectivamente, os ligados a questões macro da obra, à alocação dos recursos, e às atividades realizadas na obra pelos trabalhadores.
Na fase do anteprojeto, são incorporados dados necessários à sua aprovação pelo cliente e pela autoridade competente sendo, a partir dele, que se iniciam os projetos complementares (estrutural, elétrico e hidrossanitário), plantas baixas dos pavimentos, cortes, elevações, tabelas de áreas e esquadrias.