Questões de Concurso Sobre orçamento no planejamento e controle de obras na arquitetura em arquitetura

Foram encontradas 443 questões

Q3156538 Arquitetura
Segundo a NBR 6492:1994 (Representação de projetos de arquitetura), o projeto executivo apresenta, de forma clara e organizada, todas as informações necessárias à execução da obra e todos os serviços inerentes. Assim, assinale a alternativa que não compõe os documentos típicos do projeto.
Alternativas
Q3154940 Arquitetura
Durante a execução de uma obra de infraestrutura em um grande complexo habitacional, o projeto foi paralisado devido à ausência de um plano formal de gestão de riscos. A obra apresentava atrasos acumulados de 25% no cronograma e problemas de comunicação entre as equipes. Além disso, houve falhas no fornecimento de materiais essenciais e acidentes no canteiro de obras devido à falta de medidas preventivas adequadas. Com a retomada, a construtora enfrentava a necessidade de reorganizar o planejamento e evitar novas interrupções que poderiam comprometer o prazo final e gerar custos adicionais significativos.

Diante desse cenário, quais etapas devem ser priorizadas para evitar novas paralisações e garantir a continuidade da obra?
Alternativas
Q3154939 Arquitetura
Durante a execução de uma obra pública, o cronograma apresentou um atraso de 30% devido a falhas na aquisição de materiais. Qual técnica de gestão de projetos seria mais eficaz para recuperar o prazo?
Alternativas
Q3154932 Arquitetura
Durante a gestão de um projeto habitacional de grande porte, foi constatado que o cronograma físicofinanceiro estava atrasado em 20%, impactando diretamente os custos da obra. Segundo as boas  práticas do PMBOK, qual seria a melhor abordagem para mitigar os atrasos?
Alternativas
Q3135820 Arquitetura
A racionalização do projeto e da construção é uma abordagem que visa otimizar processos, reduzir custos e melhorar a eficiência em obras. Com base nas práticas e conceitos associados a essa racionalização, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3112469 Arquitetura
A respeito de obras, de fiscalização e de legislação aplicada à profissão do arquiteto, julgue o item que se segue.

O cronograma físico-financeiro é a representação gráfica de dois gráficos sobrepostos das diversas fases das etapas de execução e do desenvolvimento, parcial ou total, de um serviço ou obra com os respectivos prazos do programa e dos valores dos serviços e obras.
Alternativas
Q3093414 Arquitetura
No cronograma de construção de uma fábrica temos no quadro abaixo parte do cronograma de obras e que detalha a aplicação dos recursos para a execução da 1ª etapa da obra. Baseado no quadro de execução orçamentária da obra, o valor total simples executado da obra em reais ao final da 1ª etapa:
Captura_de tela 2024-12-02 151142.png (426×172)
Onde: Qn = Quantidade de serviço no mês n, em porcentagem; Mn = Valor do serviço no mês n
Alternativas
Q3088017 Arquitetura
O Building Information Modeling (BIM) tem sido cada vez mais utilizado em empreendimentos públicos no Brasil, especialmente após a publicação de decretos que regulamentam sua adoção gradual. Sobre o BIM e sua implementação no Brasil, analise as alternativas e assinale a correta.
Alternativas
Q3059162 Arquitetura

Em relação à norma de desempenho em edificações habitacionais, julgue o item a seguir.


Custo global é o custo total de uma edificação – ou de seus sistemas – determinado, considerando‑se, além do custo inicial, os custos de operação e de manutenção ao longo da sua vida útil.

Alternativas
Q3051668 Arquitetura
Ao preencher o formulário de requisição de financiamento para a realização de uma obra junto ao banco credor, o arquiteto precisou calcular o valor do BDI - Benefícios e Despesas Indiretas a partir dos dados orçamentários. Sabendo-se que o valor dos Custos Diretos é de R$150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) e o valor de venda é de R$183.000,00 (cento e oitenta e três mil reais), o valor arredondado do BDI, em porcentagem, a ser inserido no formulário será de 
Alternativas
Q3050061 Arquitetura
Qual a principal função do Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) em um orçamento de obra?
Alternativas
Q3036925 Arquitetura

A respeito das regras e dos critérios para a elaboração do orçamento de referência de obras, julgue o próximo item, com base no Decreto n.º 7.983/2013. 


O preço global de referência consiste no valor resultante do somatório dos custos totais de referência de todos os serviços necessários à plena execução da obra ou do serviço de engenharia.

Alternativas
Q3036842 Arquitetura

A respeito dos termos de compromisso relativos às transferências obrigatórias de recursos da União para a execução de ações do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), julgue o item subsequente, de acordo com o Decreto n.º 11.855/2023. 


A celebração de termo de compromisso relativo à transferência obrigatória de recursos financeiros para a execução de ações do Novo PAC não depende da adimplência do recebedor dos recursos financeiros. 

Alternativas
Q3036841 Arquitetura

A respeito dos termos de compromisso relativos às transferências obrigatórias de recursos da União para a execução de ações do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), julgue o item subsequente, de acordo com o Decreto n.º 11.855/2023. 


O repassador dos recursos financeiros destinados à execução do objeto do termo de compromisso deve exigir a contrapartida financeira necessária à execução do objeto pactuado. 

Alternativas
Q3036839 Arquitetura

Acerca do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante e à Saúde, julgue o item que se segue, conforme a Lei n.º 14.719/2023.


As obras de engenharia inacabadas que estejam em processo de tomada de contas especial não podem ser incluídas no referido pacto. 

Alternativas
Q2951390 Arquitetura

Para realizar um orçamento de uma casa de 850 m2, para cada material relacionado, utiliza-se a respectiva unidade de medida. O material utilizado no orçamento foi: aço para concreto armado, bloco cerâmica, pedra, cimento, areia e mão-de-obra. Assinale a alternativa que apresenta as unidades de medida utilizadas para os materiais, conforme a ordem em que foram relacionados.

Alternativas
Ano: 2013 Banca: FUNCAB Órgão: DAE-CE Prova: FUNCAB - 2013 - DAE-CE - Arquiteto Pleno - I |
Q2943919 Arquitetura

No planejamento de uma obra decidiu-se utilizar para o controle da duração das atividades o cronograma representado a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Esse tipo de cronograma é denominado:

Alternativas
Ano: 2013 Banca: CEFET-BA Órgão: UFRB Prova: CEFET-BA - 2013 - UFRB - Arquiteto e Urbanista |
Q2942929 Arquitetura

O acompanhamento físico-financeiro de obras é feito através de ferramentas de trabalho, como o cronograma de Gantt e o sistema Pert.


Assim sendo, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.


( ) Para a organização de um cronograma físico-financeiro, é necessário conhecer a quantidade dos diversos serviços; coeficientes de produção; equipamentos a serem utilizados; disponibilidades financeiras; metodização dos trabalhos e caminho crítico.

( ) O Pert é um instrumento importante no campo de ação do planejamento, da programação e do controle de projetos complexos.

( ) Para a organização de um cronograma físico-financeiro, é necessário conhecer a quantidade dos diversos serviços, os equipamentos a serem utilizados, dispensando-se a metodização dos trabalhos e o caminho crítico.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Ano: 2010 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2010 - UFPR - Arquiteto |
Q2925606 Arquitetura

No que se refere à elaboração de orçamentos de serviços de construção, complementação, reforma ou ampliação de uma edificação ou conjunto de edificações, é correto afirmar:

Alternativas
Ano: 2008 Banca: UFRRJ Órgão: UFRRJ Prova: UFRRJ - 2008 - UFRRJ - Arquiteto |
Q2889807 Arquitetura

Em relação ao orçamento de uma dada obra, pode-se afirmar que:

I. é a previsão de despesas com desembolsos necessários à realização da obra ao longo do tempo.

II. é a determinação do custo da obra antes de sua realização.

III. é necessário o conhecimento da quantidade de serviços e dos seus preços unitários.

IV. é um poderoso instrumento de apoio para o acompanhamento e controle da obra.

V. é a previsão da realização dos diversos serviços ou atividades da obra ao longo do tempo.

A opção que apresenta as afirmativas corretas é

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: A
5: B
6: C
7: C
8: A
9: C
10: D
11: D
12: E
13: C
14: E
15: E
16: B
17: C
18: C
19: B
20: B