Questões de Concurso Sobre projetos em arquitetura

Foram encontradas 1.011 questões

Q3093415 Arquitetura
A locação dos eletrodomésticos e móveis da casa dentro do ambiente interno organizado de uma residência está exemplificado na figura abaixo. O tipo de planta da figura é indicado na opção:

Captura_de tela 2024-12-02 151221.png (810×411)
 Obs: Planta fora de escala
Alternativas
Q3093266 Arquitetura
A escala de projetos arquitetônicos é o conceito utilizado na arquitetura para representar desenhos ou objetos muitos pequenos (escala reduzida) ou muito grandes (no caso escala de projetos arquitetônico ampliados). A escala é bastante utilizada pelos arquitetos para exibirem projetos de obras e representar uma ideia sobre uma edificação. O profissional apresenta o projeto em dimensões homólogas, considerando a relação de proporcionalidade. Por exemplo, ao elaborar o projeto de um objeto, o arquiteto pode representá-lo a partir de uma escala reduzida, mostrando exatamente como ficará dentro de um cômodo depois de pronto. Considerando que um arquiteto criará um projeto de edificação com dimensão máxima de 20 m em uma folha A3 (que mede 297 mm x 420 mm), com margem 10 mm, a escala adequada para a apresentação do projeto é
Alternativas
Q3092294 Arquitetura
Sobre a arquitetura sustentada pelos princípios do Minimalismo, analise as afirmações a seguir.

I- O Minimalismo é caracterizado pela redução formal e pela busca por uma pureza estética, na qual "menos é mais".
II- O Minimalismo enfatiza o uso de cores vibrantes e ornamentação como parte essencial da estética do edifício.
III- Tadao Ando é um dos principais expoentes do Minimalismo, utilizando concreto e luz como elementos fundamentais de suas obras.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3092290 Arquitetura
Ao desenvolver um projeto de requalificação de um centro histórico em uma cidade de médio porte, é preciso que sejam aplicados os princípios de intervenção em espaços urbanos. De acordo com o Estatuto da Cidade, qual teoria urbana considera a cidade como um organismo vivo, onde a intervenção deve ser gradual e adaptativa, respeitando o contexto histórico e as práticas cotidianas dos habitantes?
Alternativas
Q3058916 Arquitetura
Em um projeto de layout de ambientes internos, qual abordagem é mais eficaz para equilibrar a funcionalidade e a estética, garantindo ao mesmo tempo um fluxo eficiente e conforto para os ocupantes?
Alternativas
Q3054059 Arquitetura
A respeito do projeto arquitetônico, analisar os itens.

I. Na representação do lavatório de um banheiro, podem ser utilizadas linhas para definir o balcão e um bloco para a louça do lavatório propriamente dito. As linhas de contorno, da grande maioria dos equipamentos fixos, são de espessura média (entre 0,30 e 0,40mm) e seus detalhes são representados por linhas finas (entre 0,1mm e 0,2mm).

II. Ao representar os elementos das esquadrias que faceiam as paredes, como marcos e guarnições, devemos lembrar que, se essas últimas forem representadas por linhas grossas, elas irão parcialmente se sobrepor às linhas desses elementos, diminuindo suas dimensões visuais (após a impressão).

III. Os elementos da construção situados acima do plano de corte da planta baixa e, por consequência, não visíveis, devem ser representados em projeção por meio de linhas pontilhadas ou de linha traço um ponto, como as louças sanitárias, pias e tanques, por exemplo.


Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3053751 Arquitetura

De acordo com a NBR 6492 – Documentação Técnica para projetos arquitetônicos e urbanísticos – Requisitos, deve-se utilizar para a representação de materiais em desenho técnico arquitetônico, a convenção determinada na referida norma.

A seguir uma figura com a representação de um material.


Imagem associada para resolução da questão


A Figura apresenta a representação em desenho arquitetônico do material, chamado:

Alternativas
Q3051688 Arquitetura
O arquiteto deverá apresentar os desenhos de um projeto arquitetônico de acordo com os requisitos estabelecidos para a documentação técnica.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A inclinação de um telhado deve ser representada seguindose o sentido do fluxo das águas e a indicação do seu valor em porcentagem sendo, este tipo de indicação dispensável no caso de uma laje de cobertura. ( ) Na representação das rampas em planta deve-se indicar o sentido ascendente, por meio de seta em linha contínua estreita, a indicação da porcentagem e a marcação dos níveis nos patamares. ( ) Na apresentação de um projeto, a altura das letras e dos algarismos deve manter a uniformidade, respeitando-se a hierarquia de acordo com sua importância, de modo que a altura das letras para a denominação dos ambientes deve ser maior que a dos algarismos das cotas.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q3051687 Arquitetura
Para representar as curvas de níveis na planta de localização de um território, o arquiteto deverá utilizar dois tipos de linhas distintos: um para as curvas principais e outro para as curvas secundárias.
Assinale a opção que apresenta os tipos de linha a serem corretamente desenhadas pelo arquiteto.
Alternativas
Q3051686 Arquitetura
O Parque Urbano Contemporâneo é essencialmente um espaço de convívio social múltiplo em que interagem indivíduos e paisagens.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Os Parques Contemporâneos com estrutura formal pósmoderna introduziram elementos típicos do passado, não como mera reprodução, mas com a criação de novos espaços cenográficos e de caráter romântico exuberante, constituindo uma imagem bastante distinta da de seus análogos do início do século XX. II. O programa e as atividades dos Parques Contemporâneos correspondem aos dos parques da segunda metade do século XX, existindo apenas a introdução de novas modalidades como a prática do skate e da escalada, inexistentes naquela época. III. A partir dos anos 1990, com a implementação dos Planos Diretores, os Parques Contemporâneos lineares tornaram-se comuns, constituindo-se em espaços livres, que cortam a malha urbana de um modo radical, definindo segmentos diversos.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3051685 Arquitetura
Considerando o objetivo estratégico da Carta Brasileira Cidades Inteligentes de prover acesso equitativo à internet de qualidade para todas as pessoas, assinale a opção que indica a recomendação que tem como público alvo, exclusivamente, os governos federal, estadual e municipal.
Alternativas
Q3051684 Arquitetura
Assinale a opção que apresenta a disposição geral referente ao Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) nos municípios brasileiros.
Alternativas
Q3045454 Arquitetura
O projeto encomendado pelo ministro Gustavo Capanema para o edifício do Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro, desenvolvido pela equipe de Lúcio Costa, na década de 1930, é um marco na história da arquitetura moderna brasileira, principalmente pelo seu caráter monumental. Para sua elaboração, a equipe responsável contou com a consultoria de Le Corbusier que deu inúmeras contribuições. Apesar disso, Yves Bruand (2010), em sua obra Arquitetura contemporânea no Brasil, afirma que o sucesso do projeto não deve ser atribuído exclusivamente à presença do arquiteto franco-suíço, pois, apesar da equipe de Lúcio Costa ter se baseado nos princípios ditados por Le Corbusier, o projeto definitivo dispõe de características particulares desenvolvidas pelos arquitetos brasileiros, como dinamismo, leveza e riqueza plástica. Sobre as especificidades da obra, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3045453 Arquitetura
    “Da busca quase obsessiva pela restauração de uma urbanidade perdida – a cidade como lugar público – passa-se pois à apologia do caos, da cidade labiríntica, da errância, da (des)ordem etc.” (Arantes, 1998, p. 187).           A crítica apresentada pela autora se refere às intervenções de revitalização urbana numa busca de criar identidade e reforço de laços sociais, criando cidades labirínticas e fragmentadas. Esta crítica está relacionada:  
Alternativas
Q3045452 Arquitetura
Por décadas, a dimensão humana das cidades tem sido negligenciada, ou progressivamente eliminada do planejamento urbano, para que outras questões ganhassem mais peso, como a acomodação do aumento vertiginoso de veículos automotores e seu tráfego intensificado, opção que tem gerado inúmeras externalidades. Essa realidade tem sido muito influenciada por ideologias dominantes que têm o automóvel como símbolo máximo da modernidade. Inúmeras estratégias têm surgido para reverter este cenário e criar cidades para pessoas, dentre elas podemos elencar:
Alternativas
Q3045451 Arquitetura
O BDI é um item de composição orçamentária que auxilia os profissionais e empresas a compor o custo total de uma obra. O BDI é um dos fatores que mais influencia o custo final de uma obra e, portanto, sua análise é de suma importância para se ter uma expectativa precisa do orçamento total. Assinale a alternativa em que todos os itens apresentados podem ter seus custos incluídos na composição percentual do BDI:
Alternativas
Q3045450 Arquitetura
    Segundo Giulio Carlo Argan (1993), em História da Arte como História da Cidade, a arquitetura é responsável por dar corpo e estrutura à cidade, atribuindo-lhe significância com os simbolismos presentes em suas formas. Desse modo, embora a arquitetura seja uma disciplina autônoma, é parte constituinte e expressiva do sistema cultural urbano.           Os escritos desse autor, que datam da década de 1960, demonstram suas preocupações sobre as intervenções de arquitetos modernos nas cidades, para ele: “É preciso [...] que se pare de considerar a arquitetura como uma das ‘belas artes’ e se reconheça que é a primeira das técnicas urbanas, à qual, portanto, cabe toda a responsabilidade da gestão da cidade e de suas transformações” (Argan, 1993, p. 245).

Conforme a crítica apresentada por Argan (1993), assinale a alternativa que esteja coerente com o contexto de sua escrita:
Alternativas
Q3045448 Arquitetura
De acordo com a ABNT NBR 16636, a definição CORRETA de anteprojeto arquitetônico é a etapa destinada: 
Alternativas
Q3045445 Arquitetura
Ao projetar um estádio para jogos de futebol, projetistas entendem que o dimensionamento dos assentos terá impacto na capacidade total de ocupação da edificação. Projetistas sabem que devem considerar dados de amostragem populacional para especificação da largura das cadeiras numeradas. Para definir essa medida, precisarão considerar a dimensão antropométrica denominada largura do quadril sentado. Qual o referencial antropométrico correto a ser empregado ao se especificar a largura do assento? 
Alternativas
Q3045444 Arquitetura
Yves Bruand (2010), em Arquitetura contemporânea no Brasil, apresenta o pioneirismo do arquiteto russo Gregori Warchavchik no movimento de ruptura com a arquitetura tradicional e na aproximação da produção brasileira com as correntes da nova arquitetura que estavam em debate no contexto internacional, no início do século XX. Embora o arquiteto estivesse alinhado com os princípios modernistas, encontrou resistências e dificuldades para inseri-los no Brasil. Alguns dos obstáculos enfrentados por Warchavchik estão expressos na primeira obra que realizou de forma independente, sua residência na Rua Santa Cruz, em São Paulo, considerada a primeira casa moderna paulista (Figura 1). Apesar da casa seguir a estética adotada pelos arquitetos modernistas, apresentava contradições condizentes com a realidade do país nos anos de sua  construção (1927-1928). Desse modo, ao observar o projeto dessa residência e o contexto histórico de sua execução, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das contradições com a doutrina funcionalista defendida pelo movimento moderno.

    Imagem associada para resolução da questãoImagem associada para resolução da questão
         Imagem associada para resolução da questão       Imagem associada para resolução da questão
Figura 1: Casa na Rua Santa Cruz, de Gregori Warchavchik: 1. fachada da casa construída; 2. terraço atrás da fachada; 3. planta baixa do térreo; 4. planta baixa do primeiro andar. Fonte: Bruand, Yves, 2010, p. 65-66.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: E
5: D
6: A
7: D
8: B
9: D
10: E
11: D
12: C
13: A
14: A
15: B
16: B
17: A
18: C
19: C
20: B