Questões de Concurso Sobre ações educativas e culturais em arquivologia em arquivologia

Foram encontradas 125 questões

Q3092068 Arquivologia

Considerando as normas de descrição arquivística, elaboração de instrumentos de pesquisa e RiC (records in contexts), bem como a difusão de documentos, julgue o seguinte item. 


Publicações, promoção de eventos e visitas guiadas são típicas ações de divulgação/difusão nos arquivos. 

Alternativas
Q2250530 Arquivologia
O patrimônio arquivístico de uma nação é formado pelo conjunto de
Alternativas
Q2219128 Arquivologia
O arquivo, além de suas funções relacionadas ao recolhimento, custódia, preservação e organização de fundos documentais, pode oferecer serviços de assistência educativa. Assinale a opção que não corresponde a ações educativas que podem ser realizadas pelo arquivo.
Alternativas
Q2108688 Arquivologia
Depois das baixas sofridas em decorrência da avaliação, os arquivos permanentes operam, segundo Heloísa Bellotto, uma espécie de adaptação ao processo de classificação a que os documentos foram submetidos, quando ainda na fase corrente. A autora refere-se
Alternativas
Q1902323 Arquivologia

Dentre os tipos de difusão que são destacados por Bellotto (2006), têm-se a difusão editorial, educativa e cultural. A respeito dessa diversidade e das atividades de mediação, tal como são citadas por Rockembach (2015), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Constitui uma difusão educativa no âmbito dos arquivos a realização de espaços de disseminação de publicações geradas pelo Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul aos pesquisadores em geral.

( ) Um exemplo de difusão cultural no âmbito dos arquivos seria a exposição de documentos sobre a história do Rio Grande do Sul no espaço do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul.

( ) A difusão editorial tem como objetivo realizar atividades de treinamento de usuários produtores de arquivos correntes, intermediários e permanentes, contribuindo para a efetividade do trabalho de acesso aos acervos.

( ) A mediação é um trabalho paralelo à difusão no âmbito dos arquivos, atuando de forma implícita e explícita, quando se trata de mediação da informação, além da mediação cultural e pedagógica/ educacional.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1626808 Arquivologia
As novas tecnologias de comunicação e informação, somadas a outras iniciativas mais tradicionais, têm possibilitado, entre outras vantagens, a intensificação das atividades de aproximação de um público cada vez maior e diversificado com as instituições arquivísticas. A esse processo de comunicação denomina‐se
Alternativas
Q1626801 Arquivologia
Muitos são os arquivistas que, dos espaços burocráticos que ocupam, imaginam poder substituir, com seu enfoque de especialista, a diversidade de concepções, de experiências e de interesses que permeiam os diferentes tipos de usos e usuários dos arquivos permanentes. Ter consciência dessas diversidades e da sua competência como agente facilitador de acesso significa ter
Alternativas
Q1292892 Arquivologia

A prática da ação cultural possui um caráter transformador da realidade social e pressupõe que os indivíduos sejam sujeitos ativos em um processo sistemático de criação de novos bens culturais e conhecimentos.

A partir dessa temática, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A ideia de criar serviços educativos surgiu quando, logo após a II Guerra Mundial, pensou-se em abrir os arquivos a um novo público, de acordo com métodos ativos de educação.

( ) Há, segundo Heloísa Bellotto, três (3) tipos principais de ações de difusão: cultural, educativa e editorial.

( ) O arquivo pode oferecer recursos documentais de base do ensino de história, política e administração, porém, dificilmente pode ajudar em outras áreas do conhecimento, por isso, as ações culturais devem focar nessas áreas.

( ) Um serviço educativo de arquivo não necessita da colaboração de outros organismos culturais e pedagógicos, haja vista que o arquivo dispõe de informações suficientes para atender as necessidades dos usuários.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Q1248774 Arquivologia
As atividades educativas e culturais em instituições arquivísticas ressaltam a importância e o valor histórico
Alternativas
Ano: 2006 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MI
Q1223602 Arquivologia
Quanto às ações culturais e educativas nos arquivos permanentes, julgue o item que se segue.
As exposições de documentos devem ser evitadas nos arquivos permanentes, tendo em vista o risco que representam para o acervo.
Alternativas
Q1216953 Arquivologia
As instituições arquivísticas, por meio de suas funções de recolhimento, custódia, preservação e organização de fundos documentais são importantes para a construção e fortalecimento de identidades e da memória das sociedades. Elas devem promover ações culturais e educativas para que o cumprimento de suas funções sociais seja bem sucedido. No âmbito dessas atribuições deverão:
Alternativas
Q1130256 Arquivologia
A função de um arquivo permanente é reunir, conservar, arranjar, descrever e facilitar a consulta dos documentos oficiais, de uso não corrente, ou seja, concentrar sob sua custódia, conservar e tornar acessíveis documentos não correntes, que possam tornar-se úteis para fins administrativos, pesquisas históricas e outros fins. São classificações de atividades do arquivo permanente, exceto:
Alternativas
Q1013050 Arquivologia

A respeito de gestão da informação e gestão de documentos, julgue o item a seguir.


As atividades do arquivo permanente consistem na transferência, na eliminação dos documentos e na manutenção dos valores primários.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-ES Órgão: IF-ES Prova: IF-ES - 2019 - IF-ES - Arquivista |
Q1006573 Arquivologia
Abaixo encontram-se afirmativas acerca das funções arquivísticas. Julgue-as e selecione a CORRETA:
Alternativas
Q1004638 Arquivologia

Com relação ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue o item.


Uma das atividades realizadas nos arquivos permanentes é a difusão.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: COSEAC Órgão: UFF Prova: COSEAC - 2019 - UFF - Arquivista |
Q998507 Arquivologia
Ainda que argumentando que as ações culturais e educativas são “secundárias” nos arquivos públicos e apoiando-se em experiências francesas, BELLOTTO (1991, 2006) sugere como atividade possível, principalmente para estudantes, a exposição de documentos arquivísticos alternando:
Alternativas
Q989154 Arquivologia

Com base nas noções de arquivologia, julgue o item a seguir.


A difusão dos documentos de arquivo é feita no arquivo permanente.
Alternativas
Q985499 Arquivologia

Acerca das noções de arquivologia, julgue o item que se segue.


A difusão dos documentos de arquivo é uma das principais atividades do arquivo permanente.

Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2019 - UFGD - Arquivista |
Q978849 Arquivologia
Segundo Heloísa Liberalli Bellotto (2004), a relação arquivo-escola não pode ser esporádica, festiva, inconsistente e casual. Os estudantes precisam reconhecer o arquivo como um recurso nos processos de aprendizagem nos vários níveis escolares. Essa perspectiva se enquadraria em que função arquivística?
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2019 - UFGD - Arquivista |
Q978848 Arquivologia
As instituições arquivísticas são espaços para a disseminação da cultura, para além da função de guardar e preservar os documentos. Os acervos sob a guarda dos arquivos podem se transformar em base para a criação e apresentação de atividades culturais. Assinale a alternativa que corresponde aos tradicionais tipos de ações culturais em arquivos brasileiros.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: D
5: D
6: D
7: E
8: A
9: C
10: E
11: C
12: C
13: E
14: B
15: C
16: B
17: C
18: C
19: C
20: E