Questões de Arquivologia - Arquivo e Outros Órgãos de Documentação para Concurso

Foram encontradas 329 questões

Q3062243 Arquivologia
Ao realizar um diagnóstico em um arquivo público brasileiro, foram identificados problemas como falta de pessoal qualificado, inexistência de políticas arquivísticas e ausência de sistemas informatizados. Quais seriam as recomendações prioritárias para melhorar essa situação?
Alternativas
Q3062234 Arquivologia
Um dos principais problemas enfrentados pelos arquivos públicos no Brasil é:
Alternativas
Q3046340 Arquivologia
O órgão de documentação que se caracteriza como uma instituição de interesse público, criada com a finalidade de conservar, estudar e colocar à disposição do público um conjunto de peças e objetos de valor cultural, é a (o)
Alternativas
Q3037842 Arquivologia
Sabe-se que a estrutura de documentação tem seu valor organizacional para a empresa, seja ela uma organização pública ou privada. Assim assinale a alternativa correta quanto sua importância:
Alternativas
Q3011416 Arquivologia
Os arquivos desempenham diversas funções essenciais para a gestão eficiente de documentos dentro de uma organização. Essas funções são fundamentais para garantir que a informação seja bem administrada, acessível e preservada. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das principais funções dos arquivos.
Alternativas
Q2895960 Arquivologia

O arquivo tem de ser bem organizado, pois ele é a memória viva da organização e o referencial de consultas que substanciam as rotinas diárias e as decisões tomadas cotidianamente, seja no curto, no médio ou no longo prazo. A esse respeito, analise as características de um arquivo listadas a seguir.


I. Ser simples, de modo que outras pessoas, que não o arquivista, possam consultá‐lo sem dificuldade.

II. Ser inflexível, de modo que não possa ser aumentado quando aumenta o número de documentos a serem arquivados.

III. Ter boa acessibilidade, no sentido de permitir que qualquer consulta seja feita com rapidez e com qualidade.

IV. Ser organizado de modo heterogêneo e com pouca uniformidade, privilegiando a diversidade.



Assinale:

Alternativas
Q2808956 Arquivologia

Como se denomina o processo que procura racionalizar a produção, organização e difusão das informações que se encontram nos vários documentos, que torna os resultados intelectuais acessíveis a todos, e que contribui decisivamente para o desenvolvimento da comunicação?

Alternativas
Q2792534 Arquivologia

Na ISAAR(CPF), os elementos de descrição para um registro de autoridade arquivística estão organizados em quatro áreas. Aquela que tem como objetivo identificar, especificamente, esse registro no contexto em que será utilizado, é denominada área de:

Alternativas
Q2792506 Arquivologia

O conjunto de regras gerais para a descrição arquivística citado na norma ISAD(G) faz parte de um processo que visa:


I assegurar a criação de descrições consistentes, apropriadas e autoexplicativas.

II facilitar a recuperação e a troca de informações sobre documentos arquivísticos.

III orientar a descrição de documentos especiais, como os registros sonoros e mapas.


Está correto o que se afirma apenas em:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Arquivista |
Q2776526 Arquivologia

Segundo a ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística (2000), o elemento descritivo “Sistema de Arranjo” pertence à área de:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Arquivista |
Q2776522 Arquivologia

Sobre Descrição Multinível a Norma geral internacional de descrição arquivística apresenta que:

“Se o fundo como um todo estiver sendo descrito, ele deverá ser representado numa só descrição, utilizando-se os elementos descritivos como mencionado na seção 3 deste documento. Se é necessária a descrição das suas partes, estas podem ser descritas em separado, usando-se igualmente os elementos apropriados da seção 3. A soma total de todas as descrições assim obtidas, ligadas numa hierarquia, como ilustrado no modelo do Apêndice A-1, representa o fundo e as partes para as quais foram elaboradas as descrições. Para as finalidades destas regras, tal técnica de descrição é denominada descrição multinível” (CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS, 2001, p. 16).

Analise as afirmativas, identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

( ) Aplicam-se quatro regras fundamentais ao se estabelecer uma hierarquia de descrições, como no caso da descrição multinível.

( ) A descrição do geral para o particular tem por objetivo representar o contexto e a estrutura hierárquica do fundo e suas partes componentes.

( ) A informação relevante para o nível de descrição tem por objetivo representar com rigor o contexto e o conteúdo da unidade de descrição.

( ) A relação entre descrições tem por objetivo tornar explícita a posição da unidade de descrição na hierarquia.

( ) A não repetição de informação tem por objetivo evitar a redundância de informação em descrições hierarquicamente relacionadas

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Arquivista |
Q2776520 Arquivologia

A Norma Internacional para Descrição de Funções (ISDF) dá diretivas para a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos. Das alternativas abaixo, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-PA Órgão: IF-PA Prova: IF-PA - 2016 - IF-PA - Arquivista |
Q2768781 Arquivologia

Existe, internacionalmente, hoje um conjunto de normativas relacionadas à descrição, classificação e gestão de arquivos. Quando se pensa em normas de descrição no contexto do conselho internacional de arquivos, quais são as normas e como podemos compreendê-las. Marque V para verdadeiro, F para falso e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


( ) ISAAR(CPF)- Esta norma apresenta regras gerais para a normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos, permitindo assim: o fornecimento de orientação prática na identificação e contato com instituições com acervos arquivísticos e no acesso ao acervo e aos serviços disponíveis a elaboração de diretórios de instituições com acervo arquivístico e ou listas de autoridade o estabelecimento de conexões com listas de autoridade de bibliotecas e museus e ou o desenvolvimento de diretórios comuns de instituições de patrim nio cultural nos níveis regional, nacional e internacional e a produção de estatísticas de instituições com acervo arquivístico, nos níveis regional, nacional ou internacional.

( ) ISAD(G) - Esta norma estabelece diretrizes gerais para a preparação de descriçõesarquivísticas. Deve ser usada em conjunção com as normas nacionais existentes ou como base para a sua criação. O objetivo da descriçãoarquivística é identificar e explicar o contexto e o conteúdo de documentos de arquivo a fim de promover o acesso a eles Isto é alcançado pela criação de representações precisas e adequadas e pela organização dessas representações de acordo com modelos predeterminados. Processos relacionados à descrição podem começar na ou antes da produção dos documentos e continuam durante sua vida. Esses processos permitem instituir controles intelectuais necessários para tornar confiáveis, autênticas, significativas e acessíveisdescrições que serão mantidas ao longo do tempo.

( ) ISDIAH - Esta norma dá diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçamdescrições de entidades (entidades coletivas, pessoas e famílias) relacionadas à produção e manutenção de arquivos. Registros de autoridade arquivística podem ser usados para: a. descrever uma entidade coletiva, pessoa, ou família como unidades dentro de um sistema de descriçãoarquivístico e ou b. controlar a criação e uso de pontos de acesso em descriçõesarquivísticas; c. documentar relações entre diferentes produtores de documentos e entre essas entidades e os documentos que produziram e/ou outros recursos sobre ou produzidos por essas mesmas entidades.

( ) ISDF - Esta norma dá diretivas para a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos. O termo “função” é usado nesta norma para incluir não somente funções, mas também qualquer uma das subdivisões de uma função, tais como subfunção, procedimento operacional, atividade, tarefa, transação ou outro termo de uso internacional, nacional ou local. A norma pode ser usada para descrever uma função ou qualquer de suas subdivisões.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: IFAL Prova: COPEVE-UFAL - 2016 - IFAL - Arquivista |
Q2744183 Arquivologia

Dadas as afirmativas quanto às normas internacionais de descrição arquivística,


I. ISAD-G é a norma geral internacional de descrição arquivística.

II. A ISO:9000 é a norma de descrição arquivística canadense.

III. ISDF é a norma internacional para descrição de funções.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Q2729175 Arquivologia

Tendo em vista a facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional, a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) estabelece diretivas para descrição de documentos arquivísticos. A referida norma é compatível com as seguintes normas internacionais em vigor:

Alternativas
Ano: 2018 Banca: UFPR Órgão: COREN-PR Prova: UFPR - 2018 - COREN-PR - Arquivista |
Q2722056 Arquivologia

De acordo com as definições apresentadas nas diretrizes para a implementação de repositórios arquivisticos digitais confiáveis – RDC-arq, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) Normalização de formatos é o conjunto de ações gerenciais e técnicas exigidas para superar as mudanças tecnológicas e a fragilidade dos suportes, garantindo acesso e interpretação dos documentos digitais pelo tempo que for necessário.

( ) Metadados é a informação registrada, codificada em dígitos binários, acessível e interpretável por meio de sistema computacional.

( ) Confidencialidade é a propriedade de certos dados ou informações que não podem ser disponibilizados ou divulgados sem autorização para pessoas, entidades ou processos.

( ) Migração é o conjunto de procedimentos e técnicas para assegurar a capacidade de os objetos digitais serem acessados em face das mudanças tecnológicas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Ano: 2018 Banca: UFPR Órgão: COREN-PR Prova: UFPR - 2018 - COREN-PR - Arquivista |
Q2722054 Arquivologia

É um modelo conceitual que define um repositório digital, identificando o ambiente, os componentes funcionais, suas interfaces internas e externas, os objetos de dados e informações. No Brasil, foi adaptado e publicado como norma ABNT NBR 15472:2007, sob o título “Sistema Aberto de Arquivamento de Informação – SAAI”.

Alternativas
Q2582089 Arquivologia

Qual é a importância do recebimento, encaminhamento e arquivamento de documentos oficiais em um escritório?

Alternativas
Q2579146 Arquivologia

Qual é a importância do arquivo e das técnicas de arquivamento em um ambiente organizacional?

Alternativas
Q2548429 Arquivologia
A Arquivologia estuda teorias e métodos de organização e tratamento de documentos, e sua conversão em potencial de informação. A definição de arquivo está correta na alternativa:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: E
5: C
6: B
7: A
8: A
9: D
10: E
11: D
12: B
13: B
14: D
15: B
16: D
17: A
18: B
19: C
20: D