Questões de Concurso
Sobre e-arq brasil em arquivologia
Foram encontradas 330 questões
A produção crescente de documentos arquivísticos em formato digital desafia as organizações produtoras e as instituições de preservação na busca de soluções para a preservação e o acesso de longo prazo.
De acordo com as diretrizes para a implementação de repositórios digitais confiáveis do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), a preservação dos documentos arquivísticos digitais deve estar associada a um repositório digital confiável
O Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) estabeleceu diretrizes para a implementação de repositórios digitais confiáveis para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais para instituições arquivísticas dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (Sinar). Dentre as definições estabelecidas, há uma que se refere à credibilidade de um documento arquivístico, enquanto afirmação de um fato, e existe quando um documento arquivístico pode sustentar o fato ao qual se refere, e é estabelecida pelo exame da completeza, da forma do documento e do grau de controle exercido no seu processo de criação.
Essa é a definição de
O Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (Sigad) é um sistema que controla o ciclo de vida dos documentos arquivísticos. A gestão arquivística de documentos compreende a captura, a tramitação, a utilização e o arquivamento até a sua destinação final, isto é, eliminação ou recolhimento para guarda permanente. O Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos tem por objetivo orientar a implantação da gestão arquivística de documentos, fornecer especificações técnicas e indicar os metadados para desenvolver e/ou adquirir um Sigad.
Esse modelo de requisitos é conhecido como
Se o acervo contém documentos nesse formato, deve-se seguir a orientação de:
1. Um sistema de gestão arquivística de documentos é caracterizado por gerenciar tanto documentos digitais como não digitais, bem como aqueles híbridos, compostos por partes digitais e não digitais.
2. Segundo o e-Arq Brasil, um sistema de informação é um sistema informatizado que apoia o acesso e a gestão de dados, informação e/ou documentos em um ambiente computacional.
3. Todo SIGAD, conforme descrito no e-Arq Brasil, é caracterizado pela organização da informação não estruturada de órgão ou entidade, podendo ser dividido em: captura, gerenciamento, armazenamento e distribuição.
4. Conforme as recomendações do e-Arq Brasil, um GED ou um ECM tratam de documentos de maneira compartimentada, enquanto um SIGAD parte de uma concepção orgânica.
5. A gestão arquivística de documentos é um conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos arquivísticos em idades corrente e intermediária, visando à sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Nesse cenário, qual conceito do modelo e-Arq Brasil destaca a importância de assegurar que os documentos permaneçam inalterados e confiáveis ao longo de seu ciclo de vida?
Entre as ferramentas a serem analisadas, NÃO se pode incluir:
Com base neste documento, é correto afirmar: