Questões de Concurso
Sobre e-arq brasil em arquivologia
Foram encontradas 333 questões
Relacione adequadamente as colunas a seguir.
( ) e-ARQ Brasil. ( ) OAIS. ( ) Ica-Atom. ( ) RDC-Arq. ( ) OAI-PMH.
1. Indica parâmetros e requisitos para repositórios arquivísticos digitais confiáveis, tendo em vista a perspectiva da necessidade de manutenção dos acervos documentais por longos períodos ou, até mesmo, permanentemente.
2. Estabelece requisitos mínimos para um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos, independentemente da plataforma tecnológica em que for desenvolvido e/ou implantado; especifica requisitos a serem cumpridos pela organização produtora/recebedora de documentos, pelo sistema de gestão arquivística e pelos próprios documentos, a fim de garantir sua confiabilidade e autenticidade, assim como seu acesso, pelo tempo que for necessário.
3. Modelo conceitual que define um repositório digital, identificando o ambiente, os componentes funcionais, suas interfaces internas e externas, os objetos de dados e informações.
4. Protocolo para coleta de metadados que permite a interoperabilidade de repositórios. Está baseado nas normas abertas HTTP e XML, e visa a facilitar a disseminação eficiente de conteúdo; não realiza pesquisas em dados, mas possibilita a reunião dos dados em um só lugar.
5. Aplicação open source baseada na web para descrições arquivísticas baseadas em padrões e acesso em vários idiomas, um ambiente para múltiplas instituições arquivísticas.
A sequência está correta em
Asserção I - O Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD), em conformidade com as diretrizes do e-ARQ Brasil, assegura que os documentos sejam sempre armazenados de forma segura, garantindo que não haverá perda ou dano aos documentos.
Porque
Asserção II - Esse sistema permite a digitalização, indexação e armazenamento centralizado de documentos, facilitando sua recuperação e minimizando os riscos de perda ou extravio dos documentos físicos.
A respeito das afirmativas, assinale a opção CORRETA:
Julgue o item que se segue, referente ao modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (e-ARQ Brasil).
O capítulo “Pesquisa, localização e apresentação de documentos” é considerado imprescindível para um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD).
Julgue o item que se segue, referente ao modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (e-ARQ Brasil).
Um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD) pode prescindir da capacidade de capturar documentos com diferentes formatos de arquivo e estruturas.
No que se refere aos requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos, julgue o item subsequente.
O eArq Brasil estabelece um conjunto de metadados específicos para a gestão de fotografias e de documentos sonoros pelo SIGAD.
A produção crescente de documentos arquivísticos em formato digital desafia as organizações produtoras e as instituições de preservação na busca de soluções para a preservação e o acesso de longo prazo.
De acordo com as diretrizes para a implementação de repositórios digitais confiáveis do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), a preservação dos documentos arquivísticos digitais deve estar associada a um repositório digital confiável
O Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) estabeleceu diretrizes para a implementação de repositórios digitais confiáveis para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais para instituições arquivísticas dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (Sinar). Dentre as definições estabelecidas, há uma que se refere à credibilidade de um documento arquivístico, enquanto afirmação de um fato, e existe quando um documento arquivístico pode sustentar o fato ao qual se refere, e é estabelecida pelo exame da completeza, da forma do documento e do grau de controle exercido no seu processo de criação.
Essa é a definição de
O Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (Sigad) é um sistema que controla o ciclo de vida dos documentos arquivísticos. A gestão arquivística de documentos compreende a captura, a tramitação, a utilização e o arquivamento até a sua destinação final, isto é, eliminação ou recolhimento para guarda permanente. O Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos tem por objetivo orientar a implantação da gestão arquivística de documentos, fornecer especificações técnicas e indicar os metadados para desenvolver e/ou adquirir um Sigad.
Esse modelo de requisitos é conhecido como
I. inventário do sistema de gestão arquivística de documentos e dos sistemas de informação e comunicação existentes no órgão ou entidade;
II. lista das exigências a serem cumpridas para a produção e manutenção de documentos;
III. relatório de avaliação dos riscos decorrentes da falta de registro de uma atividade em documento arquivístico;
IV. documento formal, regulamentando as exigências a serem cumpridas para a produção e manutenção de documentos, ou seja, definindo quais documentos devem ser produzidos, que forma documental devem apresentar e os níveis de permissão de acesso.
Estão corretos:
Se o acervo contém documentos nesse formato, deve-se seguir a orientação de:
1. Um sistema de gestão arquivística de documentos é caracterizado por gerenciar tanto documentos digitais como não digitais, bem como aqueles híbridos, compostos por partes digitais e não digitais.
2. Segundo o e-Arq Brasil, um sistema de informação é um sistema informatizado que apoia o acesso e a gestão de dados, informação e/ou documentos em um ambiente computacional.
3. Todo SIGAD, conforme descrito no e-Arq Brasil, é caracterizado pela organização da informação não estruturada de órgão ou entidade, podendo ser dividido em: captura, gerenciamento, armazenamento e distribuição.
4. Conforme as recomendações do e-Arq Brasil, um GED ou um ECM tratam de documentos de maneira compartimentada, enquanto um SIGAD parte de uma concepção orgânica.
5. A gestão arquivística de documentos é um conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos arquivísticos em idades corrente e intermediária, visando à sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Nesse cenário, qual conceito do modelo e-Arq Brasil destaca a importância de assegurar que os documentos permaneçam inalterados e confiáveis ao longo de seu ciclo de vida?