Questões de Concurso Sobre isdf em arquivologia

Foram encontradas 65 questões

Q3092056 Arquivologia

Considerando as normas nacionais e internacionais de arquivo e de gestão de documentos, julgue o item a seguir. 


Uma das áreas previstas na Norma Internacional de Descrição de Funções é a de pontos de acesso e indexação de assuntos.

Alternativas
Ano: 2024 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2024 - UFPR - Arquivista |
Q2568192 Arquivologia
Considerando as publicações do ICA, indique qual das normas apresenta diretivas para a preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades (entidades coletivas, pessoas e famílias) relacionadas à produção e manutenção de arquivos.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: SELECON Órgão: CREA-RJ Prova: SELECON - 2023 - CREA-RJ - Arquivista |
Q2211006 Arquivologia
A área da Norma Internacional para Descrição de Funções Arquivísticas (ISDF) que inclui a subárea relativa a regras ou convenções utilizadas é a de:
Alternativas
Q2051513 Arquivologia
No que se refere aos instrumentos de descrição arquivística, analise as afirmações abaixo:
1. Os instrumentos de descrição, de acordo com Heredia Herrera (1991), devem ser tomados como resultado de uma operação de análise específica dos documentos de arquivo ou de seus agrupamentos.
2. A ISAD(G) consiste em um instrumento de descrição arquivística utilizado para o registro de autoridade arquivística, entidades coletivas, pessoas e famílias, sendo um dos maiores referenciais na arquivologia contemporânea.
3. A Norma Brasileira de Descrição Arquivística, a NOBRADE, foi elaborada com base na ISAD(G) e pode ser utilizada para alguns materiais arquivísticos, não sendo recomendada para sistemas informatizados, pois estes já possuem metodologia própria para a descrição arquivística.
4. A ISDF, ou Norma Internacional para Descrição de Funções, foi criada a partir de modelos de descrição e análise de funções regularmente aplicados em arquivos e gestão de documentos na Austrália, Canadá, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos da América.
5. A norma geral internacional de descrição arquivística é conhecida como ISDIAH, devendo ser usada em conjunto com a NOBRADE, no caso do Brasil, ou como base para a sua criação.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Alternativas
Q1933445 Arquivologia
Assinale a opção correta com relação às normas internacionais de arquivo.
Alternativas
Q1927330 Arquivologia
Para descrever uma atividade de entidade coletiva associada à produção e manutenção de arquivos, fator importante na explicação da proveniência dos documentos, e para ajudar a situá-los no contexto de sua produção e uso, deve-se usar a Norma:
Alternativas
Q1902307 Arquivologia

No que se refere às normas de descrição arquivística, seja no âmbito brasileiro, ou no âmbito internacional, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A Norma Brasileira de Descrição Arquivística, a NOBRADE, estabelece oito elementos obrigatórios para a descrição de documentos arquivísticos: código de referência, título, data(s), gênero, espécie, classificação, dimensão e suporte, estado de preservação.

( ) A NOBRADE é compatível com a ISDIAH e a ISAAR (CPF), sendo voltada exclusivamente para documentos em fase intermediária e permanente.

( ) A ISDF preconiza que as descrições de funções devem complementar e suplementar descrições de documentos criadas em conformidade com a ISAD(G) e registros de autoridade elaborados de acordo com a ISAAR (CPF).


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Q1878634 Arquivologia

Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, da política de arquivos, da legislação e das normas da área, julgue o item que se segue. 


A Norma internacional de descrição de funções (ISDF) tem por finalidade estabelecer os critérios para identificação de fundo de arquivo.

Alternativas
Q1868226 Arquivologia
Em relação às normas de descrição arquivística, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

) A NOBRADE prevê a existência de 10 (dez) áreas, compreendendo 32 elementos de descrição, tais como: Área de identificação; Área de concentração; Área de serviços; Área de acesso e uso; Área de referências; Área de notas; Área de controle de descrição; Área e pontos de acesso de descrição de assuntos; Área de segurança; Área de relacionamentos.
( ) Segundo a ISDIAH, um produtor é qualquer entidade, seja coletiva, família ou pessoa, que produziu, acumulou e/ou manteve documentos arquivísticos no curso de sua atividade pessoal ou corporativa.
( ) Registro de autoridade arquivística, segundo a ISAAR, é a forma autorizada do nome combinada com dados fornecidos pela instituição arquivística nacional.
( ) Uma instituição com acervo arquivístico, segundo a ISDIAH, é toda organização que realiza a gestão documental do material arquivístico, sem necessariamente realizar a preservação e conservação documental.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1868225 Arquivologia
Assinale a alternativa correta em relação às normas de descrição arquivística.
Alternativas
Q1868224 Arquivologia
Além da NOBRADE, há uma série de normas internacionais de descrição arquivística produzidas pelo Conselho Internacional de Arquivos que auxiliam no acesso aos documentos arquivísticos. Em relação a essas normas internacionais, analise as assertivas abaixo:

( ) A ISAAR (CPF) é uma norma internacional de descrição arquivística que tem como objetivo a normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos, permitindo o fornecimento de orientação prática na identificação e contato com instituições com acervos arquivísticos, bem como a elaboração de diretórios de instituições com acervos arquivísticos e/ou lista de autoridades.
( ) Segundo a ISDIAH, a descrição de funções exerce um papel vital na identificação do valor dos documentos, contribuindo para a destinação dos documentos aos arquivos permanentes.
) A ISAD(G) é uma norma internacional que contém regras para a descrição arquivística que podem ser aplicadas independentemente da forma ou do suporte dos documentos.
( ) Segundo a ISDF, as funções são reconhecidas, geralmente, como mais instáveis que as estruturas, por isso devem ser evitadas como base para o arranjo, a classificação e descrição de documentos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1815670 Arquivologia

A respeito das normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item subsequente.


A norma internacional de descrição de funções prevê que o nome constante da função seja o único nome autorizado.

Alternativas
Q1815669 Arquivologia

A respeito das normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item subsequente.


No nível de descrição denominada fundo, o título deve ter o nome do produtor.

Alternativas
Q1796463 Arquivologia
 (Concurso Milagres/2018) Com relação à NOBRADE, assinale V para a alternativa Verdadeira e F para a Falsa.  A) ( ) A Nobrade é a tradução das normas ISAD (G ) e ISAAR (CPF ); B) ( ) Embora voltada preferencialmente para a descrição de documentos em fase permanente, pode também ser aplicada à descrição nas fases corrente e intermediária; C) ( ) Esta norma estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, porém, não é compatível com as normas internacionais em vigor ISAD(G ) e ISAAR(CPF ); D) ( ) A Nobrade prevê a existência de oito áreas, compreendendo 26 elementos de descrição; E) ( ) A Nobrade é preferencialmente usada para a descrição de documentos no suporte papel.
Alternativas
Q1776497 Arquivologia
No que se refere às normas brasileiras e internacionais de descrição arquivística, analise as afirmações abaixo:
1. De acordo com a Norma Brasileira de Descrição Arquivísica (NOBRADE), todos os elementos de descrição apresentam título, autor, resumo, data, temporalidade e procedimentos. 2. Dentre os 28 elementos de descrição disponíveis na NOBRADE, cinco deles são obrigatórios: código de referência, autor, resumo, data, dimensão e suporte. 3. A ISAD(G) dá diretrizes para a preparação de registros de autoridade arquivística. 4. A norma internacional para descrição de funções, a ISDF, fornece diretrizes para associar descrições de funções a registros de autoridade que descrevem produtores de documentos e/ou descrições de documentos arquivísticos. 5. A norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico, a ISDIAH, dá orientações acerca do relacionamento de informação sobre instituições com acervo arquivístico a descrições multinível, segundo a ISAD(G), e descrições de entidades coletivas, famílias e pessoas como produtoras de material arquivístico, conforme a ISAAR(CPF).
O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:
Alternativas
Q1682859 Arquivologia
Acerca das funções arquivísticas de classificação, avaliação e descrição, julgue o item que se segue.
Não há normas nacionais nem internacionais de descrição, o que dificulta o esforço por um padrão intercambiável que possa ser reconhecido.
Alternativas
Q1626788 Arquivologia

A consolidação internacional da Arquivologia é ainda hoje um processo lento, porém sólido e contínuo, que pode ser identificado pela ordem cronológica crescente de suas publicações, como as abaixo listadas:


I. ISDIAH;

II. ISDF;

III. ISAD (G);

IV. ISAAR (CPF).


Assinale a ordem correta.

Alternativas
Q1367551 Arquivologia
Com base nas normas de descrição arquivística, relacione as normas, citadas na Coluna 1, às suas respectivas funções, descritas na Coluna 2.
Coluna 1 1. NOBRADE. 2. ISAAR. 3. ISAD(G). 4. ISDF. 5. ISDIAH.
Coluna 2 ( ) Norma internacional destinada à preparação de registros de autoridade arquivística que forneçam descrições de entidades relacionadas à produção e manutenção de arquivos. ( ) Norma internacional destinada à normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos. ( ) Norma internacional que determina o tipo de informação que pode ser incluída em descrições de funções e fornece orientação sobre como tais descrições podem ser desenvolvidas em um sistema arquivístico de informação. ( ) Norma internacional que estabelece diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas. ( ) Norma brasileira que estabelece diretivas para a descrição de documentos arquivísticos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Ano: 2014 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC Prova: CCV-UFC - 2014 - UFC - Técnico em Arquivo |
Q1320437 Arquivologia
Norma internacional que estabelece diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas:
Alternativas
Q1203489 Arquivologia
A NOBRADE é uma norma de descrição arquivística desenvolvida pelo:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: B
5: A
6: A
7: E
8: E
9: A
10: D
11: D
12: E
13: C
14: A
15: B
16: E
17: E
18: B
19: C
20: C