Questões de Concurso Comentadas sobre arquivologia

Foram encontradas 18.813 questões

Q3215343 Arquivologia
A teoria das três idades classifica os arquivos de acordo com a sua frequência de uso. Tendo em vista que um servidor da universidade precisa classificar alguns arquivos do seu setor, com base nessa teoria, ele classifica esses arquivos em
Alternativas
Q3207381 Arquivologia
Considerando os princípios arquivísticos e a gestão de documentos, assinale a alternativa que melhor representa a relação entre o ciclo de vida dos documentos e as fases de um arquivo:
Alternativas
Q3202040 Arquivologia
Como são chamados os documentos que aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda definitiva:
Alternativas
Q3199086 Arquivologia
Em relação ao estágio de evolução dos arquivos, eles podem ser corrente, intermediário ou permanente. Os arquivos permanentes guardam os documentos que:
Alternativas
Q3199076 Arquivologia
Os arquivos normalmente são classificados em quatro tipos. Em relação à entidade mantenedora, o arquivo pode ser:
Alternativas
Q3199071 Arquivologia
Existem alguns métodos utilizados para arquivar documentos, dentre eles o método numérico que considera como fator mais importante: 
Alternativas
Q3195962 Arquivologia
As diretrizes do preservador e do produtor foram elaboradas no âmbito do Projeto InterPARES e são referenciais internacionais sobre preservação de documentos arquivísticos digitais. Considerando essa temática, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3195959 Arquivologia
O Decreto nº 4.073/2002 passou a regulamentar a Lei nº 8.159/1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, possuindo no corpo do regulamento uma série de atividades referentes ao Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), Arquivo Nacional e ao Sistema Nacional de Arquivos (SINAR). Com base nesse decreto, analise as afirmações abaixo:

1. Estimular a integração e modernização dos arquivos públicos e privados são competências do CONARQ.
2. Editar orientações técnicas para a implementação da política nacional de arquivos, por meio de resolução, é competência do Arquivo Nacional.
3. É dever do Arquivo Nacional dar apoio técnico e administrativo ao CONARQ.
4. São exemplos de integrantes do SINAR: arquivos do Poder Executivo Federal, arquivos do Poder Legislativo Federal e arquivos do Poder Judiciário Federal.
5. Compete ao SINAR o fornecimento de subsídios para o arquivamento de documentos públicos em meio eletrônico, óptico ou equivalente, observado a legislação.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Alternativas
Q3195958 Arquivologia
De acordo com Tognoli (2014), um documento pode ser compreendido como sendo qualquer coisa que informa, testemunha e prova, sendo que no âmbito das ciências documentais esse documento é o registro escrito destinado a provar um fato. Já no sentido diplomático, o significado é mais preciso, podendo ser aplicado aqueles escritos que possuem característica histórica e jurídica, com fundamento no âmbito da forma e do tempo. Ainda, segundo a Diplomática, na perspectiva dos arquivos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3195957 Arquivologia
De acordo com Duranti (1994), diante da mudança de atitude em relação ao direito dos cidadãos à informação e da possibilidade de manipulação dos documentos eletrônicos, é imprescindível que o arquivista repense o papel social de suas instituições. Considerando a Diplomática no âmbito dos arquivos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Duranti (1994) elucida que os registros documentais atestam ações e transações e que sua veracidade depende das circunstâncias de sua criação e preservação.
( ) A imparcialidade é um grande princípio da arquivologia e diz respeito, segundo descreve Duranti (1994), à veracidade natural dos documentos, devendo, primeiramente, estar livre de qualquer questionamento.
( ) A autenticidade é uma característica dos registros documentais, pois cada um deles é acumulado em virtude do transcurso de atividades organizacionais.
( ) Duranti (1994) descreve que a imparcialidade, autenticidade, naturalidade, inter-relacionamento e unicidade são características que contribuem para tornar a análise dos registros documentais um método básico para o alcance da compreensão do passado imediato ou histórico.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3195956 Arquivologia
No que se refere à gestão de documentos, sob a perspectiva da arquivologia, analise as assertivas abaixo:

I. Segundo Jardim (2015), a gestão de documentos e a arquivologia para Couture e Rousseau, que defendem a existência de uma arquivologia integrada, são disciplinas distintas e exercidas por profissionais com perfis diferentes.
II. A ISO 15899 é uma das maiores referências para o desenvolvimento da gestão de documentos nas organizações.
III. A gestão de documentos, conforme aponta Jardim (2015), repercutiu na construção ou redefinição de modelos distintos na administração dos processos arquivísticos, desde o momento da produção até a destinação final dos documentos.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q3195955 Arquivologia
Um princípio científico, tal como observa Melo (2021), é um postulado que foi aceito de forma consensual por uma determinada comunidade científica e que estrutura a fundação de uma ciência. Um princípio arquivístico não deixa de ser diferente, tendo seus próprios métodos e técnicas que o configuram. Considerando essa perspectiva, analise as assertivas abaixo:

I. Há um discurso comum de que o princípio da proveniência tem sua origem a partir de uma Circular elaborada por Natalis de Wailly, no dia 24 de abril de 1841, intitulada Instruction pour la mise en ordre et le classement des archives départamentales et communales.
II. Conforme aponta Melo (2021), no contexto dos Records and Archives, o princípio da proveniência visa à aplicação da organicidade e dos records groups em documentos administrativos na gestão dos records centers.
III. Segundo Melo (2021), o princípio da proveniência, em suas origens, possuía um caráter custodial e com o passar do tempo os documentos de arquivo passaram a se relacionar com as razões que motivaram sua criação.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3195954 Arquivologia
Vários referenciais acadêmicos nortearam as reflexões sobre teorias e princípios arquivísticos ao longo do tempo, como Hilary Jenkinson, Antonia Heredia Herrera, Paola Carucci, Luciana Duranti e Terry Eastwood. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada referencial descrito abaixo às suas respectivas contribuições para o cenário arquivístico.

Coluna 1

1. Hilary Jenkinson.
2. Antonia Heredia Herrera.
3. Paola Carucci.
4. Luciana Duranti.
5. Terry Eastwood.

Coluna 2

( ) Referência espanhola que publicou o manual Archivística General: Teoria y Práctica.
( ) Importante referencial que teve uma grande influência teórica na Inglaterra e nos Estados Unidos e publicou o livro A Manual of Archive Administration.
( ) Contribuiu para a formação e institucionalização da Arquivologia canadense, tendo como uma de suas publicações The Archival Fonds: From Theory to Practice.
( ) Natural de Roma, na Itália, é uma referência da teoria diplomática e que publicou o livro Il documento contemporaneo. Diplomatica e criteri di edizione.
( ) Lançou o Projeto InterPARES e é uma grande referência em diplomática e paleografia.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3195014 Arquivologia
Muitas mudanças dentro de uma organização podem afetar a sobrevivência continuada dos documentos digitais. A possibilidade dos documentos serem destruídos em um instante é bem maior do que no caso dos documentos tradicionais.

(Diretrizes do preservador – A preservação de documentos arquivísticos digitais: Diretrizes para Organizações.)

A respeito da preservação digital, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3195013 Arquivologia
O AtoM é um sistema que atende às necessidades dos arquivistas e das instituições que o utilizam, pois foi projetado para auxiliar na difusão e descrição de documentos arquivísticos. A respeito do AtoM, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3195012 Arquivologia
O técnico responsável pela digitalização dos documentos do Conselho Regional de Psicologia da Bahia – 3ª Região (CRP-03) recebeu uma tarefa para digitalizar um relatório de guarda permanente que possuía inúmeros gráficos coloridos. Para desempenhar tal tarefa, ele deverá seguir os preceitos previstos na Resolução nº 31 do CONARQ, de 28 de abril de 2010, que dispõe sobre a adoção das Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes. De acordo com a Resolução nº 31 do CONARQ, as configurações que o técnico deverá utilizar para a digitalização do relatório e manter o seu formato são: _____ resolução mínima de _______, escala 1:1, com margem preta de _______ ao redor do documento, ________, modo__________. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q3195011 Arquivologia
Desde a década de 1990, a comunidade internacional tem desenvolvido iniciativas no sentido de orientar a modelagem e a implementação de repositórios digitais e, ainda, de apontar os requisitos para se atribuir confiabilidade a esses repositórios. A implantação de um repositório digital confiável é fundamental [...].

(Conselho Nacional de Arquivos (Brasil) Diretrizes para implementação de repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq). 2. versão. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2023.)


Sobre o Repositório Arquivístico Digital Confiável – RCD-Arq, analise as afirmativas a seguir.

I. Um dos seus objetivos é proteger a autenticidade e a relação orgânica entre os documentos.
II. O repositório arquivístico digital confiável se destina a ser o ambiente de gestão de documentos.
III. O OAIS descreve as funções do modelo funcional de eliminação de documentos digitais com base no plano de descrição.
IV. Um repositório digital é formado por elementos de hardware, software, metadados e procedimentos normativos e técnicos.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3195010 Arquivologia
A respeito da política arquivística dentro do Conselho Regional de Psicologia da Bahia – 3ª Região (CRP-03), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A política arquivística é uma política informacional.
( ) A legislação de arquivos em si é a política arquivística de um órgão.
( ) A política arquivística existe para responder aos problemas políticos do campo dos arquivos.
( ) A formulação de uma política arquivística para ser implementada no CRP-03 deve ser uma ação multidisciplinar.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3195009 Arquivologia
A gestão do conhecimento possui dois principais vieses – o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. A atividade arquivística aborda o compartilhamento e a proteção daquilo que é conhecido – o conhecimento explícito. Tendo em vista a atividade arquivística, NÃO se trata de um dos objetivos da gestão de documentos:
Alternativas
Q3195008 Arquivologia
Dentre os documentos componentes do acervo do Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP), podem ser percebidos diferentes tipos e espécies. Diante disso, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os tipos documentais representam a união que se dá no momento em que se cruzam a função administrativa e o documento-veículo que induza ou que comprove seu cumprimento.
( ) Entende-se por espécie documental a configuração que assume o documento de acordo com a forma e a finalidade dos dados nele contidos.
( ) O tipo documental é a configuração que assume um suporte documental de acordo com as informações contidas no acervo, determinadas pelo agente público que a gerou.

A sequência está correta em
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: D
5: A
6: C
7: A
8: C
9: C
10: D
11: B
12: E
13: B
14: D
15: C
16: A
17: B
18: D
19: A
20: D