Questões de Concurso Comentadas sobre arquivologia
Foram encontradas 18.813 questões
1. Estimular a integração e modernização dos arquivos públicos e privados são competências do CONARQ.
2. Editar orientações técnicas para a implementação da política nacional de arquivos, por meio de resolução, é competência do Arquivo Nacional.
3. É dever do Arquivo Nacional dar apoio técnico e administrativo ao CONARQ.
4. São exemplos de integrantes do SINAR: arquivos do Poder Executivo Federal, arquivos do Poder Legislativo Federal e arquivos do Poder Judiciário Federal.
5. Compete ao SINAR o fornecimento de subsídios para o arquivamento de documentos públicos em meio eletrônico, óptico ou equivalente, observado a legislação.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
( ) Duranti (1994) elucida que os registros documentais atestam ações e transações e que sua veracidade depende das circunstâncias de sua criação e preservação.
( ) A imparcialidade é um grande princípio da arquivologia e diz respeito, segundo descreve Duranti (1994), à veracidade natural dos documentos, devendo, primeiramente, estar livre de qualquer questionamento.
( ) A autenticidade é uma característica dos registros documentais, pois cada um deles é acumulado em virtude do transcurso de atividades organizacionais.
( ) Duranti (1994) descreve que a imparcialidade, autenticidade, naturalidade, inter-relacionamento e unicidade são características que contribuem para tornar a análise dos registros documentais um método básico para o alcance da compreensão do passado imediato ou histórico.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Segundo Jardim (2015), a gestão de documentos e a arquivologia para Couture e Rousseau, que defendem a existência de uma arquivologia integrada, são disciplinas distintas e exercidas por profissionais com perfis diferentes.
II. A ISO 15899 é uma das maiores referências para o desenvolvimento da gestão de documentos nas organizações.
III. A gestão de documentos, conforme aponta Jardim (2015), repercutiu na construção ou redefinição de modelos distintos na administração dos processos arquivísticos, desde o momento da produção até a destinação final dos documentos.
Quais estão INCORRETAS?
I. Há um discurso comum de que o princípio da proveniência tem sua origem a partir de uma Circular elaborada por Natalis de Wailly, no dia 24 de abril de 1841, intitulada Instruction pour la mise en ordre et le classement des archives départamentales et communales.
II. Conforme aponta Melo (2021), no contexto dos Records and Archives, o princípio da proveniência visa à aplicação da organicidade e dos records groups em documentos administrativos na gestão dos records centers.
III. Segundo Melo (2021), o princípio da proveniência, em suas origens, possuía um caráter custodial e com o passar do tempo os documentos de arquivo passaram a se relacionar com as razões que motivaram sua criação.
Quais estão corretas?
Coluna 1
1. Hilary Jenkinson.
2. Antonia Heredia Herrera.
3. Paola Carucci.
4. Luciana Duranti.
5. Terry Eastwood.
Coluna 2
( ) Referência espanhola que publicou o manual Archivística General: Teoria y Práctica.
( ) Importante referencial que teve uma grande influência teórica na Inglaterra e nos Estados Unidos e publicou o livro A Manual of Archive Administration.
( ) Contribuiu para a formação e institucionalização da Arquivologia canadense, tendo como uma de suas publicações The Archival Fonds: From Theory to Practice.
( ) Natural de Roma, na Itália, é uma referência da teoria diplomática e que publicou o livro Il documento contemporaneo. Diplomatica e criteri di edizione.
( ) Lançou o Projeto InterPARES e é uma grande referência em diplomática e paleografia.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
(Diretrizes do preservador – A preservação de documentos arquivísticos digitais: Diretrizes para Organizações.)
A respeito da preservação digital, assinale a afirmativa correta.
(Conselho Nacional de Arquivos (Brasil) Diretrizes para implementação de repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq). 2. versão. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2023.)
Sobre o Repositório Arquivístico Digital Confiável – RCD-Arq, analise as afirmativas a seguir.
I. Um dos seus objetivos é proteger a autenticidade e a relação orgânica entre os documentos.
II. O repositório arquivístico digital confiável se destina a ser o ambiente de gestão de documentos.
III. O OAIS descreve as funções do modelo funcional de eliminação de documentos digitais com base no plano de descrição.
IV. Um repositório digital é formado por elementos de hardware, software, metadados e procedimentos normativos e técnicos.
Está correto o que se afirma apenas em
( ) A política arquivística é uma política informacional.
( ) A legislação de arquivos em si é a política arquivística de um órgão.
( ) A política arquivística existe para responder aos problemas políticos do campo dos arquivos.
( ) A formulação de uma política arquivística para ser implementada no CRP-03 deve ser uma ação multidisciplinar.
A sequência está correta em
( ) Os tipos documentais representam a união que se dá no momento em que se cruzam a função administrativa e o documento-veículo que induza ou que comprove seu cumprimento.
( ) Entende-se por espécie documental a configuração que assume o documento de acordo com a forma e a finalidade dos dados nele contidos.
( ) O tipo documental é a configuração que assume um suporte documental de acordo com as informações contidas no acervo, determinadas pelo agente público que a gerou.
A sequência está correta em