Questões de Artes Cênicas - História e Atualidades das Artes Cênicas para Concurso
Foram encontradas 219 questões
I. No Brasil a origem do teatro está relacionada com a catequização de indígenas e colonos a partir da chegada de padres Jesuítas como José de Anchieta e Antônio Vieira. II. A Comédia de costumes de Arthur de Azevedo é um gênero teatral popular que trabalha com tipos sociais caricatos. III. O Teatro de Revista alcançou um grande sucesso de público levando muitos artistas a trabalharem com números semelhantes na TV. IV. Oswald de Andrade, Ariano Suassuna, Procópio Ferreira e Nelson Rodrigues são dramaturgos brasileiros de grande renome. V. As novelas Brasileiras fazem sucesso em todo o mundo porque trabalham com o melodrama do Teatro Essencial.
Assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa CORRETA.
O desempenho torna-se também tomada de posição do ator, nem sempre, aliás, em favor do personagem. [...] Ao tomar essa atitude crítica em face do personagem, o ator revela dois horizontes de consciência: o dele, narrador, e o do personagem; horizontes em parte entrecruzados e em parte antinômicos. O ator-narrador mostra um horizonte maior, já por conhecer, desde logo, o futuro do personagem.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2008, com adaptações.
O trecho apresentado reflete sobre um recurso que se tornou característica sistemática e recorrente nas obras do teatro épico de Berthold Brecht. Trata-se do recurso do (a)
No Brasil, Augusto Boal, com o Teatro do Oprimido, despontou como uma das metodologias de ensino de teatro brasileiras com maior repercussão internacional. Criado há mais de 40 anos, o Teatro do Oprimido tem em sua base conceitos que se relacionam com um espectador ator, com práticas de jogos que discutem social e culturalmente e com a participação ativa do professor. Sobre o Teatro do Oprimido, analise as afirmações a seguir:
I. Tem-se como objetivo auxiliar o espectador a se transformar em protagonista da ação dramática.
II. Acredita que, por meio de sua participação, o espectador utilizará em sua vida as ações que constituiu na cena.
III. Toda experimentação cênica deve ser discutida junto aos participantes, relacionando-se com o cotidiano da comunidade onde ocorrem práticas ou aulas.
IV. Tem na prática da dramaturgia espontânea seu primeiro movimento, seguido do teatro-imagem, do teatro fórum e, por fim, o teatro invisível.
É correto o que se afirma em: