Questões de Concurso
Sobre arte educação em artes plásticas
Foram encontradas 169 questões
O sistema coringa de atuação foi criado por Bertold Brecht e aproveitado por Augusto Boal no Teatro de Arena, tendo como pressuposto que o personagem de um espetáculo pode ser feito por mais de um ator.
Trabalhar a pluralidade cultural no âmbito do ensino de arte nas escolas propicia aos alunos o conhecimento de suas origens como brasileiros e como participantes de grupos culturais específicos, possibilitando a promoção de sua autoestima e contribuindo para a formação de autodefesas a expectativas indevidas que lhes poderiam ser prejudiciais.
Para devidamente investigar as relações sociais e culturais e seus impactos sobre a arte, é preciso compreender categorias como raça e etnia, as quais são atualmente entendidas como sinônimas.
Ao propor atividades de transversalidade em arte, abordando manifestações artísticas de diferentes grupos étnicos, é importante que o professor contextualize seu significado para o grupo étnico ou cultural que produziu tais manifestações, para que o assunto não seja tratado como folclore.
Elder Pereira Alves relata sua experiência como professor do Ensino Médio do Instituto Federal do Ceará em artigo publicado nos Anais do XXII Congresso da ABEM, em 2015. Segundo o autor, a música tem forte presença nessas instituições, incluindo alunos que já tocam e que gostariam de ter aulas de instrumento, o que o fez oferecer um projeto de iniciação instrumental aos alunos do Ensino Médio, usando a metodologia da pesquisa-ação como forma de acompanhar a elaboração, implementação e avaliação do projeto.
(ALVES, E. P. O Ensino de Instrumentos Musicais na Educação Básica. In: XXII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical, 2015, Natal-RN. Educação Musical: formação humana, ética e produção de conhecimento, 2015).
Em relação ao contexto acima, é pertinente afirmar que:
I - A literatura sobre o ensino de instrumento discute a tendência de “ensinar como aprendemos”, perpetuando as boas práticas do ensino de instrumento. Isso mostra que o perfil mais adequado de professor para atuar no contexto descrito pelo professor Alves é o bacharel instrumentista, sem a necessidade de formação pedagógica, sendo esta necessária somente no caso do ensino de musicalização.
II - Uma das críticas sobre a pesquisa científica é a dificuldade de aplicação em situações práticas. A metodologia da pesquisa-ação, usada pelo autor em seu projeto, mostra a falácia dessa afirmação, uma vez que prescinde da prática pedagógica para que seja realizada em seus vários estágios: elaboração, implementação e avaliação.
III - Caso o professor Alves esteja atento às tendências metodológicas atuais e queira incluir todos os alunos e alunas interessados em seu projeto, terá de dar aulas individuais usando os métodos de ensino de instrumentos de sucesso dos conservatórios e outras instituições formais de ensino de música.
IV - Apesar das formações específicas nas diferentes linguagens artísticas (música, artes visuais, artes cênicas), muitas instituições continuam exigindo uma atuação polivalente dos professores e professoras, o que pode comprometer a qualidade do ensino e sobrecarregar o/a professor/a.
V - Dentro dos Institutos Federais, a extensão compreende um processo educativo, cultural e científico que se articula com o ensino e a pesquisa. Por essas razões, o projeto acima descrito se adéqua também aos cursos de extensão.
Assinale a sequência de afirmativas CORRETAS:
Consideradas como uma das bases da elaboração da Abordagem Triangular, as “Escuelas al Aire Libre” foram criadas no México, depois da revolução de 1910. Tinham como projeto de ensino de arte
A arte-educadora Ana Mae Barbosa renovou o pensamento acerca do ensino das diferentes linguagens artísticas ao propor uma base comum de reflexão e abordagem pedagógica das artes a partir do que chamou de metodologia triangular. Quanto a esse assunto, é correto afirmar que essa abordagem pedagógica fundamenta-se no trinômio
A respeito dessa metodologia para educar a percepção estética, assinale a afirmativa que caracteriza a etapa de culminância Revelando.
Trata-se de
Trata-se de
I. A abordagem triangular foi proposta a partir de uma experiência de Ana Mãe Barbosa no festival de Campos do Jordão – São Paulo, no ano de 1983. A autora revistou essas propostas no livro Tópicos Utópicos, em 1998, quando mudou o nome de metodologia triangular para abordagem triangular.
II. A abordagem triangular propõe fundamentar o ensino de arte nas ações de fazer, ler, contextualizar, entendidas com relacionadas entre si sem uma relação hierárquica entre elas.
III. De acordo com Rita Bredariolli (2010), a abordagem triangular buscou confrontar duas concepções de arte: uma voltada para um processo predominante subjetivo e outra em defesa de uma interlocução entre a experimentação, a decodificação e a informação.
Assinale