Questões de Concurso
Sobre musicalidade e corporeidade em artes plásticas
Foram encontradas 281 questões
Considerando as correntes, gêneros, estilos e características da música ocidental, analise as afirmações a seguir.
I – O termo “contraponto” significa nota contra nota e é utilizado para caracterizar músicas polifônicas com mais de uma linha melódica. O contraponto ocorre em músicas modais, tonais e atonais.
II – A inversão, a retrogradação e a inversão retrogradada são procedimentos do contraponto imitativo.
III – Uma das técnicas abordadas nas práticas composicionais durante o século XX foi o dodecafonismo serial. Nessa técnica, não é possível realizar procedimentos contrapontísticos de inversão ou de retrogradação.
Assinale a alternativa CORRETA:
Na análise das transformações históricas no Ocidente, Fonterrada (2008) descreve a concepção ateniense sobre a educação musical durante a legislatura de Sólon, no século V a.C.
Tal concepção compreendia a educação musical como
Que método e educador musical do início do século 20, muito utilizado nas aulas de música no contexto escolar, tem como característica a realização de atividades musicais, para que os alunos tenham consciência das diferenças do ritmo e da dinâmica por meio da própria experiência corporal (movimentação corporal)?
Na segunda metade do século 19, a ópera também ganhou força no Brasil, a partir do que foi o primeiro movimento nacionalista. A esse respeito, assinale a alternativa correspondente ao maior compositor de óperas do País
(Martins e et al, 2010,p. 121).
Assinale a alternativa que apresenta o que é necessário para os estudantes se desenvolverem na linguagem musical.
(BRASIL, 2018, p. 482) - Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular
Sobre as possíveis proposições que o professor pode projetar, para que os estudantes explorem, de maneira específica, a linguagem da música, assinale a alternativa incorreta.
As proposições pedagógicas no ensino de música favorecem a didática e a metodologia em sala de aula. Relacione adequadamente os autores a suas propostas de educação musical.
1. Murray Schafer.
2. Jaques-Dalcroze.
3. Carl Orff.
4. Zoltán Kodály.
( ) Apresenta a ideia de que atividades rítmicas e melódicas por meio do canto e da brincadeira desenvolvem vários padrões rítmicos e transformam qualquer objeto em instrumento e percussão, com foco no instinto e fazer musical, para, posteriormente, explorar a leitura e a escrita.
( ) Desenvolveu propostas no ensino de música que se baseiam na utilização de gestos para representar as notas musicais. Esse músico e educador transformou as canções folclóricas húngaras em músicas populares e material cultural potencial no ensino de música para crianças.
( ) Propõe a percepção da paisagem sonora, mostrando que há sonoridades baseadas nos ruídos estridentes das grandes cidades, no silêncio das montanhas, no som das folhas, do ar, do fogo e do mar.
( ) Propõe trabalhar o ritmo musical com o corpo todo, e, assim, criar uma base de comunicação entre a ação corporal e o cérebro. Proposta conhecida como Rythmique (rítmica).
A sequência está correta em
( ) No início do século XX, o ensino da arte acontecia por meio de um sistema tradicionalista tendo o professor, como centro do conhecimento. Neste sentido, o professor sabe, fala e os alunos repetem. ( ) No modelo de canto orfeônico, introduzido no ensino da arte do início do século XX, o professor definia as vozes, a altura e o timbre. Dentro dos cânticos desenvolvidos, priorizavase o coletivismo, nacionalismo e caráter cívico, exaltando a cultura nacional. ( ) A LDB de 1961 traz uma revisão na qual saem os cantores orfeônicos e entra um processo de educação musical na qual o aluno passa a participar do seu processo de aprendizagem com mais liberdade e demonstrando sua personalidade. ( ) Na evolução da educação musical, as intervenções foram deixando de existir sistematicamente, a liberdade passou a ser prevalecida e entendeu-se que a arte é um processo de experimentação ao indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Trata-se de
Trata-se de
I. É a propriedade que nos permite distinguir sons fortes e sons fracos; é o grau de volume sonoro que depende da força empregada para produzir as vibrações.
II. É a propriedade do som que nos permite distinguir sons graves, médios e agudos, sendo definida pela velocidade da vibração dos objetos.
As descrições I e II correspondem, respectivamente, a
Adaptado de MARTINS, Maria Celeste. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD, 2010.
As opções abaixo contêm componentes específicos do pensamento musical, à exceção de uma. Assinale-a.