Questões de Concurso
Sobre ensino da arte em educação artística
Foram encontradas 1.560 questões
I.A teoria Histórico-Cultural destaca a importância das mediações simbólicas, como a linguagem e a arte, no desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
Com base nesse entendimento
II.as linguagens artísticas atuam como mediadoras culturais que promovem o pensamento abstrato e a imaginação, ao permitir que os estudantes simbolizem e representem o mundo a partir de suas vivências culturais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I.A disciplina e a organização são aspectos menos importantes em aulas coletivas, pois a atmosfera deve ser descontraída para favorecer a criatividade.
II.A teoria musical deve ser ensinada de forma integrada à prática instrumental, utilizando exemplos e atividades que conectem os conceitos teóricos à música.
III.A utilização de recursos tecnológicos, como aplicativos e plataformas online, pode enriquecer as aulas coletivas de instrumentos e facilitar a aprendizagem dos alunos.
É correto o que se afirma em:
Sendo assim, assinale a alternativa correta a respeito do ensino de Arte:
Com base no campo de experiências "Corpo, Gestos e Movimentos", conforme o Currículo da Educação Infantil do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau, a vivência da dança deve ser proporcionada à qual faixa etária?
Qual das alternativas reflete CORRETAMENTE um objetivo do ensino de música na Educação Básica, conforme descrito na BNCC?
I. Improvisações, composições e interpretações utilizando um ou mais sistemas musicais: modal, tonal e outros, assim como procedimentos aleatórios, desenvolvendo a percepção auditiva, a imaginação, a sensibilidade e memória musicais e a dimensão estética e artística.
II. Audição, experimentação, escolha e exploração de sons de inúmeras procedências, vocais e/ou instrumentais, de timbres diversos, ruídos, produzidos por materiais e equipamentos diversos, acústicos e/ou elétricos e/ou eletrônicos.
III. Criação a partir do aprendizado de instrumentos, do canto, de materiais sonoros diversos e da utilização do corpo como instrumento, procurando o domínio de conteúdos da linguagem musical.
IV. Criação e interpretação de jingles, trilha sonora, arranjos, músicas do cotidiano e as referentes aos movimentos musicais atuais com os quais os jovens se identificam.
V. Investigação da contribuição de compositores e intérpretes para a transformação histórica da música e para a cultura musical da época, correlações com outras áreas do conhecimento e contextualizações com aspectos histórico-geográficos, bem como conhecimento de suas vidas e importância de respectivas obras.
Marque a alternativa CORRETA:
Marque V para verdadeiro e F para falso:
( ) Alcançar progressivo desenvolvimento musical, rítmico, melódico, harmônico, tímbrico, nos processos de improvisar, compor, interpretar e apreciar.
( ) Desenvolver a percepção auditiva e a memória musical, criando, interpretando e apreciando músicas em um ou mais sistemas musicais, como: modal, tonal e outros.
( ) Fazer uso de formas de registro sonoro, convencionais ou não, na grafia e leitura de produções musicais próprias ou de outros.
( ) Valorizar as diversas culturas musicais, especialmente as brasileiras, estabelecendo relações entre a música produzida na escola, as veiculadas pelas mídias e as que são produzidas individualmente e/ou por grupos musicais da localidade e região.
( ) Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais e analisar as interpretações que se dão contemporaneamente entre elas, refletindo sobre suas respectivas estéticas e valores.
Assinale a sequência CORRETA:
Marque a alternativa INCORRETA: